skip to Main Content
Cantina Di Negrar: Conheça A Vinícola Italiana!

Cantina Di Negrar: conheça a vinícola italiana!

A Cantina di Negrar é uma vinícola italiana prestigiosa. Fundada em 1933, na região de Vêneto, é conhecida por alinhar tradição e inovação na produção de vinhos excepcionais, com uma história que remonta ao início do século 20. 

Neste post, vamos explorar a história da Cantina di Negrar, principais uvas cultivadas, e rótulos para conhecer disponíveis no divvino.com.br. Boa leitura! 

História da Cantina di Negrar 

Tudo começou em 1933, quando um grupo de viticultores se uniu para formar uma cooperativa, que tinha por objetivo evidenciar o melhor das safras da região de Vêneto, na Itália. 

Desde então, a empresa investe em um trabalho cuidadoso para produzir vinhos de alta qualidade em seus 700 hectares de vinhedos, que traduzem o melhor do terroir da região, respeitando a terra e o meio-ambiente. 

A Cantina, além de produzir excelentes vinhos a partir de castas autóctones, desempenhou um papel significativo na história do Amarone della Valpolicella. No século 20, foi pioneira ao produzir o primeiro rótulo da categoria. 

Amarone della Valpolicella 

De acordo com a lenda, um Recioto (outro vinho célebre da região) acabou sendo fermentado por mais tempo do que o indicado por engano. Durante a degustação do exemplar, que desenvolveu mais álcool e amargor devido à fermentação completa do açúcar residual, a seguinte frase foi proferida: 

“Questo non è un Amaro, è un Amarone!” 

Em tradução direta, a frase diz “Isso não é um vinho amargo, é um vinho muito amargo!”. Os envolvidos incluíam o então presidente da Cantina di Negrar, Gaetano Dall’Ora. De lá para cá, a tradição do Amarone é passada de geração em geração e faz parte do DNA da vinícola. 

Trata-se de um vinho seco elaborado a partir do processo de apassimento, no qual as uvas descansam por um período de 120 dias para secarem e acumularem sabores, aromas e açúcar residual. Como efeito, temos bebidas estruturadas e intensas, com graduação alcoólica em torno dos 14%. 

Quanto às características, tem coloração rubi, aromas de frutas negras e notas de especiarias como tabaco, couro e chocolate. Como todo o açúcar residual é transformado em álcool durante a fermentação, tem sabor amargo característico. Além disso, o potencial de guarda é excelente, e pode chegar até 20 anos. É produzido exclusivamente na sub-região de Valpantena, em Valpolicella. 

secagem de uvas para a produção de vinho

Processo de secagem das uvas para produção de vinhos apassimento.

Uvas cultivadas 

A região de Vêneto é conhecida por sua variedade única de uvas, incluindo corvina, rondinella, molinara e corvinone. Essas espécies locais prosperam no terroir italiano. 

A Cantina di Negrar investe em um cultivo cuidadoso das castas autóctones, selecionando apenas as melhores para elaborar os exemplares. Os viticultores confiaram à cooperativa a produção de alguns dos melhores vinhos de Valpolicella, incluindo Amarone Valpolicella, Ripasso Valpolicella Superiore e Valpolicella Classico. 

Cidade de Valpolicella, na Itália,

Cidade de Valpolicella, na Itália, berço da Cantina di Negrar.

Vinhos Cantina Di Negrar no Divvino 

Agora que você sabe um pouco mais sobre o assunto, confira rótulos disponíveis no divvino.com.br a seguir. 

Cantina Di Negrar Amarone Della Valpolicella Classico 

Blend das uvas corvina, corvinone e rondinella, este é o clássico Amarone da Cantina di Negrar! Visualmente, tem coloração rubi. No olfato, revela aromas de frutas secas como figos e tâmaras, além de notas florais e de especiarias. No paladar, como é de se esperar, tem bastante estrutura e taninos aveludados. 

Excelente opção para acompanhar carnes vermelhas grelhadas, tábua de charcutaria e queijos maturados. 

Cantina Di Negrar Amarone Della Valpolicella Classico

Cantina Di Negrar Pinot Grigio Garda D.O.C. 

Varietal pinot grigio, as uvas utilizadas neste exemplar são provenientes de vinhedos montanhosos, solos leves e ambientes ventilados. Trata-se de um vinho de coloração amarelo-palha com tons dourados, aromas de sílex, pêssego maduro e pera. Em boca, tem bom corpo, sendo uma bebida intensa e bem equilibrada. 

Para a harmonização, aposte em pratos à base de frutos do mar, risotos e receitas da culinária asiática. 

Vinho branco italiano Cantina Di Negrar Pinot Grigio Garda D.O.C.

Cantina Di Negrar Garganega Garda D.O.C. 

Este é um vinho elaborado com uvas garganegas de vinhedos montanhosos, com solos planos da área de Garda. Produzido com a safra de 2021, tem coloração amarelo-palha, aromas de pedra quebrada, sílex, além de mineralidade. Um vinho fresco, equilibrado e com bom corpo. 

Cantina Di Negrar Garganega Garda D.O.C. 

Cantina Di Negrar Ii Cedrone Rosso Veronese 

Este vinho da Cantina di Negrar é um blend de corvina, corvinone e rondinella. Visualmente, tem coloração rubi e reflexos púrpura. No olfato, revela aromas de frutas pretas como mirtilos e cerejas em compota, além de notas florais e de especiarias. 

Em boca, tem taninos aveludados e ótima acidez. Ideal para acompanhar carnes vermelhas grelhadas, ragu de cordeiro, massa ao molho 4 queijos e sorrentinos ao sugo. 

Cantina Di Negrar Ii Cedrone Rosso Veronese 

Gostou de conhecer a Cantina di Negrar? A vinícola lendária representa toda a tradição e qualidade da viticultura italiana! E você pode garantir os vinhos no divvino.com.br. Temos certeza de que eles vão complementar sua adega de uma forma incrível! 

Para conferir todos os rótulos disponíveis em nosso site, clique no banner abaixo e acesse o e-commerce. Estamos te esperando por lá! 

cta vinhos cantina di negrar

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo