Melhores vinhos brancos: 10 opções para conhecer!
Para os amantes de vinhos, explorar variedades e descobrir novos sabores é uma jornada constante e deliciosa. Quando o assunto são os melhores vinhos brancos, a oferta é vasta e intrigante, oferecendo opções refrescantes e versáteis que agradam aos mais diversos paladares.
Se você é um apreciador de vinho ou está apenas começando a se aventurar nesse mundo, sempre há uma novidade esperando para ser descoberta. Por isso, continue a leitura e confira a seleção que fizemos para você.
Cada rótulo foi escolhido pensando nos momentos de degustação, tanto de pessoas que estão entrando neste mundo, quanto dos entendedores de vinho. Boa leitura!
Vinhos brancos para iniciantes
Entrar no mundo dos vinhos pode ser animador e um pouco intimidador, especialmente quando você se depara com a ampla variedade de rótulos disponível.
Para quem está começando essa deliciosa jornada, os vinhos brancos são um excelente ponto de partida. Conhecidos pela leveza e pelo frescor, eles oferecem diferentes sabores e estilos que agradam até mesmo os paladares mais novos.
Esta seção é dedicada a você, que deseja explorar os melhores vinhos brancos sem complicações. Confira!
1. Ricciadoro Pinot Grigio
Produzido pela vinícola Castellani, na região da Sicília, na Itália, Ricciadoro é um vinho branco elaborado 100% com uvas pinot grigio, em um processo cuidadoso de vinificação. A casta é muito delicada e é mais fácil de beber por ser leve e fresca, além de possuir aromas característicos com notas cítricas. Por ser branca, ela proporciona uma estrutura diferente com relação a uva sauvignon blanc ou chardonnay, por exemplo.
Apresenta coloração amarelo pálido com reflexos esverdeados. O aroma é frutado, evidenciando maçã verde e melão. Conta com boa estrutura na boca, traz uma acidez muito refrescante, sendo extremamente harmonioso e agradável.
Essa excelente escolha para quem está iniciando no mundo dos vinhos brancos acompanha bem salada caesar, frango grelhado, comidas mediterrâneas e massas ao pesto.
2. Carmen Discovery Chardonnay
Elaborado com uvas chardonnay, o vinho branco Discovery é um rótulo da vinícola Carmen, na região do Vale Central, no Chile, vendido exclusivamente pelo Divvino.
Esta casta é uma tela em branco nas mãos de um enólogo, que pode elaborar diferentes tipos de rótulos a partir da casta. Neste caso, apresenta aromas de frutas e especiarias doces, devido a sua leve passagem por barricas. Vale citar que a vinícola é histórica, sendo uma das precursoras do reconhecimento da carménère no Chile.
O vinho conta com coloração amarelo pálido, tem aromas de frutas tropicais, como melão, notas de banana, além de baunilha e caramelo. Este último devido a sua passagem pela madeira de carvalho francês.
As uvas de clima mediterrâneo dão todo o frescor final ao líquido. Na boca, também apresenta dulçor equilibrado.
Se você está buscando um prato para harmonizar, aposte em frutos do mar e peixes grelhados, assim como saladas e tábuas de queijos.
3. Carta Vieja Sauvignon Blanc
Produzido pela Carta Vieja, no Vale Central do Chile, este rótulo é elaborado com sauvignon blanc, casta ideal para quem está começando no mundo dos vinhos, pois tem muita tipicidade, conta aromas característicos, sendo facilmente reconhecido pelos iniciantes.
Apresenta coloração amarelo pálido, aromas cítricos de limão, abacaxi e maracujá, e, no paladar, é delicado e traz acidez refrescante para quem está começando a experimentar vinhos brancos. Já que esse rótulo não tem passagem por madeira, as percepções de aroma e sabor são maiores.
Esse vinho branco chileno acompanha pratos com carnes brancas, como peixes e frutos do mar, massas com molho branco ou pesto, além de risotos com shimeji e castanhas. Como aperitivo em uma tábua de queijo, harmoniza bem os queijos gouda e brie.
4. Gazella Vinho Verde
Produzido na região dos Vinhos Verdes, em Portugal, o Gazela é um rótulo elaborado a partir do blend de três uvas: azal, loureiro e trajadura.
Ao contrário do que muitos pensam, Vinho Verde refere-se apenas ao nome do local e não do vinho ou sua cor. Localizado mais ao norte de Portugal, dá origem a vinhos mais frescos e com leve efervescência — como no caso do Gazella —, tornando-o mais aromático e, consequentemente, mais fácil de beber.
A bebida conta com coloração amarelo pálido, aroma de frutas tropicais e, no paladar, é delicado e cativante.
Ideal para consumir no dia a dia, apresenta leve efervescência que realça seus sabores, é muito versátil e acompanha saladas, peixes, frutos do mar, massas ao molho pesto e branco, queijos brie e gruyère, além de canapés de salmão defumado.
5. Santa Florentina Torrontés
Um vinho branco argentino que, com certeza, é a escolha certa para quem quer experimentar rótulos da região é o Santa Florentina, da vinícola La Riojana, elaborado com uvas torrontés, em Mendoza.
A casta é típica da Argentina e reconhecida facilmente pelo seu aroma mais floral. Normalmente, ela não passa por barrica de carvalho, proporcionando vinhos mais leves e menos complexos.
O vinho se caracteriza pela cor amarelo pálido, possui aroma de notas florais e é bem refrescante no paladar, ideal para acompanhar peixes, saladas com carnes brancas, burrata com tomate confit, antepastos, focaccia e creme de batata baroa.
Vinhos brancos para conhecedores
Para quem já percorreu uma longa jornada no mundo dos vinhos e deseja aprofundar ainda mais seus gostos e experiências, os vinhos brancos também representam um universo de complexidade e refinamento.
Se você é um verdadeiro conhecedor, sabe que há sempre novas descobertas a serem feitas, desde rótulos icônicos até produções limitadas e terroirs únicos. Neste tópico, apresentamos vinhos brancos que são verdadeiras joias para o paladar experiente. Veja!
6. Villa Pozzi Grillo
Na região da Sicília, ao sul da Itália, a vinícola Normanno elabora o Villa Pozzi, a partir da casta autóctone da região de Grillo. O local tem influência do clima mediterrâneo e proporciona um rótulo com coloração amarelo pálido, com aroma de frutas cítricas, como lima, limão e pomelo, e até um toque mineral de sílex.
No paladar, espere uma acidez vibrante e super-refrescante. Harmonize com pratos vegetarianos, como bruschettas, burrata com tomate confit, tábua de frios, focaccia, humos e lasanhas. Ele também acompanha frutos do mar e peixes.
7. Casale del Giglio Bellone
Elaborado com as uvas bellone, na região de Lázio, na Itália, o Casale del Giglio conta com coloração amarelo intenso, com brilhos dourados. O aroma é de frutas tropicais maduras, como manga e mamão. No paladar, equilibra-se com uma acidez marcante, seu sabor é rico, persistente e picante.
Para acompanhar, o vinho desse tipo de uva é interessante em entradas, como bruschettas, e em pratos principais que levem peixes e carnes brancas.
8. The Wedge Chenin Blanc
Outro rótulo sugerido para quem é conhecedor e está explorando novos vinhos é o The Wedge, da vinícola Babylon’s Peak, da África do Sul, com tradição de vinificação na região de Swartland.
Tem coloração amarela e bordas douradas. No olfato, o aroma é de pera, pêssego e mel. Já no paladar, é fresco, frutado e cítrico. O que leva as uvas da casta chenin blanc a obter essa elaboração é o terroir com picos de até 700 metros de altitude, com solos propícios para maturação.
Para acompanhar, aposte em panquecas de brócolis e ricota, tagliateli ao pesto e tortéi ao molho de nata.
9. Fiuza Ikon Alvarinho
O Ikon é um bom vinho branco português que se torna uma excelente pedida para quem busca rótulos complexos e gastronômicos. Elaborado a partir da casta alvarinho, a vinícola Fiuka realiza a battonage no processo de produção, ou seja, remexe as borras enquanto ele está no barril.
O vinho se apresenta com uma coloração amarelo-ouro, aromas de frutas maduras, como pêssego e damasco, e amanteigado, como brioche. No paladar, é untuoso e conta com ótima acidez.
Ótimos pratos para harmonizar são: creme e lasanha aos quatro queijos, risoto de aspargos, brie folhado, croissant e peixe grelhado com manteiga.
10. Ruhlmann Vielles Vignes Gewürztraminer
Por fim, um vinho branco francês ideal para os conhecedores é o Villes Vignes, elaborado exclusivamente com uvas gewürztraminer, pela vinícola Ruhlmann, na região da Alsácia, na França. O local é reconhecido pelo clima único, devido à montanha dos vosges, que protegem a região das videiras (nos sopés das montanhas) dos ventos do oeste e são arrefecidas pelo rio Reno.
Assim, é feito um vinho que possui coloração amarelo-claro, aroma de rosas, com notas de peras e pimenta branca. No paladar, possui bom equilíbrio entre acidez e suavidade. Harmoniza bem com frutos do mar e peixes leves.
Degustar e explorar cada rótulo diferente é uma experiência que encanta e surpreende o paladar em cada taça. Desde os frescos e leves até os mais complexos e aromáticos, os melhores vinhos brancos oferecem uma diversidade que consegue agradar conhecedores e iniciantes.
Se você ficou interessado e quer conhecer todas as opções de vinhos brancos que temos no divvino.com.br, clique na imagem abaixo e acesse o site!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!