Vinho na dieta: 6 receitas fitness para harmonizar!
Para quem não abre mão de um bom vinho na dieta, harmonizá-los com receitas saudáveis é uma ótima opção. Por isso, neste post, você confere seis sugestões de preparos fitness para harmonizar com essa bebida milenar. Boa leitura!
1. Dadinho de tapioca
O dadinho de tapioca é um aperitivo saudável, saboroso e que pode ser servido com diversos acompanhamentos, como molho de pimenta (desde que seja moderado, para não ressaltar a sensação do álcool na bebida), agridoce e até mesmo mel. Para acompanhá-lo, aposte em um rosé leve, frutado e refrescante.
Confira a receita completa abaixo, com base na sugestão do blog Cybercook:
Ingredientes
- 200g de farinha de tapioca
- 200g de queijo coalho fresco
- 400ml de leite
- 1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
Antes de mais nada, coloque o leite para esquentar e desligue quando ele levantar fervura. Em uma vasilha, junte a farinha de tapioca com o queijo coalho e misture bem.
Acrescente o leite aos poucos. Mexa constantemente para a massa não empelotar. Tempere com sal, misturando sem parar. Quando a mistura firmar, transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga.
Cubra com papel filme e deixe esfriar até atingir temperatura ambiente. Depois disso, leve para a geladeira por três horas. Passado esse tempo, corte a massa em cubos e frite os dadinhos em uma imersão de óleo quente (170º C) até dourar.
2. Coxinha de batata-doce com frango
Para quem ama petiscos típicos do Brasil e quer encontrar formas de adaptá-los para serem mais saudáveis, essa coxinha é perfeita! A base da massa é feita com batata-doce de uma forma bem descomplicada.
Pensando em harmonização, brancos frutados da uva chardonnay são uma excelente escolha.
Confira o preparo sugerido pelo blog Receitas Globo:
Ingredientes
- 300g de frango cozido e desfiado
- 250g de batata-doce
- 2 dentes de alho amassados
- 2 colheres (sopa) de farinha de aveia
- 1 tomate sem semente picado
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de requeijão
- 1 colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de tomilho
- ½ cebola picada
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Antes de mais nada, cozinhe a batata-doce até atingir o ponto —que é quando você a espeta com um garfo e ele atravessa-a inteiro. Descasque e amasse bem. Depois disso, frite o alho e a cebola em uma panela regada com uma colher de azeite, até dourar.
Adicione o frango desfiado, o tomate e tempere com sal. Refogue por cinco minutos e, em seguida, inclua o requeijão aos poucos, para dar consistência. Reserve.
Molde a batata-doce amassada, criando pequenas bolinhas com um furo no meio. Inclua o recheio e feche a massa. Coloque a farinha de aveia em um prato e use-a para empanar as coxinhas. Transfira para uma forma e leve ao forno por 20 minutos, aproximadamente.
3. Shakshuka
A shakshuka é uma refeição de origem judaica que consiste, basicamente, em ovos cozidos em molho de tomate. Para acompanhar o prato, o ideal é apostar em rótulos com boa acidez, como os vinhos portugueses da região dos Vinhos Verdes D.O.C.
Confira o preparo completo da receita no vídeo do canal Gastronomismo:
4. Guacamole
A guacamole é um clássico mexicano que pode ser servido como aperitivo, juntamente com o clássico nachos, ou acompanhar refeições como peixes, hambúrguer, salada, entre outros. Para a harmonização, aposte em vinhos da uva sauvignon blanc ou espumantes refrescantes, com ótima acidez.
Confira como fazer guacamole com a sugestão do blog Panelinha:
Ingredientes
- 4 avocados bem maduros
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 tomate maduro
- 1 limão
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Coentro a gosto
Modo de preparo
Antes de mais nada, lave e seque todos os ingredientes. Em seguida, corte o avocado ao meio, no sentido do comprimento, e retire o caroço. Esprema o limão e reserve o caldo.
Regue o avocado com o suco do limão. Amasse o fruto com o auxílio de um garfo, até ficar com a consistência de um purê rústico.
Pique o tomate em pedaços pequenos, descartando as sementes. Corte também as folhas de coentro, grosseiramente. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Misture tudo e sirva em seguida.
5. Legumes grelhados
Os legumes grelhados são a resposta perfeita para quem busca comidas saudáveis para o jantar que combinem bem com vinhos. Além do mais, o preparo é superfácil! Na hora da harmonização, aposte em tintos equilibrados e com acidez presente, como os vinhos italianos.
Ingredientes
- 1 alho-poró
- 2 cenouras
- 2 abobrinhas
- 2 berinjelas
- 3 cebolas roxas
- 4 tomates
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino branca moída
- Azeite a gosto
Modo de preparo
Para começar, lave e seque bem todos os ingredientes. Descasque as cenouras e as cebolas. Pique tudo em pedaços grosseiros.
Aqueça uma frigideira ou grelha em fogo médio. Pincele azeite em todos os pedaços e vá grelhando os legumes aos poucos, mantendo cada lado em contato com o fundo da panela por três minutos, para que eles fiquem bem tostados.
Transfira cada leva para uma travessa ou forma, tempere com sal e pimenta-do-reino. Agora é só servir!
6. Antepasto de berinjela e shitake
Por fim, o antepasto de berinjela e shitake é a escolha de entrada saudável perfeita para um jantar italiano! Supersaboroso e simples de fazer, pode ser servido com pãezinhos e vai bem com vinhos tintos estruturados e de acidez presente, como os da casta pinot noir.
Confira a receita completa no vídeo publicado pelo canal do Leonardo Abreu:
Para quem é adepto do consumo de vinho de forma saudável, incluir receitas com ingredientes nutritivos para harmonizar com os seus rótulos preferidos é uma ótima pedida!
Se você gostou das nossas sugestões de receitas e vinhos para harmonizar na dieta, aproveite para conferir nosso portfólio completo de produtos, clicando no banner abaixo:
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!