skip to Main Content
Vinhos Para Natal E Ano-Novo: Dicas Para As Festas

Vinhos para Natal e Ano-Novo: dicas para as festas

As festas de final de ano são momentos mágicos, repletos de tradição, alegria e encontros especiais. O vinho no Natal e no Ano-Novo é um elemento que sempre se destaca, seja numa ceia farta ou num momento de esperança e renovação. 

Neste conteúdo, vamos compartilhar dicas valiosas para que você selecione os melhores vinhos para suas celebrações, encantando os convidados e descobrindo cuidados que transformam cada brinde em uma memória incrível. Boa leitura!

Banner ClubeD 15% off.

Como escolher o vinho para festas de final de ano?  

Esta é uma tarefa gratificante, especialmente pela variedade de opções disponíveis. Confira pontos importantes para te ajudar a fazer a escolha certa! 

  • Ofereça variedades para agradar diferentes paladares. 
  • Brinde com espumantes, eles são ideais e sempre abrilhantam os festejos de final de ano. 
  • Opte por vinhos versáteis que agradem diversos públicos e que combinem com os pratos da ceia. 
  • Leve em conta o clima quente do final de ano no Brasil. Portanto, vinhos brancos e rosés  frescos podem ser refrescantes e adequados ao período. 

Dica! Vinhos feitos com a uva tempranillo são comumente indicados para presente no final do ano pela sua facilidade de beber, além de harmonizarem muito bem com carnes brancas, como peru e chester, pratos típicos do Natal. 

Vinhos para o Natal  

Sabendo o que considerar para selecionar os rótulos certos para as festas, confira alguns vinhos para ceia de Natal!

Septimo Sentido Tempranillo 

O vinho Septimo Sentido é elaborado com a uva tempranillo, apresenta coloração rubi, com aromas de frutas pretas maduras e especiarias, como canela e anis estrelado. No paladar, espere boa acidez e taninos finos. É ideal para harmonizar com carnes vermelhas e queijos maturados. 

Card Vintae Septimo Sentido Tempranillo.

Mas Oliveras Tempranillo

Outro vinho elaborado com a uva tempranillo é o Mas Oliveiras, de origem espanhola, da vinícola Roqueta. É um tinto de cor rubi intenso, com aromas de frutas vermelhas maduras, como cereja e morango. No paladar, possui taninos e acidez equilibrados com boa persistência. Harmoniza muito bem com pratos leves, como carnes brancas.

Roqueta Mas Oliveiras Tempranillo.

Amigo Perro Syrah-Carménère Reserva   

Outro vinho recomendado para o Natal é o Amigo Pero, rótulo chileno da vinícola La Junta. Esse tinto é elaborado com um blend de uvas carménère e syrah, proporcionando uma coloração rubi de alta intensidade. 

O rótulo possui aroma de frutas pretas em compota e especiarias. Possui taninos estruturados e harmoniza com carnes de porco, como o pernil, receita comum nas ceias natalinas. 

La Junta Amigo Perro Syrah Carménère.

Tarapacá Carménère Reserva   

Outro tinto chileno excelente para o Natal é o Tarapacá Reserva, da vinícola Tarapacá, elaborado com a uva carménère e que encanta os convidados em todos os sentidos. 

Sua tonalidade é rubi de média intensidade, enquanto o aroma é o de frutas maduras e baunilha. O paladar é balanceado com a presença de taninos doces, ideal para harmonizar com filé mignon.

Tarapacá Reserva Carménère.

Montgras Organic Red Blend   

O Montgras Organic é um rótulo chileno, da região do Vale do Colchagua, no Chile. Feito a partir do blend das uvas cabernet sauvignon e carménère, conta com aromas de geleia de frutas vermelhas e cereja e, no paladar, é estruturado com notas picantes, como páprica. Harmoniza muito bem com carnes brancas e vegetais assados. 

Montgras Organic Red Blend.

Avignonesi Dadi   

Dadi, da vinícola Avignonesi, é outro vinho de Natal. Elaborado com a uva sangiovese colhida manualmente, sua cor é rubi de baixa intensidade, com aroma de cerejas azedas e caixa de charuto, além de notas de carne curada e especiarias picantes. 

O paladar é intenso, persistente e com acidez vibrante. Pode ser harmonizado com uma entrada de tábua de charcutaria fina e queijos curados. 

Avignonesi Dadi Sangiovese.

Vinhos para Ano-Novo  

No Ano-Novo, Champagnes e espumantes são os preferidos para os brindes e de comemoração. Veja excelentes opções para o momento! 

Champagne Moutard Gran Cuvée Brut   

Para o Ano-Novo, nada melhor que fazer um brinde com um legítimo Champanhe. O Grande Cuvée da vinícola Moutard é elaborado com uvas pinot noir na região de Champanhe, na França. 

