skip to Main Content
Hambúrguer E Vinho: 9 Opções E Sugestões De Harmonização!

Hambúrguer e vinho: 9 opções e sugestões de harmonização!

Mesmo não sendo muito comum, a combinação entre hambúrgueres e vinhos funciona muito bem. Escolhendo o rótulo adequado, você conseguirá criar uma boa sensação no paladar enquanto degusta essa refeição.

Continue a leitura e saiba como harmonizar hambúrgueres e vinhos!

Banner Clube D

Hambúrguer e vinho: dicas gerais de harmonização

Como a harmonização entre hambúrguer e vinho exige atenção, algumas dicas podem te ajudar a criar a combinação perfeita entre o alimento e a bebida. Assim, você aproveita ao máximo o momento da degustação.

De maneira geral, o ideal é evitar ingredientes como cebola crua e ovos, porque eles nem sempre harmonizam bem com vinhos. Além disso, ao combinar tintos com receitas muito picantes, pode ser que essa característica do hambúrguer seja acentuada, gerando um paladar excessivamente apimentado. Portanto, cuidado com a pimenta!

Como estamos falando de um lanche comumente preparado com carnes vermelhas, queijo e pão, tintos estruturados e tânicos e com boa acidez são uma ótima pedida, já que pedem, justamente, por alimentos intensos.

Tábua com hambúrguer

Quer escolher um lanche que combina com vinho? Aposte, então, em hambúrgueres com carnes vermelhas!

Especificamente os da uva garnacha são uma excelente opção, uma vez que os rótulos produzidos com essa casta apresentam boa acidez — limpando a gordura do hambúrguer — e notas de especiarias, que combinam com os condimentos utilizados para temperar a carne.

Outra uva tinta que gera vinhos mais robustos e com aromas de especiarias é a shiraz. Para hambúrgueres à base de carne magras, os vinhos desta casta são superindicados também!

Se você prefere rótulos brancos, o ideal é apostar em vinhos com acidez acentuada e harmonizá-los com hambúrgueres à base de frango e queijos leves, como a mozzarella.

Agora que você já sabe o que combina com hambúrguer, confira nossas sugestões de harmonização a seguir!

1. Cheeseburguer

O hambúrguer é um alimento suculento, gorduroso e com um sabor forte. Quando combinado ao queijo, ele traz no paladar ainda mais untuosidade. Para harmonizar com esse sanduíche, escolha vinhos com uma boa presença de taninos, como é o caso dos tintos cabernet sauvignon e do merlot.

Uma dica é procurar por rótulos que tenham aromas que possam complementar a sua experiência gustativa, como pimenta do reino e groselha.

Vinhos para hambúrguer no Divvino

2. Hambúrguer com bacon e/ou barbecue

Nesse caso, os acompanhamentos trarão uma maior complexidade para o hambúrguer. Isso porque tanto o bacon quanto o barbecue trazem notas de defumação, que podem exigir um tinto mais potente.

Os vinhos da uva syrah/shiraz, muitas vezes, trazem aromas de fumaça e especiarias que combinam bem com esse tipo de hambúrguer. O rótulo sul africano Vinho Linton Park Shiraz, apresenta aromas de frutas pretas em compota, leve toque defumado e taninos estruturados.

Você pode utilizar o mesmo tipo de vinho para hambúrgueres de cordeiro ou porco. Ambas as carnes possuem um sabor mais neutro e gorduroso, e o syrah é capaz de limpar o paladar entre uma mordida e outra.

Vinhos para hambúrguer no Divvino

3. Hambúrguer com cebola caramelizada

A cebola caramelizada, naturalmente, ocasiona um contraponto ao sal presente no hambúrguer, formando um sabor agridoce. Será necessário, portanto, um vinho que possa combinar bem com essa característica.

Para isso, os vinhos da denominação de origem de Chianti servem perfeitamente. Seu terroir ocasiona aromas com notas tostadas e caramelo, o que harmoniza por similaridade com a cebola.

Vinho para hambúrguer no Divvino

4. Hambúrguer com cogumelos

Os cogumelos, como shitake, shimeji e eryngui, são um excelente acompanhamento para o hambúrguer. Por terem o sabor mais mineral, geram um contraste interessante em relação à gordura presente na carne.

Nesse caso, procure por tintos tânicos, que vão “arredondar” a sensação do tanino, como malbec, bonarda e zinfandel.

Vinho para hambúrguer com cebola caramelizada

5. Hambúrguer de frango

Quando feito de carne de frango, o hambúrguer tem um sabor mais suave, com menos gordura. Harmonizar com um vinho tinto pode não ser a melhor opção, pois a presença dos taninos deve passar por cima do sabor da carne.

Alguns tintos mais leves, como o pinot noir, geram uma boa harmonização, mas recomenda-se escolher um vinho branco chardonnay ou chenin blanc, uma vez que é fresco, aromático e não se sobrepõe ao sabor do frango.

Vinho para hambúrguer de frango

6. Hambúrguer com gorgonzola e rúcula

O hambúrguer de gorgonzola com rúcula é uma ótima pedida para quem gosta de sabores intensos. A picância e perfil salgado do queijo pede por um tinto estruturado e equilibrado, como um barbaresco italiano.

Como sugestão, vale a pena harmonizar o hambúrguer de gorgonzola e rúcula com o Vinho Italiano Sansilvestro Magno Barbaresco D.O.C.

O rótulo apresenta coloração rubi com reflexos granada, aromas de frutas secas — como tâmaras e figos — além de notas terrosas e de tabaco. No paladar, apresenta taninos presentes e acidez balanceada.

Vinho Sansilvestro Magno Barbaresco D.O.C.G.

 

7. Hambúrguer com queijo cheddar

O cheddar é um queijo mais cremoso e de coloração amarela, muito utilizado em hambúrgueres. Na hora de harmonizá-lo com um vinho, vale a pena investir em tintos da uva garnacha. Nossa sugestão seria o Nebla Garnacha D.O 2018, rótulo com coloração rubi, aromas de frutas pretas maduras, notas de especiarias e taninos marcados.

Nebla Garnacha D.O.

8. Hambúrguer de grão-de-bico

Para quem é vegetariano ou deseja experimentar uma receita diferente de hambúrguer, que tal prepará-lo com grão-de-bico? O ingrediente é superversátil, rico em proteínas e não decepciona quando o assunto é sabor!

Para a harmonização, aposte em tintos da uva shiraz, como o Marqués Del Turia Cosecha. O rótulo apresenta coloração púrpura, aromas de frutas pretas maduras e especiarias, além de taninos estruturados e boa acidez.

Vinho Marqués Del Turia Cosecha

9. Hambúrguer de costela e bacon

O hambúrguer de costela e bacon é uma receita de dar água na boca! A combinação das duas carnes resulta em um lanche suculento e irresistível. E para acompanhá-lo, as indicações mais comuns são malbecs ou bonardas, mas que tal se arriscar em uma harmonização diferenciada? Nesse caso, vale a pena apostar em vinhos com ótima acidez, como o viognier.

O Monte Da Ravasqueira Reserva Branco apresenta coloração amarelo pálido, aromas de frutas tropicais e frutas verdes, como abacaxi e maçã. Além disso, tem alta acidez, o que auxilia na limpeza do palato, já que este hambúrguer tem alto grau de gordura.

Vinho Monte da Ravasqueira Reserva Branco

Gostou de conferir nossas sugestões de harmonização entre hambúrguer e vinho? Para outros conteúdos sobre o assunto, clique no banner abaixo!

dicas de harmonização

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo