skip to Main Content
Você Sabe O Que Faz Um Enólogo?

Você sabe o que faz um enólogo?

Até o vinho chegar à mesa, existe uma série de processos e profissionais envolvidos. Todas as etapas de produção das bebidas passam por um longo e dedicado procedimento. Porém, no fim das contas, quem é o grande responsável pela “curadoria”, escolha das uvas e qualidade das bebidas? É o enólogo.

Sem a participação desse profissional, todas as características e particularidades dos vinhos ficam comprometidas. Mas o que faz um enólogo e o qual a sua participação no processo de produção das bebidas? Continue e a leitura para descobrir!

Enologia

Antes de entender todo o trabalho feito pelo enólogo, é fundamental saber o que é a enologia, ciência responsável pela plantio, tratamento e vinificação das bebidas.

A enologia reúne todo o conceito científico sobre as uvas, solo e cultivo, para que todo o procedimento técnico da produção de vinhos seja feito de acordo com as características únicas de cada bebida ou região.

O que faz um enólogo?

O enólogo tem uma grande – para não dizer a principal – função na apreciação das bebidas. É ele o responsável pelo plantio das uvas, vinificação e engarrafamento, ou seja, está presente em quase todas as etapas de preparo.

o que faz um enólogo

Na prática, o profissional deve:

  • escolher o terroir indicado para a uva certa;
  • indicar as condições perfeitas do solo e qual o período ideal para o plantio;
  • verificar o corte das uvas e eleger quem deve colhê-las;
  • analisar todo o processo de fermentação, vinificação, engarrafamento e conservação;
  • definir quando vinho está pronto para ser distribuído.

Resumindo: sem esse profissional, é impossível o vinho chegar à mesa. Seu papel é tão importante que, em alguns casos, seu nome pode estar na garrafa – na europa, isso é muito comum.

O trabalho do enólogo não deixa de ser autêntico: o profissional pode aplicar seu próprio estilo na produção. Por isso, em uma mesma região, vinhos similares podem apresentar diferenças consideráveis.

Enólogo, enófilo ou sommelier?

Você já sabe qual a função de um enólogo, mas sabe quais são suas diferenças para enófilos e sommeliers? Entenda:

Enófilo

Todo amante do vinho, que busca conhecimento e apresenta um certo nível de cultura sobre as bebidas, pode ser considerado um enófilo.

o que faz um enólogo

Esse “curioso” não tem formação específica em enologia, mas apresenta um conhecimento muito superior aos apreciadores em geral, ou seja, saber reconhecer tipos de uvas, regiões de cultivo, diferenças de sabores e aromas, tempo de conservação, tipos de harmonização e, além disso, marca presença em confrarias e eventos sobre vinhos.

Sommelier

O sommelier (ou sommeliere, se for mulher) é uma espécie de “educador” do vinho. Esse profissional é responsável por dar orientações de harmonizações e melhores combinações a consumidores em restaurantes, adegas e outros estabelecimentos do segmento.

o que faz um enólogo

Em supermercados, por exemplo, é encarregado de direcionar as compras do local, a montagem da adega e o armazenamento corretos das garrafas. Nos restaurantes, orienta a equipe de garçons, é responsável pela carta de vinhos e diretamente pelo atendimento.

Um sommelier deve ser um exímio conhecedor de vinhos. Por isso, há cursos profissionalizantes necessários para quem deseja exercer a profissão.

Mercado e áreas de atuação

Para se formar na profissão, é preciso ter uma formação superior, que pode em química, física e áreas afins. Essa graduação é necessária, já que o profissional deverá lidar diariamente com fermentações e álcool. Após a formação, o “aspirante” a enólogo deverá fazer uma especialização.

o que faz um enólogo

Também há a possibilidade de se formar em enologia direto. Hoje, no Brasil, existem quatro universidades que oferecem o curso, que vai agregar na grade curricular materiais como economia, marketing, geologia, química, climatologia, vinificação, entre outras.

Após formado, o enólogo pode atuar em várias frentes, seja em vinícolas, estabelecimentos produtores ou adegas.

E agora, entendeu o que faz um enólogo? Aproveite e mais conteúdos úteis como esse acessando a categoria de harmonizações com vinhos!

dicas de harmonização

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo