skip to Main Content
Aprenda A Preparar Um Jantar Italiano Em 5 Passos

Aprenda a preparar um jantar italiano em 5 passos

Reunir os amigos, familiares ou até mesmo alguém importante para apreciar uma boa comida, é um dos grandes prazeres da vida. Melhor ainda se for para um jantar italiano, não é mesmo? Para muitas pessoas, a macarronada aos domingos é essencial. Ao lado desse prato típico, a pizza e a lasanha são provas de que um pedacinho da Itália vive dentro de cada um de nós, ainda que estejamos em terras brasileiras.

Por isso, neste texto vamos te mostrar  ideias para jantar um italiano perfeito e completo para além do viés gastronômico, apostando ainda em uma boa música e uma decoração característica. Continue a leitura para conferir com detalhes todas essas dicas!

1.Planeje a decoração

Trazer a Itália para dentro da sua casa é possível. Para isso, apostar em uma decoração ao melhor estilo italiano é essencial não só para conectar dois mundos, mas também para tornar a experiência inesquecível.

Você pode começar reforçando as cores da bandeira (verde, branco e vermelho) em diversos itens, como as toalhas de mesa, que devem ser, preferencialmente, xadrez. Outras boas opções seriam nos guardanapos de tecido que vão envolver os talheres, cuja amarração pode ser com juta ou fita, ou até mesmo decorando a mesa com taças coloridas.

Imagem de uma mesa típica em um jantar italiano.

A toalha xadrez é um clássico indispensável na decoração!

Mais uma escolha charmosa é imprimir cardápios listando as entradas, o prato principal, assim como as opções de sobremesa e bebidas, e colocá-los em pequenas pranchetas de madeiras. Vale deixá-las em cada um dos lugares da mesa, para que cada convidado possa analisar individualmente e fazer suas escolhas.

E se você não abre mão das flores, dê uma nova utilidade àquela garrafa de vinho especial que acabou recentemente e faça um vaso com ela. As rosas, as centáureas e as margaridas gigantes são sugestões de espécies tipicamente italianas. Outra ideia é usar luzes de Natal dentro da garrafa.

No caso de um jantar romântico, não se esqueça das velas. Elas vão dar um encanto a mais à decoração que você planejou. Contudo, coloque-as em lugares cuja corrente de vento não seja forte e mantenha certa distância entre elas, visando evitar possíveis acidentes.

2. Defina as comidas

Com a decoração planejada, é hora de pensar em quais serão as comidas italianas que vão fazer parte do cardápio. A seguir, listamos dicas para entrada, primeiro e segundo prato, além da sobremesa.

Antipasto — a entrada

A entrada é o momento de servir bruschetta, tábua de charcutarias e queijos com salame, guanciale, bresaola e parmesão, mas até mesmo uma boa salada (vá de caprese no palito: muçarela de búfala, tomate cereja, manjericão, azeite, sal e pimenta).

Imagem de uma bruschetta

A bruschetta pode ser uma das opções de entrada do jantar italiano.

Primo piatto — o primeiro prato

Hora do primeiro prato. É a tão esperada etapa de servir as massas! Listamos algumas das mais famosas.

Espaguete ao sugo

O espaguete ao sugo é uma das massas mais apreciadas pelos italianos. O molho é à base de tomates. Apesar de ser um prato aparentemente simples, tem seus segredos.

Espaguete à carbonara

Criada na Itália, a pasta alla carbonara tem origem controversa dentro do país. Alguns pesquisadores atribuem o espaguete a Roma, outros a Nápoles. A receita tradicional italiana leva cinco ingredientes: guanciale (bochecha do porco), queijo pecorino, ovos, sal e pimenta, mas há dezenas de variações.

Secondo piatto — o segundo prato

O segundo prato de um jantar italiano, normalmente, leva alguma proteína, que pode ser carne vermelha, como é o caso da bisteca fiorentina — aqui no Brasil, esse corte engloba o filé mignon, o contrafilé e a alcatra —, peixe ou até mesmo frutos do mar.

A tradição também sugere servir almôndegas ao sugo, abobrinhas recheadas, bacalhau ou bolo de carne.

Para os vegetarianos, as opções são frittata de alcachofras, hambúrguer de berinjela e omelete de abobrinha.

jantar italiano

Peixes podem ser servidos durante o secondo piatto.

Risoto de pesto 

Se você deseja inovar no jantar, outra sugestão de segundo prato é o risoto italiano de pesto executado pela chef Lola, cujos produtos necessários para o preparo você encontra com facilidade no Divvino.

Anote os ingredientes listados a seguir, e confira o passo a passo dessa receita deliciosa no vídeo.

Ingredientes

Dolce — a sobremesa

E é claro que um jantar italiano completo deve ser sempre encerrado com uma bela sobremesa. E a mais clássica de todas é o tiramisù. O doce leva creme de mascarpone, vinho ou conhaque, biscoito, chocolate e café.

jantar italiano

Encerre seu jantar italiano com uma deliciosa sobremesa!

3. Utilize técnicas italianas no preparo das comidas

O que vai elevar e fazer sobressair o ingrediente principal dos pratos que você escolheu é a base da preparação, ou seja, a forma como os alimentos são tratados antes de irem ao fogo e enquanto estiverem nele.

Para deixar sua refeição ainda mais saborosa, utilize estas três técnicas essenciais da culinária italiana:

Battuto

O nome vem do italiano battere e significa bater. Consiste em cortar todos os ingredientes que serão utilizados, como a cebola, o alho e a cebolinha, de forma uniforme.

Quando estiverem lado a lado, eles devem formar um visual agradável. Assim, eles vão cozinhar juntinhos e nenhum vai passar do ponto ou ficar para trás.

Sofrito

Muita atenção durante o Sofrito! Este é o momento de apurar os sabores do seu prato, de sentir o aroma de todas as iguarias que você vai utilizar.

Para isso, basta refogar os ingredientes em fogo baixo e nunca, em hipótese alguma, colocar a cebola e o alho, juntos, na panela. Na culinária italiana, a cebola ideal é translúcida e o alho só pode ser acrescentado depois que ela refogar. Ah, e não deixe ele queimar, nem as pontinhas!

Insaporire

Chegou a hora de incorporar o seu Sofrito ao ingrediente principal, seja mexendo ou salteando. Aqui vale lembrar nossa primeira dica: nada de pressa!

Depois, é só acrescentar sal, pimenta-do-reino e, por fim, as ervas aromáticas de sua preferência (tomilho, salsa, coentro, manjericão, alecrim, orégano, entre outras).

4. Escolha as bebidas

Complementando os sabores dos pratos que estarão disponíveis no jantar italiano, as bebidas também merecem dedicação na hora da escolha.

Para facilitar, caso todos os convidados sejam adultos maiores de idade, vale seguir a premissa de servir uma dupla clássica: água e vinho — de preferência, bons rótulos italianos.

vinhos para jantar italiano carbonara

No caso do risoto de pesto, por exemplo, nossa sugestão de secondo piatto, a harmonização pode ficar por conta do vinho Valvirginio Vermentino, diretamente da região da Toscana e produzido a partir de uma variedade de uva branca que é melhor servida em áreas montanhosas. Com esse rótulo, você terá um jantar italiano completo!

5. Que tal um pouco de música?

Por fim, para tranquilizar e tornar o ambiente singular, invista em uma boa seleção de músicas! O país da bota é conhecido por grandes nomes na ópera, como Verdi e Puccini; nos tenores, como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli; e na música clássica, como Antonio Vivaldi e Arcangelo Corelli.

Contudo, se você e seus convidados preferem algo mais contemporâneo, o pop Italiano de Laura Pausini, por exemplo, também pode ser uma excelente opção.

E se o encontro for em família, não se esqueçam de dançar a Tarantella para garantir a diversão da noite. A dança típica do sul italiano, que é alegre e rápida, pode fechar com chave de ouro o encontro.

Para quem busca ainda mais praticidade, no Spotify do Divvino há uma playlist prontinha aguardando apenas o seu play, capaz de dar som aos sabores da Itália.

Buon appetito!

Seguindo todas as dicas que você conferiu neste texto na hora de fazer um jantar à moda italiana, os convidados vão se sentir em um verdadeiro ristorante, desde os detalhes da decoração até os pratos e bebidas, não tenha dúvidas!

No Divvino, você encontra produtos essenciais para o preparo das receitas, assim como diversos rótulos que podem harmonizar com o seu evento, garantindo mais qualidade e elegância a ele. Clique no banner abaixo para conferir!

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo