skip to Main Content
Guia Do Colecionador: Como Tirar O Rótulo Da Garrafa De Vinho

Guia do colecionador: como tirar o rótulo da garrafa de vinho

O rótulo de um vinho funciona como um guia para o consumidor diante de tantas opções de compra no mercado. Os impressos informam nome, uva, safra, teor alcoólico, produtor e origem; dados que ajudam a entender as características do vinho.

Com informações que dizem muito sobre a bebida, os rótulos passaram a ser colecionáveis. Nesse universo, existe um ponto importante a ser observado: como tirar o rótulo da garrafa para que o papel não rasgue.

Não há muito segredo, mas é importante descobrir qual técnica funciona melhor. Listamos algumas dicas para você testar. Continue lendo para aprender!

Formas de retirar o rótulo

São várias as técnicas para tirar rótulos de garrafas de vidro. Se a sua intenção é apenas remover a cola de adesivo para dar novo uso às garrafas, a retirada é bem mais simples, já que o foco não é preservar a etiqueta. Separamos algumas dicas.

No forno

Coloque a garrafa vazia, com o rótulo para cima, em um forno a 180ºC por cerca de cinco minutos. Depois, com a ajuda de uma faca ou bisturi, retire cuidadosamente o rótulo.

Com água quente

Encha a garrafa com água quente. Espere dois ou três minutos e remova o rótulo. Uma alternativa é mergulhar a garrafa vazia em um recipiente com água quente e, depois de 30 minutos, tirar a etiqueta.

Com adesivo plástico transparente

Corte pedaços do adesivo e cole sobre os rótulos (o tamanho do plástico deve ser um pouco maior que o rótulo). Passe as “costas” de uma colher sobre o adesivo para fixá-lo ao rótulo. Depois, puxe o plástico transparente; a camada superior do impresso sairá junto com o adesivo.

O vídeo abaixo, do canal Redwinebuzz, ensina duas técnicas de como tirar rótulo de garrafa. Confira!

Por que colecionar rótulos de vinho?

Após tirar o rótulo da garrafa, são várias as possibilidades para guardá-lo. Existem álbuns específicos, com ficha técnica para preencher (nome do vinho, região, safra, preço, data do consumo, acompanhamentos, sabor e aroma) e espaço para colar o rótulo.

Você pode também guardar os rótulos em um álbum de fotografias e organizá-los por data ou ordem alfabética; colá-los em uma cartolina para depois emoldurar e pendurar na parede.

O que um rótulo de vinho nos diz?

Rótulos são capazes de influenciar o processo de compra de um vinho. Mas como? O design de um rótulo e as informações contidas são decisivas na escolha de um vinho na prateleira de uma loja.

Alguns rótulos têm layout típicos de um estilo de vinho ou de regiões vinícolas. Na próxima compra, perceba como os impressos de vinho de um mesmo produtor “conversam” entre si, como cores e tipos de fontes e disposição das informações. Além do design, o rótulo diz muito sobre um vinho.

A Divvino conta com grande variedade de vinhos e rótulos. Clique aqui para conferir!

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo