Vinho Tokaji: um guia completo sobre a bebida húngara
Se você está sempre em busca de novas experiências sensoriais, então o vinho Tokaji definitivamente deve fazer parte do seu radar. A história dessa joia húngara é única, assim como seu sabor e processo de produção.
A seguir, você confere mais sobre a região de Tokaj-Hegyalja, assim como o processo de produção, características, dicas de harmonização e curiosidades sobre o vinho húngaro Tokaji. Boa leitura!
História da bebida
A história do vinho Tokaji remonta à época do império otomano, entre os séculos XVI e XVII. Um feliz acidente fez com que a bebida fosse descoberta: a princesa Zsuzsanna lorántffy e seu gerente de vinhos atrasaram a colheita das uvas viníferas em vista de uma invasão turca. Nesse meio tempo, os frutos foram atacados pelo fungo Botrytis cinerea.
No momento da colheita, mesmo ao notarem que os frutos pareciam-se mais com uvas passas, optaram por produzir os vinhos da mesma forma. O resultado foi surpreendente, em vista do dulçor e complexidade aromática do líquido.
Em 1703, o príncipe da Transilvânia presenteou o Rei Luís XIV da França com uma garrafa Tokaji e, ao experimentá-lo, fez a seguinte declaração: “O vinho dos reis, o rei dos vinhos”. Essas palavras imortalizaram o exemplar como uma bebida digna da realeza e, desde então, seu legado e excelência têm sido preservados.
Região de Tokaj-Hegyalja
Localizada no nordeste da Hungria, a região de Tokaj-Hegyalja possui as condições climáticas e geológicas ideais para a produção do vinho Tokaji.
A combinação de solos vulcânicos e argilosos, refrigerados por rios próximos, possibilita o desenvolvimento de uma uva muito especial: a Furmint. Essa variedade é a estrela dos vinhos Tokaji, responsável por suas características e sabor inconfundível.
Processo de produção do vinho de sobremesa Tokaji
Como mencionado, o vinho Tokaji é produzido com frutos atacados pelo fungo Botrytis cinerea, ou uvas botritizadas. A técnica é conhecida como “podridão nobre”.
- Recomendado para você: Vinho Botrytis — saiba tudo sobre a “podridão nobre”
O fungo, ao atacar as uvas, gera pequenas perfurações na casca, desidratando o fruto. Isso acaba por concentrar seus sabores e açúcares naturais. As castas mais utilizadas na produção do vinho Tokaji na Hungria são furmint, hárslevelű, sárgamuskotály, kövérszőlő e zéta.
Após a colheita manual, que ocorre no mês de outubro, há a seleção cuidadosa das melhores uvas, para então ocorrer a prensagem, que leva até 60 horas. A etapa de fermentação ocorre em barricas de carvalho húngaro.
O processo se estende por vários meses e, em alguns casos, pode durar até mesmo anos. Isso porque, quanto mais tempo o vinho Tokaji é maturado, seus sabores e aromas se tornam ainda mais complexos.
Características
O vinho Tokaji é mundialmente reconhecido por sua doçura e equilíbrio. Tem coloração dourada e aromas complexos, que mesclam notas de frutas cítricas, como laranja e damasco, mel, além de toques florais e minerais. Conta ainda com acidez refrescante, que se contrapõe ao dulçor e gera uma bebida única.
Estilos de Tokaji
O vinho Tokaji é categorizado de acordo com sua doçura— que pode variar entre 60 e 160 gramas de açúcar por litro (g/L) — e tempo de envelhecimento. Os estilos mais populares são:
- Tokaji Aszú: o mais conhecido e conceituado, é complexo e de sabor intenso. Em sua produção, as uvas afetadas pela “podridão nobre” são adicionadas ao mosto base. Essa medida é denominada puttonyos (que eram as cestas para a colheita das uvas e determinavam a quantidade do fruto nos vinhos) e pode variar em grau de 3 a 6.
- Tokaji Szamorodni: estilo mais leve e com menos açúcar residual.
- Tokaji Fordítás: para produzi-lo, uvas botritizadas são fermentadas junto às uvas saudáveis. Trata-se de um exemplar frutado e fresco.
- Tokaji Máslás: neste caso, uma pequena quantidade de Tokaji Aszú é adicionado ao mosto base, gerando um vinho com toque adocicado.
Dicas de harmonização
Por ser um vinho de sobremesa, o Tokaji pode ser apreciado após as refeições. Mas também é possível criar harmonizações incríveis, para apreciar todo o potencial da bebida húngara.
A doçura do Tokaji combina muito bem com queijos intensos e cremosos, como o Roquefort, o Gorgonzola e Stilton. Se quiser harmonizá-lo com sobremesas, preparos que levam frutas, como tortas de maçã e crumble de pêssego, são ótimas alternativas.
Além disso, tâmaras e frutas secas como damascos acompanham o dulçor do vinho e criam uma harmonização incrível!
Caso queira harmonizá-lo com refeições, aposte em camarão ao molho agridoce, frango ao curry ou foie gras.
Curiosidades sobre o vinho Tokaji
Antes de comprar os vinhos Tokaji disponíveis no divvino.com.br, queremos apresentar algumas curiosidades sobre essa bebida tão especial. Confira:
Longevidade
Um dos grandes diferenciais do vinho Tokaji é seu potencial de guarda. Nas condições adequadas de armazenamento, ele pode evoluir em garrafa por décadas!
Tradição familiar
As principais vinícolas responsáveis pela produção do vinho Tokaji continuam sendo passadas de geração em geração. Como resultado, a essência artesanal e expertise da produção permanecem vivas há séculos.
Patrimônio da humanidade
A região de Tokaj-Hegyalja foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 2002.
Vinho Tokaji no Divvino
Agora que você já sabe tudo sobre o vinho Tokaji, aproveite para conhecer os rótulos disponíveis no divvino.com.br e se deliciar com essa iguaria húngara que todo enófilo de carteirinha precisa experimentar. Clique no banner abaixo e saiba mais!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!