Qual vinho combina com cogumelos? Descubra!
Se você é enófilo e não abre mão de criar combinações incríveis, chegou ao lugar certo! Aprender qual vinho combina com cogumelos é um passo importante para elevar suas harmonizações a um próximo nível!
Neste post, vamos apresentar os principais tipos de cogumelos usados na culinária e dicas de como harmonizá-los com vinhos. Boa leitura!
Tipos de cogumelos
Antes de pensarmos nas harmonizações, vale a pena conhecer alguns dos cogumelos mais utilizados na culinária, pois cada um possui sabores e texturas bem característicos. Confira a seguir!
Cogumelo shiitake
O shiitake tem um sabor rico, terroso e levemente defumado, com uma textura carnuda e firme. É muito valorizado pelas propriedades nutricionais e medicinais que possui, sendo rico em antioxidantes e beta-glucanas.
É um ingrediente muito versátil, bastante utilizado em pratos da culinária asiática.
Cogumelo shimeji
Conhecido por ter um sabor suave e levemente adocicado, o shimeji é um cogumelo de textura crocante quando cozido. Ideal para pratos refogados e salteados. Há duas variedades disponíveis: o branco, mais suave, e o preto, com sabor mais acentuado e terroso.
Cogumelo Portobello
O Portobello possui um sabor terroso e mais intenso. Muitas vezes, é descrito como “carnudo”. Além disso, é grande e espesso, ideal para grelhar, assar ou rechear, pois mantém a forma e outros aspectos mesmo durante o cozimento.
Inclusive, é comum que o Portobello seja usado para substituir a carne em dietas vegetarianas e veganas, por ter uma textura densa e suculenta.
Cogumelo Paris (Champignon)
O cogumelo Paris, ou champignon, é um dos mais populares e versáteis. Tem um sabor suave e delicado. Pode ser encontrado em tamanhos pequenos e médios.
É amplamente utilizado em pratos como salteados, molhos, recheios e conservas devido à capacidade de absorver sabores e realçar os preparos sem dominá-los.
Harmonização entre cogumelos e vinhos
Agora que você já conhece os principais tipos existentes, a seguir, vamos explicar quais são os melhores vinhos para harmonizar com cogumelos. Confira!
Vinhos brancos
Para harmonizações com vinhos brancos, opte por cogumelos mais suaves e terrosos. Na hora de escolher o rótulo, aposte em um sauvignon blanc ou chardonnays barricados. As notas de madeira combinam muito bem com os sabores e a textura semi-fibosa dos cogumelos.
Quanto aos pratos, experimente preparar cogumelos refogados na manteiga ou recheados com queijos. Ao combiná-los com um chardonnay com passagem por madeira, a untuosidade e a viscosidade da refeição vão harmonizar muito bem com o perfil da bebida.
Vinhos tintos
Para cogumelos intensos, como o shitake, aposte em tintos mais encorpados, que apresentam notas terrosas e boa acidez, para equilibrar a untuosidade do ingrediente no paladar. Bebidas da uva nebbiolo, por exemplo, trazem essas nuances e são ideais para acompanhar polenta com cogumelos.
Os Chiantis também são uma escolha assertiva! Esses vinhos da região italiana também apresentam notas terrosas e uma alta acidez, balanceando o umami do cogumelo.
Portanto, se você sempre se perguntou qual vinho combina com risoto de cogumelos, saiba que essa é a harmonização perfeita!
Outra boa escolha são rótulos de guarda da uva pinot noir, ou exemplares da região da Borgonha. Isso porque essas bebidas trazem notas de chão de floresta, trufa e cogumelos, criando combinações incríveis com o ingrediente.
Agora que você já tem a resposta para a perguntar “qual vinho combina com cogumelos?”, que tal se aventurar na cozinha e experimentar novos pratos com o ingrediente? E, claro, harmonizado com um excelente exemplar de alguma das uvas e estilos mencionados neste texto!
Para comprar os novos vinhos da sua adega, acesse o divvino.com.br clicando no banner abaixo. Saúde e boa degustação! 🍷
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!