skip to Main Content
Fondue E Vinho Rosé: Aposte Nessa Combinação

Fondue e vinho rosé: aposte nessa combinação

Donos de boa acidez dos vinhos brancos e potência e estrutura dos vinhos tintos. Sim, estamos falando dos vinhos Rosés! Embora subestimados, eles são fáceis de harmonizar, apresentam taninos mais elegantes e ainda podem envelhecer em barrica.

Harmonização ideal

Suas combinações com queijo são primorosas, o que possibilita a famosa harmonização de “fondues e vinhos Rosés”, já que esse tipo de vinho apresenta coloração rosada e delicada, desde rosa claro até os tons mais avermelhados; no aroma, notas florais especiadas e muita fruta açucarada; o paladar é de fruta madura de leve doçura, sempre com final de boca com acidez encantadora.

Confira tudo o que você saber sobre as harmonizações de Rosés e queijos para que o fondue ofereça uma excelente combinação com os vinhos! Vamos lá?

Para não errar

Para fazer uma escolha mais assertiva, opte por queijos moles e cremosos. Os mais recomendados são os frescos de cabra, Gruyere, Brie, Camembert e outros queijos de mofo branco.

Os vinhos Rosés têm estrutura e acidez complexa, por isso harmonizam tão bem com fondues, que, por sua vez, têm leve adocicado e toque amanteigado. Dessa maneira, dê preferência aos vinhos com envelhecimento em barricas; para as uvas, Malbec, Shyrah e Tempranillo.

fondue e vinho

E que tal juntarmos essas duas delícias e prepararmos um fondue harmonizado com um Malbec Rosé?! Escolhemos uma receita, feita pelo blog De Colher pra Colher, perfeita para você fazer aquele jantar especial.

Veja os ingredientes abaixo e, para conferir o modo de preparo, acesse à receita na íntegra clicando aqui.

Ingredientes

  • 250 g de queijo Emmental ralado;
  • 250 g de queijo Gruyère ralado;
  • 2 colheres (sopa) de maisena;
  • 1 dente de alho cortado ao meio;
  • 250 ml de vinho branco seco;
  • 1/4 colher (chá) de sal;
  • 1/4 colher (chá) de noz-moscada;
  • 1 pão tipo baguete em pedacinhos.

Dicas para consumir rosés

Que tal mais algumas dicas para consumir um bom rosé? Confira a seguir!

vinho rosé e fondue

Deu água na boca? Aproveite e conheça a linha de vinhos Rosés da loja virtual do Divvino, uma excelente pedida para um belo fondue a dois!

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo