Filme e vinho: longas e rótulos para uma noite de cinema!
Não é incomum ver personagens de filmes apreciando taças de vinho. Algumas vezes, inclusive, a bebida serve de pano de fundo para dramas, romances, comédias, documentários e outros gêneros do cinema.
Se você é apaixonado por um bom longa-metragem, mas também por essa bebida milenar, e procura por filmes sobre vinhos, confira nossa lista com 15 sugestões para assistir enquanto degusta seus rótulos favoritos!
1. Combinação Perfeita
Original Netflix, Combinação Perfeita é um filme estrelado pela atriz Victoria Justice. O longa acompanha a jornada da protagonista em busca do primeiro grande cliente, após se demitir de um emprego nos Estados Unidos.
Para alcançar o objetivo, a personagem viaja até a Austrália, em um rancho de ovelhas da vinícola Vaughn Family. A fim de ter uma chance de mostrar seu potencial, ela acaba trabalhando no local, onde passa a viver de uma forma totalmente diferente.
Uma excelente escolha de filme para assistir numa noite romântica ou com amigos! Confira o trailer:
2. O Nariz
O Nariz (The Empire of the Scents) é uma ótima escolha de documentário para enófilos que utilizam o olfato com frequência, mas talvez não imaginem o papel tão grande que esse sentido tem em nossas vidas.
Disponível na Netflix, a obra explora a relação do olfato com aspectos como memória e emoções.
Ao longo da narrativa, o espectador compreende a conexão primitiva entre o sentido e o cérebro, e como isso reflete, na prática, com os nossos sentimentos. Vale a pena assistir!
3. Entre Vinho e Vinagre
Entre Vinho e Vinagre é um filme descontraído e divertido, perfeito para assistir com as amigas! Dirigido por Amy Poehler (que também é uma das personagens!), o longa acompanha seis amigas — Abby, Rebecca, Ana, Catherine, Val, Jenny e Naomi — em uma viagem de comemoração dos 50 anos de Rebecca. O destino escolhido? Os vinhedos de Napa Valley, na Califórnia!
A viagem, que começa como um plano divertido entre amigas, se torna uma verdadeira confusão para todas as envolvidas, que precisam se reconectar para fortalecer laços de amizade. Confira o trailer:
4. Sideways – Entre Umas e Outras
Dirigido por Alexander Payne, o filme narra a viagem de despedida de solteiro de Jack e seu melhor amigo, Miles, escritor frustrado, recém-divorciado e um grande entusiasta de vinhos.
Durante a aventura pelas regiões vinícolas da Califórnia, eles se interessam por duas mulheres. Enquanto Jack se preocupa em não permitir que Stephanie saiba que seu casamento se aproxima, Miles se apaixona por Maya e tem de acobertar os segredos do amigo.
“Sideways – Entre Umas e Outras” mistura drama e comédia e tem cenas hilárias envolvendo degustação de vinhos. No elenco, conta com Paul Giamatti e Thomas Haden Church.
5. O Julgamento de Paris
Este filme traz como pano de fundo a história real da emancipação do vinho californiano durante a competição conhecida como Julgamento de Paris, no ano de 1976.
A narrativa se inicia quando o sommelier Steven Spurrier visita a região californiana de Napa Valley em busca de participantes para o campeonato. Lá, conhece a vinícola Chateau Montelena, que faz excelentes chardonnay empregando técnicas diferentes dos vinhos franceses.
6. Notas de Rebeldia
Lançado em 2020 pela Netflix, este filme sobre vinho narra a história do jovem Elijah, que trabalha ajudando seus pais na churrascaria da família. Apesar do negócio ser bem-sucedido e reconhecido na cidade, ele deseja seguir o próprio sonho: tornar-se um sommelier.
A trama do filme acompanha os esforços diários de Elijah para provar que merece seguir os objetivos que possui, sendo um direito dele contrariar as expectativas da família.
Os estudos enológicos para se preparar para o exame de sommelier também dão um sabor a mais à ambientação do filme, e vão chamar atenção de todo amante de vinhos.
7. Um Ano em Champagne
Os vinhos espumantes da região de Champagne estão entre os mais famosos e prestigiados do mundo e são sinônimo de comemoração e momentos alegres. Entretanto, a criação da bebida se deu de forma complexa e demorou anos para ser desenvolvida.
Esse documentário sobre vinho desvenda como foram desenvolvidos os espumantes de Champagne, desde a história geopolítica e econômica do local à legislação por trás da denominação de origem.
8. Conto de Outono
Dirigido pelo francês Éric Rohmer, Conto de Outono apresenta a história de Magali, uma enóloga viúva que ama a profissão, porém se sente solitária. Suas amigas Rosine e Isabelle, então, bolam um plano para encontrar o marido ideal para ela.
É uma comédia-romântica divertida e que tem como pano de fundo a produção dos vinhos franceses.
9. O Segredo de Santa Vitória
Após a queda do governo fascista de Mussolini, o exército alemão se organiza para apropriar-se dos pertences dos italianos. É então que os cidadãos da pequena cidade de Santa Vittoria elegem o fanfarrão Italo Bombolini como prefeito, com o intuito de esconder o bem mais precioso que possuem: as mais de 1 milhão de garrafas de vinho produzidas na cidade.
Inspirado no livro de Robert Crichton e dirigido pelo renomado Stanley Kramer, esse filme sobre vinho é uma divertida sátira baseada em passagens históricas.
10. Vinho para Roubar
Após a tentativa de roubar um antigo museu, Natalia engana Sebastian e os dois se tornam grandes inimigos. Passados alguns anos, um criminoso os une para que trabalhem juntos em um grande roubo.
Gravado na Argentina, “Vinho para Roubar” é um misto de assalto e comédia, e acompanha a jornada dos dois ladrões na missão de roubar um vinho malbec muito raro do cofre de uma grande vinícola da região de Mendoza.
11. Mondovino
Quando o assunto é filme e vinho, este longa deve estar na sua lista! Indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes, Mondovino é um documentário dirigido por Jonathan Nossiter. A premissa da narrativa é investigar a influência mútua dos métodos de produção e comercialização dos vinhos do Velho e Novo Mundo.
Ao assistir, é possível conferir a opinião e as ambições de diversos viticultores, como a família Mondavi, da Califórnia, a família De Montille, da Borgonha, e do excêntrico enólogo Michel Rolland, de Bordeaux.
É um filme obrigatório para quem busca entender a globalização e o mercado dos vinhos nos dias de hoje.
12. Sour Grapes
Neste documentário, você vai conhecer a história real de Rudy Kurniawan, um apreciador e negociador de vinhos que ficou famoso por vender vinhos em leilões com rótulos trocados, como se fossem garrafas mais caras. Acredita-se que ele tenha criado vinhos falsificados.
Graças às movimentações suspeitas que lhe renderam mais de 35 milhões de dólares, Rudy logo virou alvo de investigação do FBI. Em 2006, o produtor francês Laurent Ponsot acusou-o de comercializar vinhos de safras que sequer haviam sido produzidas.
O roteiro de Sour Grapes utiliza Rudy como ferramenta narrativa para debater a falsificação e o leilão ilegal de vinhos. O filme está disponível na Netflix.
13. O Que Nos Liga
Quando um dono de uma vinícola na Borgonha fica doente, ele reúne os filhos para tomar conta dos negócios. Juliette e Jérémie nunca saíram da região e estão prontos a ajudar o pai, entretanto Jean foi estudar vinicultura no Chile e fundou a própria vinícola na Austrália, ao lado da esposa.
O filme trata de questões como o resgate familiar, intercalando histórias de passado e do presente. Ao mesmo tempo, o longa mostra as diferenças entre as técnicas enológicas do Velho e do Novo Mundo.
Confira o trailer desse emocionante filme abaixo:
14. Caminhando nas Nuvens
Estrelado por Keanu Reeves e dirigido por Alfonso Arau, o romance narra a história do soldado veterano Paul Sutton.
Após voltar para os Estados Unidos, Paul começa a vender chocolates como método de sobrevivência. Durante uma viagem de negócios, conhece Victoria, filha de um dono de vinícola que está grávida, porém não é casada. Para protegê-la do pai, Paul aceita fingir que é marido da mulher por uma semana.
O filme Caminhando nas Nuvens é ideal para quem gosta de dramas e romances. Uma de suas cenas mais bonitas ilustra o momento em que, para salvar o vinhedo durante os dias de frio, o casal e os demais trabalhadores da vinícola têm de acender fogueiras e abanar o calor, aumentando a temperatura da plantação.
15. Somm
Este é um dos filmes sobre vinho mais indicados aos enófilos. Em formato de documentário, narra os percalços de quatro sommeliers ao se prepararem para a prova da Court of Master Sommeliers, maior título da área.
O teste inclui partes teóricas e práticas, serviço de vinhos e degustação às cegas. Para o preparo, os profissionais ficam imersos nos estudos, o que afeta inclusive suas relações sociais e profissionais.
Assista ao trailer do filme Somm abaixo!
Vinho e filme: rótulos para sua sessão de cinema!
Há diversas possibilidades na hora de escolher vinhos para uma sessão de filmes! Caso vá reunir várias pessoas em casa, é legal pedir para cada convidado levar uma garrafa e variar nas opções. Assim, será possível conseguir atender as preferências de todos.
Nesse caso, lembre-se da ordem de degustação: comece pelos rótulos mais leves (brancos, rosés e espumantes), para depois prosseguir aos vinhos tintos. Sempre lembrando de começar pelo rótulo mais leve até o mais encorpado.
Além disso, vale a pena pensar na época do ano. Em dias mais quentes, aposte em vinhos mais frescos, como brancos e rosés. Caso a noite de cinema aconteça no inverno, tintos ou brancos encorpados são uma ótima pedida!
Além disso, deixe alguns petiscos prontos para beliscar. Uma tábua com queijos e embutidos, castanhas e pães é uma ótima pedida!
- Leia também: Aprenda como montar uma tábua de frios!
Entre documentários e filmes de ficção sobre vinho, sempre é possível aprender mais sobre a bebida. E para deixar a experiência ainda melhor, acompanhe a sessão com uma taça do seu rótulo preferido! Acesse o divvino.com.br e garanta seus exemplares hoje mesmo. É só clicar no banner abaixo!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!