Entenda o que são “taninos” no vinho
Ao provar um vinho, você já sentiu a sensação de amarração e secura por toda a boca? Calma, a bebida não está estragada ou qualquer coisa do tipo. A resposta para toda essa amarração no paladar está na ação dos taninos. Mas o que são os taninos e qual o papel deles na preparação das bebidas? Continue a leitura para descobrir!
O que são taninos?
Taninos nada mais são que substâncias orgânicas, chamadas de polifenóis, e estão presentes em plantas e frutas, inclusive nas uvas. Sua função é protegê-las de possíveis insetos, causando a sensação de adstringência.
Na uva, eles estão presentes em três partes da fruta: na casca, nas sementes e no engaço. Elas devem passar por uma séries de processos, a fim de tornarem-se mais desejáveis ao apreciador.
É possível sentir a “amarração” em outros alimentos além das uvas e do vinho, como em uma banana verde, no caqui, romã, cravo, canela, entre outros.
Como descrevê-los?
Como comentamos, os taninos são conhecidos pela sensação de “amarrar a boca” que geram durante a degustação. Mas, dependendo do nível tânico da bebida, esse polifenol pode causar percepções diferentes. Algumas nomenclaturas mais utilizadas para descrevê-los são:
- Taninos macios: causam sensação suave no paladar;
- Taninos ásperos: aspereza em boca, como uma lixa;
- Taninos aveludados: sensação de maciez ao degustar;
- Taninos sedosos: mais discretos e refinados no paladar;
- Taninos integrados: equilibrado com o perfil da bebida como um todo — sabor, corpo, teor alcoólico, madeira, etc.
A produção dos taninos
Nem todo vinho tem taninos evidenciados. Na prática, o mais comum é encontrar as substâncias em vinhos tintos e, em uma quantidade consideravelmente menor, nos brancos.
No processo de produção do vinho, eles são extraídos através de um longo procedimento industrial. A suavidade deles pode vir da pequena extração, do tipo de uva, do processo da barrica ou até do tipo de barrica. Cabe ao enólogo deixá-los perfeitos às bebidas.
Isso passa principalmente pelo processo de amadurecimento do vinho, ao qual as bebidas são armazenadas em barricas de madeiras, mantendo o contato com o oxigênio, na chamada micro-oxigenação da madeira.
Por isso, vinhos tânicos e com acidez de qualidade, em grande maioria, devem ser reservados por um longo período antes de serem consumidos.
Uvas de taninos acentuados
As uvas com mais intensidade tânica são:
- Cabernet Sauvignon;
- Tannah;
- Malbec;
- Merlot;
- Garnacha.
Características
Para entender o que são taninos no vinho, compreenda que eles são elementos essenciais para dar equilíbrio, longevidade e estabilização de cor à bebida, além de harmonizarem muito bem com carnes vermelhas.
O tanino faz mal à saúde?
A sensação de adstringência no paladar pode provocar estranhamento aos menos acostumados. Mas isso não quer dizer que a substância seja prejudicial à saúde.
Muito pelo contrário. Eles podem ser responsáveis pela prevenção de doenças cardíacas e lesões nas células. Embora muitos achem que estejam ligados à dores de cabeça, cientificamente não há nada comprovado.
Agora que você aprendeu o que são taninos e sua real importância nos vinhos, que tal aprender sobre os tipos de uvas, rótulos e sobre o processo de produção das bebidas?
Baixe grátis o Guia Completo de Vinhos Para Iniciantes, disponibilizado pela loja virtual do Divvino! Clique aqui para fazer o download.
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!