skip to Main Content
Vinho Chablis Da Borgonha: Guia Completo Para Conhecer Esse ícone

Vinho Chablis da Borgonha: guia completo para conhecer esse ícone

O vinho Chablis é um estilo memorável entre os rótulos da Borgonha. Com características especiais devido ao solo da região e à localização dos vinhedos, os rótulos são ótimas opções para os amantes de vinho. 

Reverenciado por sua pureza, elegância e seu frescor, sua identidade única foi forjada pelas peculiaridades do terroir e por uma tradição vinícola que atravessa séculos. Certamente, ele conquistou um lugar especial no coração dos enófilos ao redor do mundo. 

Continue a leitura e conheça mais detalhes da história, da região, das características, das categorizações e o que diferencia os Chablis de outros vinhos franceses! 

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

História do vinho Chablis  

A vinicultura na região de Chablis, França, é realizada há mais de mil anos, com um desenvolvimento significativo ao longo dos anos. No final do século 19, os produtores passaram por dificuldades de comercialização devido aos novos sistemas ferroviários, que facilitou o acesso a vinhos mais baratos de outras regiões. Além disso, safras foram afetadas por pragas, situação que só foi resolvida no início do século 20. 

Foi nesse período que houve uma renovação no comprometimento com a qualidade, de modo a tornar a viticultura uma atividade mais rentável na região. Então, em 1938, houve a Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) para “Chablis” para que o vinho só fosse produzido na região demarcada e exigindo que fosse elaborado apenas com as uvas chardonnay. 

O objetivo era proteger o nome e padronizar a produção, uma vez que, na época, a nonemclatura “Chablis” já estava sendo utilizado de forma inadequada para se referir a vinhos brancos produzidos por outras variedades. 

No final do século 20, houve um boom mundial dos vinhos de uva chardonnay, o que permitiu um crescimento dos vinhedos de Chablis. Para se ter uma ideia, nos anos 1950, havia apenas 500 hectares plantados, e, em 2004, essa área chegou a 4.000 hectares. 

Vinhedo em Chablis.

Vinhos são produzidos em Chablis há mais de mil anos.

Região de origem  

Chablis é uma região localizada na Borgonha, no norte da França, conhecida por produzir vinhos brancos, de mesmo nome, feitos exclusivamente a partir da uva chardonnay. 

Apesar de a casta ser cultivada em vários terroirs da Borgonha, em Chablis o solo apresenta características específicas que diversificam os vinhos produzidos nesse ambiente. A área é famosa por seus solos únicos, categorizados de duas formas. 

  • Solos de Portland: proporcionam vinhos mais simples e frescos, com menor concentração de frutas. 
  • Solos de Kimmeridge: formados no período jurássico, num local que era um oceano, ou seja, conta com fósseis marinhos que favorecem vinhos com sabores mais minerais.

A base do solo é de calcário e argila, que conferem aos vinhos uma acidez distinta e sabores minerais. O frio é predominante na região, com risco de geadas e chuvas de granizo; os verões são curtos e o clima é considerado continental, com influência atlântica.

Garrafa e taça de vinho Chablis no vinhedo.

O vinho Chablis se caracteriza por ser seco, ácido e contar com aroma cítrico e de minérios.

Características do vinho Chablis  

Devido a essa confluência de fatores de solo e clima, o vinho branco Chablis conta com as seguintes características: 

  • Seco. 
  • Naturalmente ácido. 
  • Aroma de minérios, flores brancas, frutas frescas e críticas. Notas de limão, lima, maçã verde e limão. 
  • A coloração costuma ser amarelo-pálida com reflexos esverdeados. 

Classificações de Chablis  

Os vinhos Chablis são classificados em quatro níveis principais:  

  1. Petit-Chablis 
  2. Chablis 
  3. Chablis Premier Cru 
  4. Chablis Grand Cru 

Cada um representa diferentes qualidades e características, dependendo do local das vinhas e dos métodos de produção. Veja as especificações! 

Petit-Chablis  

É o vinho mais simples entre as classificações. Os vinhedos estão situados nos sopés das montanhsas da região, em terrenos mais altos e com menor exposição solar do que as áreas centrais. 

Isso ocorre porque houve uma expansão da região demarcada pelo D.O.C. nos anos 1980, de modo que o Petit-Chablis é elaborado com uvas chardonnay cultivadas nesses locais. Os solos são menos ricos em calcário, e o sabor apresenta menor tendência à mineralidade. 

O vinho tende a ser refrescante e com boa acidez, com notas de frutas cítricas. Geralmente, é mais leve e menos complexo que os outros, sendo ideal para consumo jovem, pois sua vivacidade é valorizada. 

O Petit-Chablis produzido pela vinícola Jean Bouchard apresenta as características da região, expressando todo seu terroir, com coloração amarelo brilhante e aroma com toques de lima e limão. Vibrante no paladar, é um excelente rótulo para harmonizar com ostras, risoto de camarão, peixes grelhados e sashimis. 

Card Petit Chablis.

Chablis  

É o vinho mais comum entre os D.O.Cs. da região. Os vinhedos estão em planícies e, em sua maioria, em solo Portland, sem transmitir a mesma intensidade que o Premier Cru e o Grand Cru. 

O rótulo de Chablis, da vinícola Jean Bouchard, apresenta o tom amarelo pálido com aromas cítricos e notas minerais. O sabor é fresco e elegante e, se você busca por pratos para acompanhá-lo, aposte em frutos do mar, como vôngoles, polvo sauté, vieiras grelhadas e lulas crocantes.

Vinho Branco Francês Jean Bouchard Chablis

Chablis Premier Cru  

Os Chablis Premier Cru são elaborados com chardonnay de vinhedos com solos kimmeridgianos, mas que não estão voltadas ao sudoeste. Apesar disso, estão situados em locais bem expostos ao sol para melhor maturação das uvas, permitindo maior complexidade e profundidade. Possui corpo mais robusto que o Chablis e Petit-Chablis, com notas cítricas e minerais.  

O rótulo produzido pela vinícola Albert Bichot, por exemplo, conta com visual amarelo-pálido, aroma com toque de especiarias e amêndoas, provenientes do seu envelhecimento em barricas de carvalho e em aço inox sob leveduras. Quer harmonizar? Aproveite o vinho ao lado de pratos com frutos do mar ligeiramente frescos.

Card Chablis Premier Cru.

Chablis Grand Cru  

O Grand Cru é uma categorização específica da Borgonha que representa os vinhedos de mais alta qualidade. Ao todo, a região francesa conta com 33 denominações e uma delas está localizada especificamente em Chablis. 

Chablis Grand Cru é elaborado a partir de apenas 100 hectares de vinhedos, em que todo solo é kimmeridgiano e a encosta é voltada para o sudoeste, privilegiando o ângulo para incidência solar. Essas condições são essenciais para aprimorar a qualidade das uvas, já que o clima é predominantemente frio e os raios solares auxiliam na maturação. 

O Chablis Grand Cru da vinícola Albert Bichot é produzido em Vaudesir, um dos sete climas oficiais da região, e tende a ser mais suave que outros da categoria. O rótulo possui características florais e minerais, com envelhecimento em barricas de carvalho e acidez moderada e agradável. Para acompanhá-lo, peixes e crustáceos são excelentes. 

Card Chablis Grand Cru.

Diferença entre Chablis e outros vinhos brancos da França  

Os vinhos Chablis são produzidos na região de mesmo nome, localizada em uma parte da Borgonha, enquanto outros vinhos brancos são elaborados em outros locais, como Côte de Beaune. O clima é mais frio, proporcionando mais acidez e mineralidade proveniente do solo. 

Apesar de que, predominantemente, a uva chardonnay seja a escolha de outras regiões da Borgonha, todos os vinhos Chablis são elaborados exclusivamente a partir dela, com diferente perfil sensorial. Na França como um todo, também são utilizadas as castas  sauvignon blanc, chenin blanc, pinot blanc, entre outras variedades. 

Quanto às características sensoriais, enquanto os Chablis se destacam pelos aromas cítricos e pela presença de mineralidade, vinhos de outras regiões podem apresentar notas de outras frutas, com nuances específicas dependendo do envelhecimento, serem mais herbáceos e conterem mais doçura. Tudo isso é influenciado pela uva utilizada, pelas características do solo, do clima e da região geográfica. 

Certamente, os Chablis são célebres vinhos franceses, com importância geográfica e com reconhecimento mundial a partir de suas particularidades, seus aromas e sabores. Quer conferir esses e outros rótulos do país? Então, clique na imagem abaixo e confira as opções no divvino.com.br! 

vinhos da frança do divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo