skip to Main Content
Salmão E Vinho: Qual O Melhor Molho Para Harmonizar?

Salmão e vinho: qual o melhor molho para harmonizar?

No mundo da harmonização, certos pratos receitas são extremamente versáteis, como é o caso do salmão! Por ser gorduroso e ter um sabor marcante, o peixe pode combinar com vários tipos de rótulos, inclusive tintos. Para isso, é fundamental saber qual o molho, acompanhamento e modo de preparo ideal para sua harmonização de salmão e vinho ser perfeita!

Poucos peixes combinam tão bem com tantos vinhos diferentes como o salmão. Prosecco, vinhos brancos da uva sauvignon blanc e pinot noir são ótimas escolhas para o peixe. Continue a leitura para saber mais!

Guia de conservação de vinhos Divvino

Molhos à base de frutas tropicais

O molho de maracujá é um clássico quando o assunto é salmão. Essa opção cria contraste com o peixe, embora exija mais atenção para acertar na harmonização.

Neste caso, os melhores acompanhamentos para salmão são vinhos das uvas Sauvignon Blanc, marcadamente frescos e cítricos, proporcionando uma harmonização por afinidade.

Salmão com molho de frutas

O salmão preparado com molhos cítricos pode ser harmonizado com vinhos das uvas sauvignon blanc.

Molho Branco

O aveludado e a cremosidade do molho branco pedem um vinho intenso e de acidez presente. As uvas Riesling e Chenin Blanc, ou espumantes do tipo brut são compras assertivas para harmonizar. Todas possuem delicadeza, aromas leves e refrescantes, e na boca trazem acidez marcante e cítrica.

Molho de Mostarda e Mel

Para o molho de mostarda e mel, que é leve, agridoce e tem notas tão delicadas, o ideal para harmonizar salmão e vinho são as uvas viognier e chardonnay.

A uva viognier apresenta aroma de chás e flores, delicada oleosidade no paladar e “final de boca” delicado. Os vinhos da uva Chardonnay encantam com o aroma de frutas cítricas, final de boca amanteigado e acidez sutil.

Esses vinhos têm acidez mediana e agradável, além de aromas sutis de ervas, acidez refinada e final de boca oleoso.

Os sauvignon blancs chilenos também são boas opções, já que entregam frescor agradável e notas delicadas de flores e frutos cítricos.

Banner como escolher vinhos até 40 reais

Outras dicas de harmonização

Além do salmão ao molho, preparos mais simples também podem ser boas opções, principalmente para quem prefere receitas descomplicadas. Pensando nisso, confira nossas sugestões de harmonização com demais pratos à base de salmão. 

Salmão grelhado

O salmão grelhado é um dos preparos clássicos e confere ao peixe uma textura macia e delicada. Na hora de harmonizar, vale a pena investir em vinhos de corpo leve, como sangiovese, pinot noir e gamay.

Se você quiser optar por um branco, um chardonnay sem passagem por barrica e com acidez acentuada é uma boa opção!

Salmão grelhado e vinho

Não sabe qual vinho tinto combina com salmão? Experimente a clássica harmonização com pinot noir.

Sushi de salmão

De maneira geral, a harmonização de vinho com pratos orientais frios pede rótulos leves, delicados, aromáticos e com acidez acentuada. Para os sushis de salmão, especificamente, vale a pena apostar em rieslings, se você prefere brancos; para os amantes de tintos, varietais da uva pinot noir. 

Salmão defumado

O preparo do salmão defumado confere à receita um sabor marcadamente salgado e tostado. Por isso, espumantes brut ricos em frescor, vinhos rosé frutados e tintos como o pinotage são ótimas opções para equilibrar os sabores e criar uma harmonização agradável.

Vinhos para harmonizar com salmão

Agora que você já sabe nossas dicas gerais sobre como harmonizar vinho e salmão, confira algumas sugestões de rótulos.

Vinho Traversa Noble Alianza Rosé

Exclusivo do Divvino, esse vinho é um blend das uvas pinot noir e cabernet franc. Tem coloração salmão pálido, é frutado e fresco. Uma ótima opção de vinho para acompanhar salmão com alcaparras.

Vinho e salmão

Doña Paula Estate Pinot Noir

Varietal da casta pinot noir, este vinho é produzido no Vale do Uco, Argentina, a 1350 metros acima do nível do mar. Apresenta coloração rubi, notas de frutas vermelhas – como morango e framboesa –, mineralidade e médio corpo.

Para quem não sabe qual vinho combinar com salmão grelhado, essa é uma ótima escolha!

Vinho Doña Paula Estate Pinot Noir

A harmonização com vinho e salmão é um clássico para qualquer enófilo. Quando estiver na dúvida, aposte em brancos leves e aromáticos, ou tintos com taninos pouco estruturados. Gostou das nossas dicas? Aproveite para acompanhar mais conteúdos repletos de sugestões de harmonização e curiosidades sobre o mundo dos vinhos clicando no banner abaixo:

dicas de harmonização

 

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo