skip to Main Content
Pizza E Vinho: 11 Opções De Harmonização!

Pizza e vinho: 11 opções de harmonização!

Apesar de ser um prato de origem italiana, a pizza é uma grande paixão dos brasileiros. Segundo a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, nosso país produz cerca de 1 milhão de unidades diariamente.

E para uma degustação perfeita, nada melhor que combinar pizza e vinho. Escolhendo o rótulo correto, que respeita os sabores e as características do prato, você terá uma excelente experiência. Descubra, a seguir, 11 dicas de harmonização de pizza e vinho!

1. Pizza de calabresa

A pizza de calabresa é o sabor preferido dos brasileiros, mesmo levando poucos ingredientes: massa, molho de tomate, queijo, calabresa e, a depender do gosto do consumidor e da pizzaria, cebola. Por conta do gosto salgado levemente apimentado, além de untuoso, é recomendado escolher um rótulo que leve as mesmas  características, com acidez e taninos bem presentes para equilibrar sua degustação.

Banner como escolher vinhos até 40 reais

Por isso, se você ainda se pergunta “pizza calabresa harmoniza com qual vinho?”, saiba que uma excelente sugestão é o italiano Terre Da Vino Barbera D’Alba D.O.C., um rótulo da região de Piemonte. Trata-se de um tinto elegante, de tonalidade rubi-intensa, com aroma de ameixa e baunilha, além de notas frutadas intensas e delicadas.

O mesmo vinho pode ser utilizado para harmonizar com pizzas sabor pepperoni, que são uma variação de linguiça mais apimentada.

2. Pizza margherita

Já a pizza margherita, a mais tradicional da província de Napoli, é feita com tomates, manjericão fresco, muçarela de búfala e um fio de azeite. Foi nomeada assim em homenagem a Margherita de Savoy, rainha da Itália entre 1878 e 1900. Além disso, os ingredientes que a compõem representam as cores da bandeira do país de origem.

Como harmonização para um clássico italiano, na hora de escolher um vinho que combina com pizza margherita, o ideal é optar por um rótulo de origem semelhante, como o Tenuta Di Ceppaiano Chianti D.O.C.G., um blend das uvas cabernet sauvignon e sangiovese.

Entre os principais aromas, é possível perceber notas de frutas pretas, como ameixas e amoras, e leve toque de ervas secas. Sua passagem em barris de carvalho por 24 meses o deixa completamente envolvente, de paladar equilibrado e com taninos aveludados.

É um vinho que harmoniza bem com sabores herbais e queijos, tornando-se a opção ideal para quem deseja desfrutar de uma pizza tradicional como a margherita, especialmente em uma ocasião especial, como um jantar romântico com pizza e vinho.

pizza e vinho pizza margherita

Feita com tomates, manjericão fresco, muçarela de búfala e um fio de azeite, a pizza margherita é um clássico.

3. Pizza de frango com catupiry

O requeijão cremoso tipo catupiry é uma invenção genuinamente brasileira e foi incorporado aos sabores de pizza na década de 1970, pois mantinha a consistência mesmo sob altas temperaturas. O frango, por sua vez, veio para complementar a mistura trazendo sabor e textura.

Essa combinação, que também figura entre as preferidas do brasileiro, pode ser aproveitada com o Vinho Argentino Fiel Chenin Chardonnay, da vinícola Avinea.

Um rótulo marcante, capaz de suavizar a cremosidade do requeijão e o sabor da carne branca, limpando seu paladar enquanto degusta a iguaria. No visual, apresenta coloração amarelo-pálido, tem aromas de frutas cítricas e florais e, no paladar, traz uma acidez super refrescante.

Pizza de frango com catupiry

A pizza de frango com catupiry está entre as favoritas dos brasileiros.

4. Pizza de quatro queijos

Não há regra para este tipo de pizza, portanto, é possível recheá-la de acordo com sua preferência. O importante é que os sabores fiquem bem equilibrados. Para isso, invista em queijos mais salgados, adocicados, amadeirados ou pungentes, assim como em texturas distintas (com tipos cremosos, elásticos e gratinados).

Uma sugestão para ter uma receita bem equilibrada é misturar muçarela, catupiry, gorgonzola e parmesão. Os quatro tipos de queijos têm sabores únicos e cada um dará uma característica específica ao prato.

No entanto, essa harmonização merece atenção especial. Por ser um sabor mais gorduroso, é necessário combinar essa pizza com vinhos de acidez bem presente e, ao mesmo tempo, com certa estrutura.

Se você pensa que vinho branco e pizza não combinam, saiba que isso não é verdade. Neste caso, por exemplo, os brancos encorpados, como os feitos com a uva chardonnay, assim como os tintos mais leves, como pinot noir e barbera, são excelentes Outra opção é escolher um espumante brut cuja acidez colabora com a untuosidade da pizza.

banner guia de harmonização queijos e vinhos

5. Pizza de cogumelos

Outra variação deliciosa de pizza, é a de cogumelos. Se você busca um sabor único e com textura diferenciada, sem dúvidas, esta é a escolha certa para você, especialmente se é vegetariano ou vegano.

Normalmente, ela leva molho de tomate, queijo, temperos e ervas, como alho, azeite de oliva, orégano, manjericão ou tomilho, além do ingrediente principal, os cogumelos.

Pizza de cogumelos

A pizza de cogumelos une sabores e texturas diferenciadas!

Existem muitas variedades de cogumelos que podem ser usados, como os cogumelos brancos, portobello, shiitake, porcini, entre outros. Se você mesmo for preparar, é possível fatiá-los ou deixá-los inteiros. Tudo vai depender do tamanho e do tipo utilizado.

Os cogumelos, combinados com a crocância da massa e a cremosidade do queijo, podem ser harmonizados com um bom pinot noir. Nossa sugestão de rótulo é o Miolo Reserva Pinot Noir, um tinto nacional produzido na região da Campanha Gaúcha.

De tonalidade vermelho-claro, aroma de morangos e cerejas, além de um toque sútil de madeira, traz taninos delicados e equilibrados, e pode ser apreciado entre 13-16°C.

Vinho Miolo Reserva Pinot Noir

6. Pizza de rúcula com tomate seco

Ao unir o frescor e a picância da rúcula com a intensidade e a textura dos tomates secos, esta combinação de ingredientes tornou-se popular em muitas pizzarias ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil.

Enquanto a adição de tomates secos garante um sabor concentrado e levemente adocicado à pizza, a rúcula é adicionada após a massa ser assada, preservando sua textura crocante.

Na harmonização, aposte em um rosé, como o Vinho Chileno Montgras La Paz Rosé. Produzido na região do Vale Central, ele é elaborado a partir de um corte de uvas que garantem uma coloração rosa-intenso e aromas de frutas vermelhas frescas e rosas. Em boca, apresenta ótima acidez.

Pizza de rúcula e tomate seco

A pizza de rúcula com tomate seco é uma sugestão indispensável para descobrir, entre pizzas e vinhos, novos sabores.

7. Pizza de lombinho de porco

Quem gosta de uma boa tábua de frios não pode deixar de experimentar a pizza de lombinho de porco! Com o vinho argentino Bodega Santa Julia Innovación Shiraz Malbec, você vai garantir uma harmonização excelente.

O blend produzido na região de Mendoza por uma vinícola sustentável, a Bodega Santa Julia, tem coloração rubi e reflexos púrpura. Entre os aromas, você vai notar frutas pretas maduras e especiarias. Já no paladar, taninos e acidez bem balanceados.

Quanto ao ingrediente principal da pizza, o lombinho, ele costuma ser marinado ou temperado com especiarias que ajudam a elevar o sabor. Além disso, a receita acompanha molho de tomate, queijo, cebola, azeitona preta e outros complementos que podem variar de pizzaria para pizzaria.

8. Pizza de camarão

Alô, fãs de frutos do mar! Por que não colocá-los na pizza, não é mesmo? Portanto, outro sabor para apreciar com um bom vinho é o de camarão — cujos frutos devem ser frescos e podem ser tanto cozidos quanto grelhados.

Para acompanhar, a nossa indicação é o Vinho Verde Português Identidade Rosé, um corte das uvas espadeiro, vinhão e azal, produzido na região de Vinhos Verdes., que você só encontra no divvino.com.br.

Superfácil de beber, apresenta aroma de frutas frescas, como morango e framboesa, além de notas frutadas e intensas. No paladar, você vai lembrar de toda a refrescância de um dia de sol na praia!

Pizza de camarão

A pizza de camarão é a escolha perfeita para os apaixonados por frutos do mar!

9. Pizza de carne seca

A carne seca é um tipo de corte bovino mais salgado cujo preparo é feito por meio da desidratação. É bem comum em regiões de culinária mais tradicional, como o Nordeste e o Centro-Oeste do Brasil.

Quando colocada na pizza, costuma ser desfiada ou em pedaços. Acompanha molho de tomate e muito queijo, assim como ingredientes complementares, dentre eles cebola e requeijão cremoso.

Essa união proporciona equilíbrio ao nível de sal da carne, que pode ser ainda mais eficaz quando acompanhado de um malbec de taninos macios, como o Vinho Tinto Argentino Fiel Bonarda Malbec.

Com passagem de 12 meses em barrica americana, o exemplar produzido pelo grupo Vinea, produtor número 1 em vinhos orgânicos na Argentina, apresenta coloração rubi e aromas de frutas pretas em compota e especiarias. No paladar, os taninos envolventes e a acidez vibrante vão te conquistar!

vinho Fiel Bonarda Malbec no Divvino

10. Pizza de chocolate

A harmonização com pizzas doces é tão deliciosa quanto com as salgadas. O sabor chocolate é um clássico, com um paladar bem equilibrado entre doce e salgado, e ótima cremosidade.

Quando falamos em chocolate, a harmonização mais comum se dá com Vinho do Porto, que tem grande quantidade de açúcar residual, equilibrando-se ao dulçor do prato. Nesse caso, opte pelos rótulos da variação Ruby. Além disso, é possível escolher vinhos espumantes, no estilo brut, demi-sec ou moscatel.

Pizza de chocolate

A pizza de chocolate é dar água na boca e pode ser harmonizada com Vinhos do Porto!

11. Pizza de banana e canela

Por fim, outro sabor doce que faz muito sucesso em pizzarias é o de banana e canela. Trata-se de uma pizza bastante equilibrada, que mistura gostos doces e aromas frutados e amadeirados.

Mas afinal, qual vinho tomar com pizza de banana e canela? Para combinar com essa intensidade aromática, escolha um rótulo que entregue as características semelhantes em taça e que, ao mesmo tempo, tenha acidez para neutralizar a untuosidade e a potência do prato.

Uma sugestão para esse casamento é o espumante Casa Perini Moscatel, conhecido e premiado mundialmente. Com paladar adocicado e refrescante, e perlage agradável, combina perfeitamente com a iguaria.

vinhos brasileiros de qualidade casa perini moscatel

Para cada sabor de pizza, há um vinho ideal. Escolher o rótulo correto deve garantir à sua degustação uma experiência totalmente diferente.

Por isso, para conferir diversas receitas de pizzas doces e salgadas, assim como o vinho perfeito para cada uma delas, clique no banner abaixo e acesse gratuitamente um e-book com 25 sabores que provam, ainda mais, que pizza e vinho combinam, sim!

pizza e vinho divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo