5 receitas de poke e rótulos de vinhos para harmonizar
Com a chegada dos dias quentes, as receitas de poke são uma ótima opção para harmonizar com vinhos. O prato havaiano é servido gelado e costuma ser preparado com ingredientes como salmão, camarão e frango, além das versões vegetarianas.
Neste post, você confere cinco preparos e sugestões de rótulos. Continue a leitura para saber mais!
1. Poke com atum
O poke tradicional, ou havaiano, leva peixe cru fresco (que pode ser atum ou salmão), arroz japonês (gohan), tomatinhos, cebola, pepino japonês e frutas frescas. Para a harmonização, um espumante delicado e com perfil aromático de frutas cítricas é uma ótima pedida.
Confira a receita completa a seguir, baseada na sugestão do blog Claudia, da Abril.
Ingredientes
- 200 g de atum vermelho cortado em cubos
- 4 colheres (sopa) de shoyu
- 2 colheres (sopa) de cebolete picado
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
- 1 colher (sopa) de molho de pimenta
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- 1 xícara (chá) de arroz japonês
- 1 folha de nori
- 1 pepino japonês
- ½ cebola roxa
- Manga a gosto
- Abacate a gosto
- Gergelim torrado a gosto
Modo de preparo
Comece a receita cozinhando o arroz japonês. Para isso, lave-o em água corrente, transfira-o para uma panela em fogo médio e cubra com água.
Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dez minutos. Durante todo esse processo, mantenha a panela parcialmente coberta, para não vazar.
Passado esse tempo, tampe a panela completamente e deixe o arroz cozinhar no vapor por mais cinco minutos. Reserve.
Corte o atum, o abacate, a cebola e a manga em cubos médios, e o pepino em fatias finas. Pique o cebolete e o nori; rale o gergelim. Em um recipiente, misture o abacate, a manga, a cebola e o gengibre. Tempere com shoyu, molho de pimenta e salpique o cebolete. Para montar o poke, coloque o arroz japonês no fundo e, em seguida, distribua as misturas sobre ele.
Para finalizar, salpique o gergelim torrado e o nori. Seu poke está pronto!
2. Poke com salmão
Outra opção clássica de poke é o preparo que leva salmão. Você pode optar pelo ingrediente cru ou assado, que o resultado final é igualmente saboroso. Para harmonizar, espumantes brut são uma excelente opção.
Confira a receita de poke de salmão a seguir, inspirada na sugestão do blog Minha Receita!
Ingredientes
- 300 g de salmão fresco sem pele
- 3 limões
- 2 colheres (sopa) de gergelim
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 1 manga
- 1 pepino japonês
- 1 cebola roxa
- 1 cenoura
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 1 xícara (chá) de arroz japonês
- ½ xícara (chá) de shoyu
- Gergelim torrado a gosto
Modo de preparo
Para começar, deixe o salmão marinar no suco de dois limões por 30 minutos. Depois disso, corte o peixe em cubos médios; cozinhe o arroz japonês e reserve ambos.
Prepare o molho, misturando o suco de um limão, o açúcar, o shoyu e o gengibre em uma tigela. Depois disso, corte a manga em cubos médios, a cenoura em palitos finos, e pique a cebola e o pepino japonês em fatias finas.
Monte o seu poke acomodando o arroz no fundo do bowl. Inclua os demais ingredientes, salpique o gergelim torrado e tempere com o molho. Agora é só servir!
3. Poke com camarão
O poke com camarão é uma receita perfeita para os dias quentes, ainda mais quando saboreada com um vinho rosé leve e frutado. Para que a receita fique ainda melhor, prefira investir no fruto do mar fresco.
Confira o preparo completo no vídeo do canal da Amanda Candiotto!
4. Poke com shimeji e shitake
Para quem busca por receitas de poke vegetarianas, essa versão com cogumelos é perfeita. O preparo leva shimeji e shitake, harmonizando bem com tintos leves e delicados, como um pinot noir.
A seguir, você confere o preparo completo, além de uma pequena sugestão para adaptar o prato, caso você esteja procurando uma receita de poke vegano.
Ingredientes
- 50 g de shitake
- 50 g de shimeji
- 20 g de manteiga sem sal (ou azeite de oliva)
- 10 tomatinhos cereja
- 2 colheres (chá) de gergelim torrado
- 1 colher (sopa) de shoyu
- 1 xícara (chá) de arroz japonês
- 1 folha de nori
- ½ cebola
- ¼ de manga
- ¼ de abacate
Modo de preparo
Para começar, lave bem o arroz em água corrente, transfira para a panela e cubra com água. Cozinhe em fogo médio.
Quando a água levantar fervura, abaixe o fogo e deixe por mais dez minutos, ou até o arroz absorver todo o líquido. Tampe a panela e deixe por mais cinco minutos para cozinhar no vapor. Reserve.
Aqueça uma frigideira e unte com manteiga (se quiser fazer um poke vegano, refogue usando azeite). Inclua os cogumelos e salteie até murcharem. Regue com shoyu e refogue até eles ficarem escuros.
Para a montagem, corte a cebola em pétalas, a manga em cubos, o abacate em fatias e os tomatinhos ao meio. Depois disso, adicione o arroz no fundo de um bowl e vá incluindo os demais ingredientes nas bordas. No centro, acrescente os cogumelos.
Pique o nori e salpique por todo o poke, juntamente com o gergelim. Misture o shoyu com o óleo de gergelim e tempere para finalizar.
5. Poke de frango
As receitas de poke de frango, ao contrário das versões mencionadas anteriormente que levam peixe, são preparadas com a carne branca cozida. Então, para garantir o frescor característico do prato havaiano, é preciso aguardar até que o ingrediente esfrie.
E para acompanhar o prato, aposte em brancos refrescantes e tintos frutados, como um pinot noir.
O preparo você confere no vídeo no canal Mamãe Vida Saudável.
Para quem procura comidas refrescantes para os dias quentes do verão brasileiro, nada melhor do que as receitas de poke. E sabe o que mais vai bem nessa época do ano? Vinhos leves e frisantes!
No Divvino, você encontra uma seleção completa, com rótulos de países do mundo todo e de diversas faixas de preço. Para conferir, basta clicar no banner abaixo:
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!