A coloração é amarelada, com aroma cítrico, com notas de brioche e damasco. No paladar, é estruturado, com textura cremosa e frescor delicioso. Além do brinde, acompanha bem entradas como tábuas de queijos e carnes brancas.

Champagne Moutard Grande Cuvée Brut

Espumante Mille Bolle Brut Rosé

O Mille Bolle é um espumante italiano notável por sua cor rosa pálido. O aroma é de frutas vermelhas frescas e, no paladar, apresenta acidez balanceada. Elaborado com um blend de uvas merlot e pinot noir, é a escolha certa para seu brinde de Ano-Novo.

espumante italiano mille bolle brut rose

Moscatel de Setúbal Flor de la Mar   

Outra opção de vinho no Ano-Novo é o Flor de la Mar, rótulo português da vinícola Ermelinda de Freitas. Ele se destaca pela cor âmbar e pelos aromas de damascos, flor-de-mel e amêndoas. Por conta do estilo do vinho, possui dulçor no paladar.

Harmoniza muito bem com sobremesas, como mousses e pudim, característicos do período. Também é uma ótima pedida para quem quer montar uma tábua de queijo de mofo azul, como roquefort e gorgonzola devido ao seu dulçor e acidez.

Ermelinda de Freitas Dlor De La Mar Moscatel.

Dicas para servir e armazenar vinhos nas festas 

Todos os detalhes devem ser perfeitos durantes as festas, incluindo o vinho! Nada melhor do que aquele toque especial às suas celebrações, não é mesmo? Se você quer impressionar seus convidados e criar momentos inesquecíveis, siga essas dicas para servir e armazenar os rótulos.

Temperatura ideal  

A temperatura de serviço é crucial para realçar aromas e sabores do vinho. 

  • Vinhos tintos: devem ser servidos de 14°C a 18°C. No clima quente do Brasil, pode ser necessário resfriá-los um pouco antes de servir. 
  • Vinhos rosés: sirva-os com temperatura de 8°C a 12°C. 
  • Vinhos brancos: a temperatura ideal é entre 6°C e 12°C. 
  • Espumantes: devem ser servidos mais frios, entre 6°C e 10°C.

Como conservar? 

Também é preciso atentar-se ao modo de armazenamento dos vinhos antes da festa e quando começam a ser servidos.

Antes da festa

Se o dia estiver quente no dia do evento, certifique-se de refrescar os vinhos tintos antes da festa. Isso pode ser feito na geladeira ou na adega. Vinhos brancos precisam estar na temperatura ideal para serem melhores apreciados e, portanto, coloque na geladeira por, no mínimo, quatro horas antes do evento. 

Dica! Se você não conseguiu resfriar os espumantes com antecedência, coloque um papel toalha molhado com álcool ao redor da garrafa. Posicione no freezer e ele estará na temperatura ideal para consumo em cerca de 1 hora.

Durante a festa  

Utilize baldes de gelo para manter os vinhos brancos, rosés e espumantes na temperatura certa. Para vinhos tintos, evite deixá-los em ambientes muito quentes por muito tempo, refresque-os na geladeira ou no balde, porém com menos gelo que as outras bebidas. 

Uso de taças adequadas  

O tipo de taça pode influenciar muito na degustação do vinho.  

  • Tintos: utilize taças no estilo borgonha ou bordeaux.
  • Brancos e rosés: prefira taças menores para permitir que o vinho não esquente durante a degustação. 
  • Espumantes: use taças do tipo flûte, que ajudam a manter as borbulhas por mais tempo, ou as coupé, que deixam o evento mais charmoso.
Espumante sendo servido em taça flûte.

Para espumantes, use taças flûte (mais alongadas) para manter as borbulhas da bebida.

Cuidado ao servir 

De modo geral, segure a garrafa pela base ou pelo corpo, nunca pelo gargalo. Assim, você  obtém mais estabilidade e elegância ao servir. Quanto ao volume, é preciso deixar que o vinho respire dentro da taça, coloque até a marca mais larga da taça, cerca de 1/3 do total.

No caso de vinhos que sejam de safras mais antigas, pode ser que tenham sedimentos do fundo da garrafa. Por isso, ao manipular, evite agitar para que não se misture ao líquido. Caso seja um vinho tinto mais encorpado, considere deixá-lo um tempo no decantador para aeração. 

À medida que nos aproximamos das celebrações de Natal e Ano-Novo, lembrar dos detalhes faz toda a diferença para criar momentos especiais. Escolher vinhos que harmonizem com os pratos da ceia, servir com atenção aos detalhes e desfrutar cada gole com pessoas queridas são pequenos gestos que tornam essas datas inesquecíveis. 

E se você deseja adquirir os rótulos e conferir mais opções, sejam nacionais ou importadas, clique na imagem abaixo e veja a variedade disponível no divvino.com.br! 

cta banner vinhos nacionais e importados

 

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo