skip to Main Content
Descubra As Principais Regiões Vinícolas Da França

Descubra as principais regiões vinícolas da França

Se você é apaixonado por vinhos, precisa conhecer as regiões vinícolas da França. Além da tradição milenar, o país do Velho Mundo é até hoje um dos maiores produtores e exportadores da bebida.

Neste post, você confere a rota dos vinhos da França, em que vamos explorar as principais áreas produtoras e as particularidades de cada uma delas. Boa leitura!

CTA vinhos para iniciantes

Languedoc-Roussillon

Languedoc-Roussillon está localizada no sul da França. O clima da região é mediterrâneo, com verões quentes, baixa pluviosidade e a maior incidência solar no território francês (325 dias de sol a cada ano), resultando na aceleração do amadurecimento das uvas.

Os vinhos franceses de Languedoc-Roussillon possuem equilíbrio entre doçura e acidez. São conhecidos pela produção de blends da uva grenache, carignan, além do crémant de limoux.

Bordeaux

Esta é a principal região vinícola da França e uma das mais influentes do mundo. Os vinhos de Bordeaux têm por característica sabores e aromas complexos, além de muitas vezes apresentarem um grande potencial de guarda.

Ao todo, a região produz 13 tipos de uvas, sendo que as principais são: cabernet sauvignon, merlot, petit verdot, cabernet franc, sauvignon blanc, sémillon e muscadelle. É muito comum que duas ou mais castas sejam misturadas, ocasionando o que é conhecido como “blend de Bordeaux”.

Um dos segredos da qualidade dos vinhos da região é a localização, já que a área está situada na costa sudoeste francesa. Por ficar próxima ao Oceano Atlântico, os frutos são influenciados pelo clima marítimo temperado e pela Corrente do Golfo.

É possível, ainda, dividir o espaço em três sub-regiões: a margem esquerda, a direita e a região conhecida como Entre-Deux-Mers (Entre dois mares, na tradução). Cada uma com seu próprio terroir e responsáveis por gerar bebidas com características distintas.

regiões vinícolas da frança

Localização da região vinícola de Bordeaux. Imagem: Trainspotter/Wikicommons

Margem esquerda

A margem esquerda, também conhecida como Médoc, é onde fica localizada a cidade de Bordeaux, logo abaixo dos rios Gironde e Garonne. O principal produto dessa sub-região são vinhos à base da uva cabernet sauvignon, com uma produção significativa de merlot.

É comum que os rótulos produzidos nessa margem tenham um sabor mais intenso e com taninos mais presentes, sendo bebidas com mais tempo de guarda e que passam por estágios em barricas ou adegas.

No sul dessa sub-região, também é produzido um vinho conhecido como Sauternes. Trata-se de uma bebida licorosa feita a partir de uvas botritizadas com alto teor alcoólico e açúcar residual.

Margem direita

Já a margem direita fica localizada acima dos rios Gironde e Dordogne. A predominância nessa sub-região é de uvas merlot, com uma produção expressiva de cabernet sauvignon. Apesar disso, os vinhos são menos tânicos e mais suaves. Mesmo assim, o tempo de guarda também é prolongado.

Entre-Deux-Mers

Já a sub-região conhecida como “Entre-Deux-Mers” é a maior de Bourdeaux e fica, na realidade, entre os rios Garonne e Dordogne. As uvas predominantes são cepas brancas, como sauvignon blanc, sémillon e muscadelle.

regiões vinícolas da frança

Bordeaux é a principal região vinícola da França.

Vale do Rhône (Norte e Sul)

O Vale do Rhône, também localizado no sul da França, fica entre Borgonha e Provence. O clima na área é mediterrâneo, com solos graníticos ao norte, argilosos e calcário no sul, o que contribui para a variedade de vinhos ali produzidos.

A região é conhecida pela elaboração de tintos elegantes e aromáticos, especialmente da uva syrah. O sul, por outro lado, destaca-se com seus tintos encorpados e intensos das castas grenache, mourvèdre e syrah, além de rótulos brancos frescos e aromáticos das cepas viognier, marsanne e roussanne.

Atualmente, é o segundo maior produtor francês, elaborando vinhos com acidez e taninos ideais para envelhecimento em garrafa. São exemplares elegantes, frutados, macios e delicados.

Vale do Loire

Conhecido por sua beleza cênica e por abrigar alguns dos castelos mais impressionantes da França, o Vale do Loire se destaca pela produção de rótulos finos e elegantes. É a terceira maior região vinícola da França. As principais uvas cultivadas na área são sauvignon blanc, chenin blanc, cabernet franc e gamay.

Algumas das principais A.O.Cs (Appellation d’Origine Contrôlée) da região incluem Vouvray, Chinon e Muscadet.

Provence

No sudeste da França, a região da Provence é famosa pela produção de vinhos rosés de alta qualidade. Com suas vinhas banhadas pelo sol do Mediterrâneo, os rótulos da região são delicados, refrescantes e aromáticos, perfeitos para serem apreciados em momentos de descontração.

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Champagne

Embora muitas vezes referida como sinônimo de “espumante”, Champagne é, na verdade, uma região vinícola da França localizada no nordeste do país, a cerca de 160 quilômetros de Paris.

Para que os espumantes sejam chamados de Champagne, é necessário que eles tenham sido fabricados na região e sigam requisitos propostos pelo Comitê Interprofissional do vinho de Champagne, incluindo o tipo de uva e os métodos de vinificação. 

Um dos fatores que mais influencia positivamente os vinhos produzidos na região é seu solo de calcário. Por ter uma consistência porosa, é capaz de reter calor e distribuir de forma quase uniforme. Além disso, as raízes das videiras conseguem penetrar até 20 metros, tornando suas plantas mais firmes.

regiões vinícolas da frança

O solo da região de Champagne tem influência positiva sobre os vinhos da região.

Outro diferencial é a segunda fermentação, responsável pela formação das borbulhas características da bebida. Após o primeiro processo, o liqueur de tirage é adicionado à garrafa, que permanece em caves subterrâneas por um período que pode ser de até seis anos.

Borgonha

A Borgonha é conhecida por seus vinhos elegantes e complexos feitos a partir das uvas pinot noir e chardonnay. Os exemplares tintos produzidos na região são mundialmente famosos, com seus aromas sutis, taninos finos e sabores delicados. 

Já os brancos de Borgonha são reconhecidos pela mineralidade e frescor, especialmente os da sub-região de Chablis.

Chablis

Localizada no extremo noroeste da região da Borgonha, Chablis é famosa por seus vinhos brancos secos e refrescantes, feitos exclusivamente a partir da uva chardonnay. Os rótulos são conhecidos pela acidez vibrante, mineralidade distinta e aromas cítricos e florais. São ideais para acompanhar frutos do mar e pratos leves.

Há, também, a sub-região Petit Chablis, conhecida por oferecer vinhos de alta qualidade, porém a preços mais acessíveis. Os rótulos são vivos e frutados, com a mesma mineralidade distinta encontrada nos vinhos de Chablis.

Alsácia

Localizada no nordeste da França, próxima à fronteira com a Alemanha, a Alsácia é conhecida por seus vinhos aromáticos, elaborados a partir de uvas como riesling, gewürztraminer, pinot gris e moscatel. Os vinhos se distinguem pela riqueza e complexidade de aromas, que podem incluir notas florais, frutadas e de especiarias.

Essas são apenas algumas das regiões que fazem parte da riqueza e tradição observada em cada um dos vinhos franceses. Cada área tem suas características e estilos de produção únicos, o que faz do país um destino imperdível para quem deseja desvendar os segredos e sabores dessa bebida milenar.

Quer explorar vinhos das regiões vinícolas da França mencionados neste post? Acesse o e-commerce do divvino.com.br, clicando no banner abaixo!

cta banner vinhos franceses divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo