skip to Main Content
Vinho Sem álcool E Vinho De Baixo Teor Alcoólico: Um Guia Rápido

Vinho sem álcool e vinho de baixo teor alcoólico: um guia rápido

A demanda por vinho sem álcool e com baixo teor alcoólico está em ascensão, impulsionada por consumidores que buscam opções mais leves e saudáveis — tudo isso sem abrir mão da experiência de degustar um bom vinho.  

Consultorias apontam uma tendência crescente de redução no consumo de bebidas alcoólicas, refletida no mercado de vinhos. Cada vez mais, as pessoas querem equilibrar o prazer de beber com preocupações relacionadas à saúde e ao bem-estar. 

Neste guia, você vai entender o que diferencia os vinhos sem álcool e os vinhos de baixo teor alcoólico, como são produzidos e por que estão se tornando tão populares. Confira! 

O que é vinho sem álcool? 

O vinho zero álcool é uma bebida que passa pelo processo tradicional de vinificação, mas, ao final, o álcool é removido ou reduzido a níveis ínfimos (geralmente abaixo de 0,5% de álcool por volume). Isso permite apreciar o sabor e as nuances da bebida, mas sem os efeitos do álcool.  

Esses vinhos têm ganhado popularidade entre quem preferem uma vida mais equilibrada ou que deseja evitar o álcool por razões pessoais ou de saúde. 

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Como o vinho sem álcool é produzido? 

A produção de vinho sem álcool envolve a fermentação das uvas, assim como em qualquer processo de vinificação convencional. No entanto, por uma combinação de técnicas, é possível ter uma bebida zero álcool, mas também reduzir o porcentual quando a intenção é obter um vinho com pouco álcool. Tudo isso sem perder os sabores e os aromas.  

Entre os principais métodos, podemos citar a filtração por membrana, a evaporação a vácuo, o processo de desalcoolização por osmose reversa e a fermentação controlada. 

Filtração por membrana 

O vinho passa por membranas de filtração que ajudam a reter moléculas de álcool enquanto outros componentes, como água, açúcares, ácidos e compostos aromáticos, passam. A filtragem ocorre em diferentes estágios para remover gradualmente o álcool e obter um vinho com baixo teor alcoólico, entre 6%, 7% ou 8%, ou sem álcool. 

Evaporação a vácuo 

Neste caso, o vinho é aquecido sob vácuo, em temperaturas controladas. O álcool evapora a uma temperatura inferior à do restante do líquido, o que faz com ele seja removido separadamente. Na sequência, o vapor de álcool é condensado e coletado, ajudando a reduzir o teor alcoólico do rótulo. 

Processo de desalcoolização por osmose reversa 

A osmose reversa é um método em que o vinho é pressurizado e forçado a passar por membranas semipermeáveis. Elas retêm as moléculas de álcool e permitem a passagem de outras substâncias. O álcool é separado do vinho e descartado. 

Fermentação controlada 

Durante o processo de fermentação, é possível interromper a conversão completa do açúcar em álcool. A paralisação pode ser feita com o controle da temperatura, a adição de dióxido de enxofre ou o uso de químicos que inibem a ação das leveduras. Ao final, obtém-se um vinho com teor alcoólico baixo ou sem álcool.  

Vinho sem álcool é suco de uva? 

Essa é uma dúvida comum. Não, vinho sem álcool não é suco de uva. Embora ambos venham da uva, o vinho desalcoolizado passa por todo o processo de fermentação antes de ter o álcool removido, o que lhe confere complexidade, acidez e corpo, diferentemente do suco de uva, que não fermenta. 

Enquanto o suco de uva é naturalmente doce, o vinho sem álcool busca reproduzir a estrutura de um vinho convencional, mantendo sabores mais equilibrados e menos adocicados. 

existe vinho sem álcool

Existe vinho sem álcool e a busca é reproduzir a estrutura do vinho tradicional.

O que é vinho com baixo teor alcoólico? 

O vinho de baixo teor alcoólico tem graduação alcoólica reduzida, geralmente abaixo de 10%. Para efeito de comparação, um vinho tradicional pode ter entre 12% e 15% de álcool por volume. 

O foco aqui não é a remoção completa do álcool, mas, sim, a redução da quantidade presente, mantendo as propriedades do vinho sem alterar significativamente o seu sabor. 

Como o vinho de baixo teor alcoólico é produzido? 

A produção começa na escolha das uvas e no controle rigoroso da fermentação. Existem duas abordagens principais: a primeira envolve a colheita de uvas mais cedo, quando os níveis de açúcar ainda estão baixos, resultando em menor produção de álcool durante a fermentação. 

A segunda técnica é a mesma usada na produção de vinhos sem álcool, na qual a substância é parcialmente removida após o processo de fermentação por meio da destilação a vácuo ou osmose reversa. Assim, a bebida final mantém uma leve graduação alcoólica, proporcionando uma experiência de consumo mais suave. 

Diferenças entre vinhos sem álcool e vinhos com baixo teor alcoólico 

Embora ambos os tipos atendam à crescente demanda por opções mais leves, existem diferenças entre eles. Além do porcentual de álcool — inexistente em um e baixo no outro —, no paladar, vinhos de baixo teor alcoólico tendem a manter mais corpo e estrutura, enquanto os vinhos sem álcool podem ser percebidos como mais leves. 

Crescimento do consumo de bebidas com baixo teor alcoólico 

Segundo pesquisas de consultorias de mercado, como a WGSN, o consumo de bebidas alcoólicas tem diminuído, especialmente entre as gerações mais jovens. O chamado “consumo consciente” está em alta, com as pessoas buscando alternativas que se alinhem a um estilo de vida mais saudável. Isso não se aplica apenas ao vinho, mas também a outras bebidas, como cervejas artesanais e coquetéis. 

Os consumidores estão priorizando opções que permitam o prazer social de beber, mas sem os efeitos colaterais do álcool, como ressacas ou comprometimento cognitivo. Outro ponto relevante é a crescente conscientização sobre o impacto do álcool na saúde a longo prazo, como o aumento do risco de doenças cardíacas e hepáticas, o que tem incentivado a procura por vinhos sem álcool e com baixo teor alcoólico. 

Segundo a WGSN, o interesse por bebidas de baixo teor alcoólico cresceu significativamente no Brasil, nos Estados Unidos e no Reino Unido. As vinícolas estão atentas a essa demanda, desenvolvendo rótulos específicos para alcançar e atender esse público. 

Vinhos sem álcool e com baixo teor alcoólico no Divvino 

Hoje em dia, existem várias opções de rótulos 0,0% no mercado. Há vinhos tintos sem álcool, mas também brancos, rosés e espumantes que servem de alternativa para quem deseja apreciar produtos da categoria, mas não quer ou não pode consumir bebidas alcoólicas. 

Se é o seu caso, no divvino.com.br você encontra marcas de vinho com baixo teor alcoólico, mas também sem álcool. Um exemplo são os rótulos desalcoolizados Cero Coma, produzidos pela vinícola espanhola Vicente Gandia. 

Vinhos sem álcool Cero Coma tinto e branco - disponíveis no divvino.com.br.

Os vinhos sem álcool da linha Cero Coma, da Vicente Gandia, são novidades no divvino.com.br.

Ao contrário dos vinhos sem álcool comumente disponíveis no mercado, os da Vicente Gandia têm a mesma elaboração de um vinho tradicional, passando por todas as etapas de vinificação e, na sequência, sofrem a retirada do álcool — o que ajuda preservar o sabor e aroma dos rótulos, assim como as propriedades benéficas da bebida. 

Conheça a seguir detalhes de dois rótulos disponíveis no nosso portfólio, sendo um branco e um tinto, além de dicas de harmonização! 

Vinho Branco Vicente Gandia Cero Coma Sem Álcool 

Elaborado a partir do blend de castas espanholas, o rótulo passa pelo mesmo processo de um vinho branco tradicional e, depois, pela desalcoolização, o que resulta em aromas e sabores similares aos do vinho com álcool. 

A coloração é amarelo-pálido. No olfato, você vai notar aromas de flores e frutas brancas. No paladar, apresenta leve toque doce e boa acidez. 

Harmonize com risoto de frutos do mar, paella valenciana, risoto de marisco, bobó de camarão, peixe assado, sushi e sashimis e queijos brancos. Sirva entre 7°C e 13°C. 

Vinho Tinto Vicente Gandia Cero Coma Sem Álcool 

Já o rótulo tinto desalcoolizado da vinícola também é um blend de uvas da Espanha, que apresenta coloração rubi, aromas de frutas vermelhas maduras e especiarias, taninos finos e uma acidez harmoniosa no paladar. Você vai notar, ainda, uma leve sensação de dulçor. 

Harmonize com salmão grelhado, risoto de filé, carnes vermelhas magras assadas, paella valenciana, hambúrguer de cogumelos, pizza de queijos e carne de porco ao molho agridoce. Sirva entre 16°C e 20°C. 

Seguindo a tendência de bebidas menos alcoólicas, a vinícola chilena Concha Y Toro incluiu no portfólio a linha Belight, com dois rótulos de baixo teor alcoólico e poucas calorias. 

“Embora haja uma mudança nas preferências, as pessoas ainda querem viver experiências em torno do consumo. É aqui que Belight é uma ótima opção, sem perder as grandes características pelas quais o Casillero del Diablo é conhecido em todo o mundo”, comenta Sebastián Aguirre, gerente de marketing de Casillero del Diablo. 

vinho sem álcool

Linha Belight: vinhos com baixo teor alcoólico e menos calorias.

Conheça os dois rótulos da linha! 

Vinho Branco Chileno Casillero Del Diablo Belight Sauvignon Blanc 

Este vinho com baixo teor alcoólico da Concha Y Toro tem somente 65 calorias por taça (125 ml), 27% a menos que um tradicional sauvignon blanc. O teor de álcool é de 8,5%.  

É leve, fresco, com aromas de frutas e notas florais. É o rótulo perfeito para apreciar em momentos descontraídos e em dias de altas temperaturas 

Harmoniza com carnes brancas grelhadas, pratos com frutos do mar e peixes, além de risotos de queijos, entradinhas e sobremesas. Sirva entre 8°C e 10°C. 

Vinho Branco Chileno Casillero Del Diablo Belight Sauvignon Blanc 

Vinho Rosé Casillero Del Diablo Belight 

Também da linha Belight da Concha Y Toro, mas na versão rosé, este vinho tem somente 65 calorias por taça e teor alcoólico de 8,5%, mantendo a coloração, os aromas e os sabores do clássico rosé Casillero Del Diablo.  

Possui aromas de frutas vermelhas, como amora e morango, além de toque floral. No paladar, é refrescante, convidando para beber mais um gole. 

Para harmonizar, escolha entre salmão grelhado, mousse de morango, risoto de frutas vermelhas, frutos do mar e antepastos. Sirva entre 8°C e 10ºC. 

Vinho Rosé Casillero Del Diablo Belight 

O crescimento do consumo de vinhos sem álcool e com baixo teor alcoólico reflete uma mudança significativa no comportamento dos consumidores. Cada vez mais pessoas querem reduzir o consumo de álcool, sem perder a sofisticação e o prazer de uma boa taça de vinho. 

Seja para momentos de descontração, celebração ou acompanhamento de refeições, essas opções oferecem alternativas versáteis e saudáveis. 

Convidamos você a explorar o catálogo de vinhos sem álcool e de baixo teor alcoólico no divvino.com.br. Lá, você vai encontrar rótulos de qualidade que se ajustam ao seu paladar e às suas necessidades. Confira! 

 

cta banner vinhos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo