skip to Main Content
Guia De Uvas: Malbec, A Casta Mais Produzida Da Argentina

Guia de uvas: Malbec, a casta mais produzida da Argentina

A uva Malbec é originária da região de Cahors, no sudoeste francês, mas que ficou mundialmente conhecida por sua produção vinícola na Argentina. Hoje, é a casta mais importante do país sul-americano, e gera rótulos exportados para todo o mundo.

Seus vinhos apresentam características marcantes, como textura encorpada e forte presença de taninos, e os sabores e aromas podem variar de acordo com o terroir da região produtora.

Para descobrir mais sobre esse clássico dos vinhos, continue a leitura!

Origem da uva malbec

Apesar de muito associada à Argentina, a uva malbec é originária da região de Cahors, localizada no sudoeste francês. A data, porém, é imprecisa, já que desde o século primeiro o vinho é uma atividade comum na região.

Durante sua história, foi chamada de diversos nomes. Calcula-se que existem mais de mil sinônimos para o fruto, como Auxerrois, Côt Noir e Pressac. A partir da década de 1780, o nome malbec começou a aparecer graças ao viticultor russo húngaro Monsieur Malbeck.

Antes de chegar nas regiões do Novo Mundo, a casta foi cultivada e se popularizou na região de Bordeaux, também na França. A malbec, inclusive, chegou a fazer parte do tradicional corte bordalês, elaborado com as castas cabernet sauvignon, merlot e cabernet franc, além das cepas complementares, dentre elas a carménère, a petit verdot e, claro, a queridinha da argentina.

Contudo, no final do século 19, uma praga conhecida como filoxera atingiu boa parte da Europa, dizimando vinícolas e ameaçando diversas espécies de extinção. A sobrevivência da uva malbec se deve muito à sua vinda para a região do Novo Mundo, poucos anos antes.

Na França, a produção foi retomada algum tempo após a praga, ganhando espaço novamente no fim do século 20. É muito utilizada nas denominações de origem de Cahors e Bordeaux. Também é possível encontrar vinhos de uva malbec de boa qualidade no Chile, Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Austrália e Brasil.

uva malbec origem

Uva malbec na Argentina

Em 1853, mais precisamente no dia 17 de abril, a uva malbec chegou em solo argentino. Em novo território, adaptou-se perfeitamente e começou a render bons vinhos. Durante o século 20, os malbecs produzidos no país ganharam notoriedade no mundo todo graças à fácil “bebibilidade” quando comparado aos franceses, que costumavam ser mais potentes.

O grande sucesso da uva nos terroirs argentinos se deu por conta da presença de regiões de altitude, com amplitude térmica alta, incidência solar e baixa pluviosidade — questões essenciais para a maturação da espécie.

Em regiões como Mendoza, além das características mencionadas, o cultivo é, ainda, protegido da chuva à oeste pela Cordilheira dos Andes e à leste pelos pampas. A soma de todos esses fatores, aliados à contínua evolução das técnicas de vinificação na Argentina, garantem uvas de altíssima qualidade produzidas no país latino-americano.

A malbec também pode ser cultivada em regiões de menor altitude. Nesses casos, os vinhos tendem a ser mais encorpados (com maior graduação alcoólica) e de perfil frutado. Em locais mais frios, têm-se malbecs elegantes e com maior presença de notas florais, principalmente a violeta.

Atualmente, trata-se da variação mais cultivada na Argentina que é, inclusive, o país detentor de 75% da produção mundial de vinhos malbec. O grande polo é Mendoza, província localizada na região oeste do país e a leste da Cordilheira dos Andes.

Importante mencionar que além dos tintos mundialmente reconhecidos, a malbec também pode ser utilizada na elaboração de rosés, espumantes e até mesmo vinhos de sobremesa.

 

videiras da uva malbec

As melhores uvas malbec são produzidas na Argentina.

Dia Mundial da uva Malbec (Malbec World Day)

O Dia Mundial da Malbec (ou Malbec World Day) é comemorado todos os anos em 17 de abril. A celebração teve início em 2011 e o dia escolhido foi, justamente, o marco da chegada da espécie na Argentina, em 1853.

Hoje, o país latino-americano é a grande referência em termos de cultivo, produção e exportação de malbecs. O sucesso da uva na Argentina permitiu não só a solidificação de toda uma cultura vitivinífera, mas possibilitou a experimentação com a casta emblemática para a produção de blanc de noirs (vinhos brancos produzidos com cepas tintas), vinhos naturais, ainda levando em consideração questões como a sustentabilidade.

A celebração do Dia Mundial da Malbec é, além de um dia importante para enófilos e profissionais do mercado, uma maneira de evidenciar o destaque do país argentino quando o assunto é produção de vinhos com excelência.

Características da uva

Os frutos malbec são arredondados, com uma aparência azul anil. Já seu vinho é conhecido por ser bastante escuro e pouco translúcido. A coloração é um púrpura carregado e brilhante.

No paladar, trata-se de um vinho intenso, potente e com taninos bem presentes. Seu sabor é prolongado, aveludado, com acidez média e um final de boca suavemente adocicado.

Já em seus aromas, é possível encontrar frutas vermelhas e pretas frescas, além de toques florais de baunilha e violetas e pimenta preta. Alguns rótulos apresentam também traços de mineralidade.

Os rótulos que passam por envelhecimento em barricas ou em garrafa adquirem aromas e sabores diferenciados, desde notas de chocolate e carvalho a características de frutas negras e maior presença de taninos.

taça de vinho da uva malbec

Algumas características dos vinhos malbec são a presença de taninos, que resultam em bebidas intensas, mas equilibradas.

Blends

A uva Malbec é excelente para ser misturada a outras cepas, técnica conhecida como blend, assemblage ou corte. Isso é feito para intensificar o corpo e trazer aromas frutados aos vinhos.

Na Argentina, é muito comum encontrar cortes feitos com a uva Cabernet Sauvignon. Já na França, a uva faz parte do famosos blend de Bordeaux, ao lado da Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot.

Malbec argentino x Malbec francês

Quem pensa que a uva Malbec é genuinamente argentina não está totalmente errado. Apesar de ter surgido na região de Cahors, cerca de 75% dos rótulos de todo o mundo feitos com a casta são oriundos do país sul-americano.

Além disso, após o ataque da praga filoxera às videiras da França, muitas vinícolas tiveram que replantar seus vinhedos a partir de mudas da Argentina, ou não seria possível escalar a produção.

Guia de vinho para iniciantes Divvino

Dito isso, é importante reparar que os vinhos Malbec da Argentina e da França apresentam grandes diferenças sensoriais. Isso se dá principalmente em razão do clima e da altitude de cada país.

Na Argentina, como mencionado, é comum que as uvas recebam maior incidência de luz solar, o que reflete diretamente nas características do vinho. Além disso, o calor desenvolve o açúcar residual dos frutos, gerando bebidas mais encorpadas e frutadas.

Já no clima ameno da França, as uvas geram quantidades menores de açúcar residual e álcool, fazendo com que os vinhos sejam menos encorpados.

infográfico sobre a diferença entre malbecs argentinos e franceses

Malbecs argentinos x Malbecs franceses.

Harmonização

Para apreciar seu vinho da uva malbec, o ideal é escolher pratos com sabor intenso e ricos em gorduras e proteínas, como carnes e cogumelos. Como essas bebidas possuem taninos presentes, alimentos com tais características criam um paladar harmonioso.

Seguindo a tradição argentina, a primeira harmonização ideal é com carnes com sabor forte e gorduroso, como bife de chorizo, picanha e carré de cordeiro, preparados na churrasqueira.

uva malbec

A harmonização entre Malbec e churrasco é um clássico argentino.

As carnes curadas funcionam muito bem nessa combinação. Prepare uma tábua com produtos de charcutaria, como salame, presunto cru, pastrami e bresaola, para degustar seu malbec. A experiência será deliciosa!

Os queijos de pasta dura, como Gouda, Gruyère, Emmenthal e parmesão 12 meses são boas opções de harmonização para o malbec. Podem ser apreciados tanto como petiscos quanto aparecer em massas, como macarrão e lasanha.

Malbecs também vão muito bem com hambúrgueres, pratos à base de cogumelos e refeições bem condimentadas (especialmente aquelas com notas defumadas). Temperos com sabor mais intenso, como cominho e pimenta-do-reino preta, se adequam a uma taça desse vinho. Caso for optar por ervas e vegetais, alecrim, sálvia e chalotas são as melhores opções.

Rosés elaborados com a casta acompanham bem peixes mais gordurosos, como o salão. Por fim, malbecs mais jovens e despretensiosos podem ser servidos como aperitivo, ainda mais em eventos (como jantares e festas) durante as estações mais frias do ano.

Harmonização
Carnes bife de chorizo, picanha, carré de cordeiro
Massas e molhos
lasanha à bolonhesa e massas ao molho de carne vermelha
Risotos funghi, gorgonzola
Queijos
parmesão 12 meses, Gouda, Emmenthal.

Vinhos Malbec

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a casta emblemática da Argentina, aproveite para conferir nossas sugestões de rótulos da categoria!

Vinho tinto argentino Finca los Primos malbec

De coloração de média intensidade, aromas de frutas vermelhas maduras, toques florais de violeta e sutil mineralidade, Finca los Primos é um malbec de corpo médio, taninos redondos e frescor. Um rótulo elegante, perfeito para acompanhar carnes de caça, hambúrguer com bacon e queijos como Gouda e Emmenthal.

Vinho rosé argentino Clos de Argentine

Para quem nunca experimentou um malbec rosé, vale a pena conferir este rótulo da vinícola Mendoza Vineyards. Varietal da casta, tem aromas de frutas vermelhas e rosas, além de acidez vibrante. Ideal para harmonizar com refeições à base de frutos do mar, como bobó de camarão. Saladas e carnes brancas também podem acompanhar o exemplar.

Para conferir mais rótulos da uva malbec e outros vinhos nacionais e importados, clique no banner abaixo e acesse o divvino.com.br:

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo