skip to Main Content
Aprenda A Combinar Vinhos Com Mais De 10 Frutos Do Mar!

Aprenda a combinar vinhos com mais de 10 frutos do mar!

Quer harmonizar frutos do mar e não sabe como? Fique tranquilo! Neste post, nós apresentamos todas as dicas necessárias para você acertar na hora da escolha!

Essencialmente, os peixes e frutos do mar harmonizam com vinhos brancos e rosés, porém, isso não é uma regra. Para peixes de cor mais escuras e de estrutura forte, como salmão e bacalhau, recomenda-se os vinhos tintos Pinot Noir e Gamay.

E para facilitar ainda mais a sua escolha, selecionamos os vinhos adequados para os frutos do mar mais consumidos. Confira!

Crustáceos

Os crustáceos são conhecidos pelo revestimento endurecido do lado de fora e a carne branca semelhante aos peixes por dentro. Alguns exemplos são lagosta, camarão e caranguejo.

O camarão é um dos alimentos mais consumidos entre os frutos do mar, sendo considerado o “queridinho” dos crustáceos. Possui sabor forte e marcante, salinidade intensa e é preparado com vários tipos de molhos e técnicas de cocção. Por esse motivo, é importante observar esses detalhes antes de escolher o vinho adequado.

Para preparações com molhos amanteigados e mais cremosos, o ideal são vinhos como os Chardonnays ou Espumantes Brut. Já para molhos condimentados, com pimenta ou agridoce, a melhor escolha são os vinhos mais adocicados e florais, como o Gewürztraminer e Riesling. E, para aqueles que gostam do camarão apenas salteado ou com ervas, a melhor pedida é o Sauvignon Blanc.

A lagosta também é muito apreciada, afinal, ela possui um grande percentual de carne. Além de ser fácil de comer, assim como os camarões, a lagosta é preparada de várias maneiras e acrescida de molhos e guarnições diversas. A regra é basicamente a mesma, porém, por se tratar de um alimento mais robusto, os vinhos que melhor harmonizam são os encorpados e mais estruturados, como Semmilion, Chateauneuf du pape branco ou um Pouilly Fumé.

vinhos com frutos do mar

Vinhos e frutos do mar formam uma ótima combinação!

Moluscos

Há mais de 150 espécies de moluscos. Os mais conhecidos desse filo são os vôngoles, os polvos, as ostras, as vieiras e as lulas.

Entre os moluscos, a ostra é a mais conhecida e desejada. Visualmente, ela desperta a atenção e, no paladar, se destaca pela delicadeza e elegância. Os vinhos para essa harmonização devem ser da mesma forma refinados e, para destacar a leve salinidade das ostras, o ideal são vinhos refrescantes e vivos, como Chablis, Riesling e vinhos Verde.

Além das ostras, outros moluscos muito apreciados são as lulas e polvos. Consumidos em grande quantidade, de modo geral são empanados e fritos. Nessa ocasião é melhor optar por vinhos rosés Alentejanos ou Verde e espumantes do estilo Cava.

Atualmente, os vôngoles e vieiras estão em alta, aparecendo em revistas, receitas e reality shows de culinária. Esses moluscos delicados e de fibras brancas estão cada vez mais presentes no paladar, e a melhor forma de harmonizá-los é com vinhos frescos e leves como o Sauvignon Blanc e Pinot Grigio.

Ficou com água na boca? Para conferir outras sugestões de harmonização com vinhos, acesse nossa categoria do blog, clicando no banner abaixo:

Dicas de harmonização no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo