Melhores tipos de vinho para acompanhar massa + receitas
Quando pensamos em uma refeição que desperte os sentidos, poucas combinações são tão prazerosas quanto a união de massas e vinhos. Cada tipo de massa, com seu molho particular, pede um vinho específico para equilibrar e realçar seus sabores. Seja um espaguete ao molho de tomate ou um fettucine ao molho Alfredo, a escolha certa do vinho pode transformar a experiência gastronômica em algo memorável.
Neste guia, vamos explorar os melhores tipos de vinhos para acompanhar massas e apresentar receitas detalhadas para você preparar em casa. Além de harmonizar perfeitamente com o prato, cada rótulo sugerido pode ser encontrado no divvino.com.br. Vamos começar essa jornada de sabores?
Vinho para acompanhar massa
A harmonização entre vinhos e massas envolve a busca pelo equilíbrio entre a acidez do molho, a textura da massa e o perfil aromático do vinho.
Existem algumas diretrizes gerais que podem ajudar na escolha, veja a seguir quais são!
- Molhos à base de tomate pedem vinhos tintos com boa acidez, como os italianos da casta sangiovese.
- Molhos brancos e cremosos harmonizam bem com vinhos brancos, como chardonnay com passagem por madeira, ou tintos com taninos finos, como os pinot noir.
- Massas com frutos do mar pedem vinhos brancos frescos e aromáticos, como os da região de Vinhos Verdes ou espumantes.
Agora que você tem uma ideia geral, que tal explorar as harmonizações mais a fundo e conferir receitas deliciosas?
Massas com molho vermelho
O molho de tomate é marcante pela acidez e pelo sabor vibrante. Por isso, a escolha do vinho que acompanha a massa deve ser cuidadosa. Busque rótulos com frescor, boa acidez e taninos equilibrados.
Receita de espaguete ao molho de tomate
Este espaguete é uma receita simples, porém cheia de sabor, que pode ser aprimorada com ingredientes frescos e de qualidade.
Espaguete ao molho de tomate
Ingredients
- 500 g de espaguete
- 6 tomates maduros ou 1 lata de tomate pelado
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- Azeite de oliva
- Folhas de manjericão fresco
- 1 pitada de açúcar opcional, para corrigir a acidez
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Queijo parmesão ralado opcional
Instructions
- Se estiver usando tomates frescos, comece fazendo uma pequena cruz na base de cada tomate e mergulhe-os em água fervente por cerca de 30 segundos. Isso facilitará a remoção da pele. Após esse processo, retire os tomates da água quente e coloque-os imediatamente em uma tigela com água fria para interromper o cozimento. Descasque os tomates, retire as sementes e pique-os em pedaços pequenos. Reserve.
- Em uma panela grande, coloque bastante água para ferver. Adicione uma boa quantidade de sal (cerca de 1 colher de sopa para cada 2 litros de água) e, assim que começar a ferver, adicione o espaguete. Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem, até ficar "al dente". Escorra a massa e reserve. Separe 1 xícara de água do cozimento para ajustar a consistência do molho mais tarde.
- Aqueça o azeite de oliva em uma panela em fogo médio. Adicione a cebola picada e refogue até ficar translúcida e levemente dourada. Acrescente o alho e refogue por mais 1-2 minutos, tomando cuidado para não queimar.
- Adicione os tomates picados (ou o tomate pelado enlatado). Mexa bem e deixe os tomates começarem a se desfazer. Reduza o fogo e cozinhe o molho por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente. Se o molho parecer muito espesso, adicione um pouco da água do cozimento do macarrão para ajustá-lo à consistência desejada. Caso o molho esteja ácido, você pode adicionar uma pitada de açúcar para equilibrar os sabores.
- Tempere o molho com sal e pimenta-do-reino a gosto. No final do cozimento, adicione algumas folhas de manjericão fresco para aromatizar e dar um toque fresco.
- Assim que o molho estiver pronto, adicione o espaguete cozido diretamente à panela do molho, e misture bem para que a massa absorva os sabores.
- Para servir, decore com folhas de manjericão fresco e, se desejar, acrescente uma generosa porção de queijo parmesão ralado por cima.
Qual vinho combina com massa e molho vermelho?
Massas com molho de tomate pedem bebidas com boa acidez, e o Vinho Tinto Italiano Fuori Porta Sangiovese é uma ótima escolha. O rótulo é elaborado em vinhedos localizados na Emília-Romanha, na Itália, a partir da casta sangiovese e permanece por seis meses em barricas de carvalho.
Possui coloração rubi e aromas de frutas pretas sobremaduras, chá preto e especiarias. No paladar, espere taninos e acidez envolventes.
Todas essas características do rótulo complementam o molho, sem ofuscar os sabores do prato.
Massas com molho bolonhesa
O molho bolonhesa, tradicionalmente feito com carne moída e tomates, é robusto e pede um vinho encorpado para equilibrar a riqueza dos sabores.
Receita de lasanha à bolonhesa
O prato é um clássico italiano, feito com camadas de massa, molho de carne moída e tomate e coberto com queijo derretido. É a escolha ideal para ocasiões especiais ou almoços em família.
Lasanha à bolonhesa
Ingredients
- 500 g de massa para lasanha fresca ou pré-cozida
- 500 g de carne moída patinho ou acém
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 400 g de tomate pelado natural ou enlatado
- 3 colheres sopa de extrato de tomate
- 400 g de queijo muçarela fatiado ou ralado
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 1 xícara chá de creme de leite ou requeijão (opcional)
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Azeite de oliva
- Manjericão fresco para decorar opcional
Instructions
- Primeiro, prepare o molho bolonhesa. Aqueça o azeite de oliva em uma panela em fogo médio. Adicione a cebola picada e refogue por cerca de 5 minutos, até que fique macia e translúcida. Em seguida, acrescente o alho picado e continue refogando por mais 1-2 minutos.
- Coloque a carne moída na panela, mexendo para desmanchar os pedaços grandes, e cozinhe até que a carne esteja dourada.
- Adicione os tomates pelados e o extrato de tomate. Misture, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Se necessário, adicione um pouco de água. O molho deve ficar espesso e com os sabores bem apurados.
- Quando o molho estiver pronto, ajuste o tempero e, se quiser, acrescente uma pitada de açúcar para equilibrar a acidez do tomate. Reserve.
- Vamos à montagem da lasanha. Em uma travessa grande, espalhe uma camada fina do molho no fundo. Esse passo evita que a massa grude.
- Coloque uma camada de massa de lasanha sobre o molho, cobrindo toda a travessa. Adicione uma camada generosa de molho por cima da massa, espalhando bem.
- Coloque o queijo muçarela sobre o molho e, se quiser dar mais cremosidade, adicione algumas colheradas de creme de leite ou requeijão por cima.
- Continue montando a lasanha alternando entre massa, molho, muçarela e creme até que os ingredientes acabem. A última camada deve ser de molho bolonhesa com uma boa quantidade de queijo parmesão ralado por cima para gratinar.
- Leve a lasanha ao forno a 180°C até que o queijo esteja dourado. Retire do forno e decore com folhas de manjericão fresco, se desejar.
Qual vinho combina com macarrão à bolonhesa?
Massas com molho bolonhesa pedem harmonizações com vinhos de boa acidez e de taninos macios, como o Vinho Tinto Italiano Santa Fosca Vino Rosso, elaborado a partir de um blend de uvas.
Em taça, você vai notar a coloração rubi, com aromas de frutas pretas maduras, especiarias e ervas secas. No paladar, o rótulo entrega uma acidez convidativa, muito tradicional dos vinhos italianos, e taninos envolventes.
É um ótimo vinho que combina com lasanha à bolonhesa.
Massas com molho branco
O molho branco é um clássico cremoso que traz uma sensação de conforto ao paladar. O vinho para acompanhar massa com molho branco deve ter boa acidez para equilibrar com a untuosidade do prato.
Receita de macarrão com molho branco
O macarrão com molho branco é uma das combinações mais apreciadas na culinária, especialmente para quem busca uma refeição rápida, reconfortante e cheia de sabor.
Macarrão com molho branco
Ingredients
- 500 g de macarrão penne ou fettuccine
- 2 colheres sopa de manteiga
- 1 colher sopa de farinha de trigo
- 500 ml de leite integral
- 200 ml de creme de leite
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- Queijo parmesão ralado a gosto
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Noz-moscada a gosto
- Salsinha picada para decorar opcional
Instructions
- Encha uma panela grande com água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, adicione uma boa pitada de sal (cerca de 1 colher de sopa).
- Adicione o macarrão à água fervente e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem. Mexa ocasionalmente para evitar que grude.
- Quando o macarrão estiver cozido, escorra a água e reserve. Se quiser, regue com um fio de azeite para evitar que a massa grude enquanto prepara o molho.
- Para o molho, derreta a manteiga em uma panela, adicione a cebola, o alho e refogue. Acrescente a farinha de trigo e mexa continuamente com uma colher de pau ou um fouet. Cozinhe essa mistura por 2 a 3 minutos, até que fique levemente dourada.
- Despeje o leite sobre a mistura aos poucos, mexendo para não formar grumos. Continue até que o molho comece a engrossar. Se necessário, use uma peneira para remover qualquer grumo que tenha se formado.
- Quando o molho estiver espesso e uniforme, adicione o creme de leite (opcional). Mexa bem até incorporar.
- Tempere o molho com sal, pimenta-do-reino e uma pitada de noz-moscada. Cozinhe por mais 2 minutos, sempre mexendo para não grudar no fundo da panela.
- Desligue o fogo e adicione o queijo parmesão ralado, mexendo até que ele derreta completamente e se misture ao molho, deixando-o mais saboroso.
- Para finalizar, misture a massa cozida ao molho. Você pode decorar com salsinha e parmesão ralado.
Qual o vinho para acompanhar macarrão com molho branco?
Molhos brancos à base de queijos pedem vinhos mais volumosos e de acidez presente, como os da casta chardonnay e pinot noir.
Massas à carbonara
A carbonara é uma combinação rica de ovos, queijo e bacon. Um prato robusto que exige um vinho que harmonize com todas essas nuances.
Receita de macarrão à carbonara
O macarrão à carbonara é um prato conhecido pela simplicidade e pelo sabor marcante. Feito com poucos ingredientes, o segredo está na técnica de preparo.
Macarrão à carbonara
Ingredients
- 400 g de espaguete
- 200 g de pancetta ou bacon em cubos
- 2 ovos inteiros
- 2 gemas
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 2 dentes de alho opcional
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Azeite de oliva opcional
Instructions
- Em uma tigela, bata os ovos e as duas gemas, e acrescente o queijo parmesão ralado. Mexa bem até formar uma mistura grossa e uniforme. Reserve.
- Encha uma panela grande com água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, adicione uma boa quantidade de sal (cerca de 1 colher de sopa) para temperar o macarrão enquanto ele cozinha.
- Adicione o espaguete à água fervente e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem. Reserve cerca de 1 xícara da água do cozimento antes de escorrer o macarrão, pois ela será útil na finalização do molho.
- Enquanto o macarrão cozinha, aqueça uma frigideira em fogo médio e adicione a pancetta ou o bacon em cubos. Cozinhe até que fique dourado e crocante.
- Adicione os dentes de alho picados à frigideira com a pancetta ou bacon e refogue por cerca de 1 minuto, apenas para liberar o aroma. Esse passo é opcional, mas adiciona uma camada extra de sabor.
- Assim que o espaguete estiver cozido e escorrido, adicione-o à frigideira com a pancetta ou bacon. Mexa bem para que o macarrão absorva a gordura e o sabor da carne. Se a massa parecer seca, adicione algumas colheres da água do cozimento para deixá-la mais úmida.
- Com o fogo já desligado, adicione imediatamente a mistura de ovos, gemas e queijo ao macarrão quente e mexa. O calor da massa cozinhará suavemente os ovos, criando um molho cremoso e rico. É importante fazer isso com o fogo desligado para evitar que os ovos cozinhem demais e se tornem uma espécie de "macarrão com omelete". Por isso, vale repetir: mexa constantemente para distribuir bem o molho e evitar que isso aconteça.
- Finalize o prato com uma generosa quantidade de pimenta-do-reino moída na hora (ingrediente que remete à origem do prato, que era popular entre os carvoeiros italianos), sendo, portanto, um ingrediente essencial na carbonara. Misture bem e ajuste o sal, se necessário.
Vinho para acompanhar massas à carbonara
E qual vinho combina com carbonara? Essa é uma harmonização difícil, pelo fato de a receita conter ovos, ingrediente que acentua um sabor indesejado no paladar. Mas o rótulo perfeito para harmonizar com bacon, ovos e queijo parmesão é um vinho de corpo mais leve, como o Vinho Tinto Chileno Majestad Colección Blend.
Trata-se de um vinho elaborado no Vale Central, no Chile — região que produz bebidas notáveis e de grande qualidade. Em taça, o Majestad Colección apresenta visual rubi e aromas de frutas pretas maduras, como ameixas, cerejas e mirtilos. No paladar, espere taninos macios e equilibrados, além de boa acidez.
Massas com molho quatro queijos
O molho quatro queijos é versátil e pode ser adaptado para diferentes paladares, permitindo a escolha de queijos mais suaves ou mais intensos, conforme a preferência.
Receita de talharim aos quatro queijos
O talharim aos quatro queijos é um prato para quem adora sabores ricos e cremosos. A combinação de queijos cria um molho encorpado, que adere perfeitamente à textura suave do macarrão.
Talharim aos quatro queijos
Ingredients
- 400 g de talharim
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 100 g de queijo gorgonzola
- 150 g de queijo muçarela ralado
- 150 g de requeijão cremoso ou cream cheese
- 1 xícara chá de creme de leite
- 1 colher sopa de manteiga
- Noz-moscada a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Instructions
- Em uma panela grande, ferva água com sal e cozinhe o talharim até ficar "al dente", conforme as instruções da embalagem. Escorra a massa e reserve, lembrando de guardar uma pequena quantidade da água do cozimento.
- Para o molho, em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Acrescente o creme de leite e mexa até começar a aquecer. Adicione o requeijão e mexa até derreter por completo. Aos poucos, acrescente o queijo parmesão, o queijo gorgonzola e a muçarela, mexendo sempre até que todos os queijos estejam bem derretidos e o molho esteja homogêneo.
- Tempere o molho com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Se o molho estiver muito grosso, adicione algumas colheres da água do cozimento da massa para deixá-lo mais fluido.
- Adicione o talharim cozido à panela com o molho e misture bem.
- Sirva imediatamente, polvilhando um pouco mais de queijo parmesão ralado por cima, se desejar.
Vinho que combina com massa ao molho quatro queijos
Como o molho possui sabor untuoso, combinando diferentes tipos de queijos, um vinho branco com boa acidez, como um Vinho Verde, é uma boa pedida para harmonizar com o prato.
O Vinho Branco Português Faisão Vinho Verde D.O.C. é engarrafado na embalagem clássica de cantil. Elaborado pela vinícola Enoport, sendo um rótulo exclusivo do divvino.com.br. Leve e refrescante, tem deliciosas notas de frutas cítricas e de polpa branca, como lima e pera.
Massas com molho Alfredo
Originalmente criado em Roma, o molho Alfredo é preparado com uma combinação de manteiga, creme de leite e queijo parmesão, resultando em uma textura aveludada e um sabor amanteigado.
Receita de fettucine ao molho alfredo
A simplicidade dos ingredientes permite que o prato seja tanto uma opção rápida para o dia a dia quanto uma refeição especial. Para personalizar, você pode adicionar cubos de peito de frango, cogumelos salteados ou espinafre.
Fettucine ao molho alfredo
Ingredients
- 400 g de fettucine
- 100 g de manteiga
- 1 xícara chá de creme de leite
- 150 g de queijo parmesão ralado
- 2 dentes de alho picados opcional
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Noz-moscada a gosto
Instructions
- Em uma panela grande, ferva água com sal e cozinhe o fettucine até ficar "al dente", conforme as instruções da embalagem. Escorra a massa e reserve, mantendo uma pequena quantidade da água do cozimento.
- Agora, prepare o molho. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Se estiver usando alho, adicione-o e refogue por 1-2 minutos. Adicione o creme de leite e continue mexendo até começar a aquecer.
- Reduza o fogo e adicione o queijo parmesão. Mexa até derreter.
- Tempere o molho com sal, pimenta-do-reino e uma pitada de noz-moscada, se desejar. Caso o molho esteja muito espesso, adicione um pouco da água do cozimento do macarrão.
- Para finalizar, adicione o fettucine à panela com o molho e misture bem. Se quiser, polvilhe queijo parmesão por cima.
Qual vinho combina com massa ao molho Alfredo?
O molho Alfredo possui sabor untuoso, com leve picância, por isso a harmonização ideal se faz com um vinho tinto, como o Vinho Tinto Português Pica-Pau, um rótulo exclusivo do divvino.com.br, elaborado na região de Lisboa.
É feito a partir do blend das castas touriga franca, castelão, syrah e tinta roriz, possuindo passagem por barrica de carvalho. Apresenta nuances rubis em taça, com aromas de frutas vermelhas maduras, como morangos e amoras, e especiarias picantes. O paladar traz taninos aveludados.
Massas com molho pesto
O molho pesto traz frescor às massas. Originário da Itália, é tradicionalmente feito com manjericão fresco, nozes, alho, queijo parmesão e azeite de oliva, criando uma mistura que combina notas verdes e um leve salgado.
Receita de espaguete ao pesto
O macarrão ao molho pesto é uma excelente escolha para quem busca um prato rápido e saboroso, com um toque de sofisticação.
Espaguete ao pesto
Ingredients
- 400 g de espaguete
- 1 xícara chá de manjericão fresco
- 1/2 xícara chá de nozes
- 2 dentes de alho
- 1/2 xícara chá de queijo parmesão ralado
- 1/2 xícara chá de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Instructions
- Em uma panela grande, ferva água com sal e cozinhe o espaguete até ficar "al dente", conforme as instruções da embalagem. Escorra a massa, reservando uma pequena quantidade da água do cozimento, que pode ser utilizada caso precise ajustar a consistência do molho.
- Em um processador de alimentos, triture o manjericão, as nozes e o alho, adicionando lentamente o azeite de oliva até que o pesto fique bem misturado e com textura cremosa. Adicione o queijo parmesão e bata novamente até incorporar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Por fim, misture o espaguete cozido com o molho pesto e sirva com queijo parmesão por cima.
Que vinho combina com massa ao molho pesto?
O molho pesto é intenso e tem sabor acentuado, características que o tornam ideal para harmonizar com um vinho sauvignon blanc, que possui notas herbáceas. A indicação para acompanhar pratos com esse molho é o Vinho Branco Chileno Ravanal Sauvignon Blanc.
Produzido com exclusividade para o divvino.com.br no Vale do Colchagua, no Chile, o rótulo tem coloração amarelo-pálida e aromas frutados de pêssego branco e toranja. O paladar é fresco e equilibrado.
Massas com frutos do mar
As massas com frutos do mar são uma escolha sofisticada e cheia de sabor, perfeita para quem busca um prato refinado e ao mesmo tempo reconfortante. O camarão, em especial, é uma das melhores opções para esse tipo de prato, já que seu sabor levemente adocicado e sua textura firme se destacam em qualquer receita.
Receita de macarrão ao molho branco com camarões
Esta é uma receita versátil para ser servida tanto em almoços casuais quanto em jantares mais elegantes, sempre proporcionando uma experiência marcante.
Macarrão ao molho branco com camarões
Ingredients
- 400 g de macarrão espaguete, penne ou fettuccine
- 300 g de camarões limpos e sem casca
- 2 colheres sopa de manteiga
- 1 dente de alho picado
- 1/2 cebola picada
- 1 xícara chá de creme de leite fresco
- 1/2 xícara chá de leite
- 1/2 xícara chá de queijo parmesão ralado
- Noz-moscada a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada para decorar
Instructions
- Em uma panela grande, ferva água com sal e cozinhe o macarrão até ficar "al dente", conforme as instruções da embalagem. Escorra e reserve.
- Em uma frigideira, derreta 1 colher (sopa) de manteiga e adicione os camarões. Tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe por 2-3 minutos de cada lado, até que fiquem rosados e cozidos. Reserve.
- Na mesma frigideira, adicione a manteiga restante e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados. Adicione o creme de leite e o leite, mexendo bem para incorporar. Deixe cozinhar em fogo baixo até que o molho comece a engrossar levemente. Acrescente o queijo parmesão e mexa até derreter completamente. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada.
- Volte os camarões à frigideira com o molho e misture bem. Adicione o macarrão cozido e mexa para que a massa fique completamente envolvida pelo molho.
- Sirva decorado com salsinha picada.
Vinho para acompanhar massa com camarão
De sabor suave, o camarão combina muito bem com um vinho Crémant, como o Espumante Francês Signé Bourgogne Crémant Rosé.
Vinho Crémant é um tipo de espumante produzido na França fora da região de Champagne. O estilo segue o método usado para produzir o famoso Champagne, mas com uvas de outras regiões, como Alsácia, Borgonha e Loire. São rótulos de alta qualidade e com preço mais acessível em comparação ao Champagne.
Quanto ao Espumante Francês Signé Bourgogne Crémant Rosé, ele é elaborado com a casta pinot noir e apresenta coloração rosada, com perlage fina. Muito saboroso!
A combinação de massas e vinhos eleva qualquer refeição, e cada tipo de molho pede um estilo diferente da bebida. Ao escolher o vinho para acompanhar massa corretamente, os sabores vão se complementar e realçar o melhor de ambos.
Seja qual for a sua escolha de massa, experimente as sugestões de harmonização de vinhos e crie pratos incríveis para compartilhar com amigos e familiares. E para garantir que o vinho escolhido seja perfeito, navegue pelas opções disponíveis no divvino.com.br. No nosso site, você vai encontrar rótulos de alta qualidade para todas as massas e ocasiões!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!