7 receitas inusitadas com vinho para fazer e se surpreender!
Se você é apaixonado por vinho e está sempre em busca de novas experiências gastronômicas, chegou ao lugar certo! Neste post, vamos apresentar sete receitas inusitadas com a sua bebida preferida. Prepare-se para se surpreender com combinações deliciosas. Vamos lá?
1. Geladinho de vinho
Começamos com uma receita refrescante de geladinho de vinho. Ideal para os dias mais quentes, é a pedida perfeita para quem deseja inovar no preparo de sobremesas.
Veja como fazer o geladinho de vinho a seguir:
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho tinto
- 3 xícaras (chá) de água com gás
- 2 colheres (chá) de mel
- Suco de 1 de limão
Modo de preparo
Para começar, em uma tigela, misture o vinho e duas xícaras de água com gás. Reserve. Em outro recipiente, incorpore o suco de limão, o restante da água e o mel.
Transfira a segunda mistura para uma panela e leve ao fogo médio. Vá mexendo até formar um xarope simples. Depois, incorpore esse xarope à mistura de vinho. Mexa novamente.
Despeje a mistura em saquinhos próprios para geladinho e leve ao freezer por pelo menos 6 horas, ou até que esteja completamente congelado.
2. Sorvete de espumante
Que tal um sorvete feito com espumante para surpreender seus convidados em uma ocasião especial? O resultado é incrivelmente saboroso!
Confira como fazer sorvete de vinho abaixo, com base na sugestão do blog Le Chef:
Ingredientes
- 300 gramas de açúcar de confeiteiro
- 200 ml de leite
- 100 ml de creme de leite fresco
- 2 gemas
- 1 xícara (chá) de espumante brut
- Raspas de limão-siciliano
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o leite, o açúcar, as gemas e as raspas de limão. Misture bem e deixe esfriar. Depois, incorpore o creme de leite fresco e bata até atingir o ponto de chantilly.
Inclua o espumante e misture delicadamente. Transfira para um recipiente que pode ser levado ao congelador. Leve ao freezer por pelo menos quatro horas. Depois disso, sua receita com vinho espumante estará pronta!
3. Picolé de vinho rosé
Se você é fã de receitas com vinho rosé, não pode deixar de experimentar esse picolé refrescante e delicioso. O preparo é muito fácil, confira abaixo!
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de água com gás
- 2 colheres (chá) de mel
- 1 garrafa de vinho rosé
- Frutas frescas de sua preferência (morangos, framboesas, uvas, etc.)
Modo de preparo
Em uma panela, misture uma xícara de água com gás e o mel, aqueça em fogo médio até formar um xarope. Deixe esfriar. Nesse meio tempo, lave e pique as frutas em pedaços pequenos e vá despejando em forminhas de picolé.
Depois, em um recipiente, inclua o vinho e o xarope e mexa delicadamente. Transfira a mistura para as forminhas, preenchendo até próximo da borda. Leve ao freezer por pelo menos quatro horas ou até congelar.
Desenforme delicadamente e desfrute dessa sobremesa perfeita para os dias quentes do verão.
4. Figos ao vinho
Os figos são frutas saborosas e versáteis, que combinam perfeitamente com vinho, especialmente Vinho do Porto ou espumante moscatel. Confira a seguir como prepará-los.
Ingredientes
- 6 figos médios maduros
- 1 xícara de Vinho do Porto
- 1/2 xícara de açúcar
- Casca de limão ralada a gosto
Modo de preparo
Lave e corte os figos ao meio, mantendo a casca. Em uma panela, coloque o Vinho do Porto, o açúcar e a casca de limão ralada. Leve ao fogo médio e deixe ferver por alguns minutos, até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
Adicione os figos na panela com o líquido e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, ou até que estejam macios. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva com sorvete de creme ou queijo mascarpone para uma combinação ainda mais saborosa.
5. Mousse de frutas vermelhas com calda de vinho
Que tal preparar uma sobremesa sofisticada, para surpreender seus convidados em uma ocasião especial? Experimente essa receita de mousse de frutas vermelhas com vinho.
Confira como preparar essa receita com vinho tinto a seguir:
Ingredientes
- 200 ml de vinho tinto seco
- 2 caixas de creme de leite
- 1 xícara (chá) de frutas vermelhas (morangos, framboesas, amoras, etc.)
- 1 sachê de gelatina sem sabor
- 1 caixa de leite condensado
Modo de preparo
Para começar, lave e pique as frutas. Depois, dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem.
No liquidificador, bata as frutas vermelhas, o vinho, o creme de leite e o leite condensado até atingir uma consistência homogênea. Na sequência, adicione a gelatina hidratada e bata novamente até incorporar.
Distribua a mousse em taças individuais ou em uma travessa e leve à geladeira por pelo menos 2 horas, ou até que esteja firme. Sirva gelada.
6. Geleia de vinho
A geleia de vinho, além de deliciosa, é uma sobremesa versátil e que pode ser saboreada com vários acompanhamentos, como carnes vermelhas ou de porco. Confira a seguir como prepará-la.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de vinho tinto seco
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de manteiga sem sal
- Suco de 1 limão
Modo de preparo
Em uma panela, deixe o vinho reduzir em fogo médio por 25 minutos. Depois, adicione o açúcar, o suco de limão, a manteiga e misture bem por 5 minutos, ou até começar a desgrudar do fundo.
Transfira para um pote de vidro e deixe esfriar. Aprecie com pães, torradas, bolos e queijos.
7. Rabanada com calda de Vinho do Porto
A rabanada é uma receita clássica e que, quando preparada com Vinho do Porto, fica ainda mais saborosa! Confira abaixo como prepará-la.
Ingredientes
- 1 baguete amanhecida, cortado em fatias grossas
- 2 ovos
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 paus de canela
- 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 1 xícara (chá) de Vinho do Porto
- Óleo para fritar
- Casca de limão a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, bata o leite e os ovos até obter uma mistura homogênea. Mergulhe as fatias de pão nessa mistura e deixe absorver bem.
Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite as fatias de pão em fogo médio até que fiquem douradas e crocantes dos dois lados. Retire do fogo e deixe escorrer em um prato ou refratário coberto por papel toalha.
Enquanto isso, em uma panela, coloque o Vinho do Porto, o açúcar, os paus de canela e a casca de limão. Leve ao fogo médio e deixe ferver por alguns minutos, até que o açúcar esteja completamente dissolvido e a calda tenha reduzido um pouco. Retire a casca de limão e os paus de canela. Sirva as rabanadas ainda quentes, regadas com a calda.
Temos certeza que essas receitas inusitadas com vinho vão te surpreender! E para começar a se aventurar na cozinha, garanta seus rótulos hoje mesmo no divvino.com.br. Para acessar o e-commerce, clique no banner abaixo:
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!