Conheça os vinhos de Provence e Rhône, na França
Quando falamos em vinhos franceses, algumas regiões vêm de imediato à mente, com suas tradições vinícolas e paisagens de tirar o fôlego. Um duo perfeito no mundo dos vinhos, Provence e Rhône são reconhecidas na França pela produção de rótulos vibrantes e prestigiados.
Confira neste artigo as características das duas regiões produtoras de vinho na França, contemplando solo, clima, uvas, técnicas de vinificação e curiosidades!
Região de Provence
Provence, no Sudeste da França, é conhecida pela paisagem pitoresca, repleta de campos de lavanda, oliveiras e vinhedos que se estendem até o Mar Mediterrâneo. Vinhos são elaborados por lá há mais de 2.600 anos, tornando Provence a região produtora mais antiga do país.
A área é historicamente ligada à produção de vinhos rosés, que representam a maior parte de sua produção vinícola. Para se ter uma ideia, 88% da vinificação de vinhos de Provence é dedicada ao estilo rosé, embora os rótulos tintos e brancos também estejam conquistando espaço, com uma rica paleta de sabores e aromas.
Os vinhos rosés da Provence são conhecidos pela cor pálida e delicada, um de rosa-claro. No paladar, são refrescantes, com notas de frutas vermelhas, cítricas e florais, ótimos para climas quentes e eventos sociais.
Provence — ou Provença —, na França, é responsável por cerca de 70% da produção de vinhos do país. O tamanho da região colabora para atingir esse número, mas vários outros fatores contribuem para essa extração vinífera de sucesso: o clima, o solo, as chuvas regulares, a altitude dos vinhedos e os benefícios dos ventos mistral, um vento forte e frio que entra no Mediterrâneo vindo do Noroeste através da França, responsável por manter os vinhos secos e livres de pragas.
As variedades de uvas cultivadas na Provence são amplas, mas destacam-se a grenache, mourvèdre e cinsault, utilizadas principalmente na produção de rosés. Para vinhos brancos, vermentino (cepas rolle) e ugni blanc são predominantes.
É dentro da Provence que encontramos Luberon, uma pequena região de solo calcáreo e vinhedos protegidos pelas encostas. Um local de vinhos negros, aveludados e intensos, e que produz tintos marcantes, elegantes, de taninos longevos e vívidos.
Curiosidades sobre a região
O clima é muito propício para o desenvolvimento das uvas. Provence recebe muito sol e pouca chuva, com dias quentes e noites frescas. A videiras precisam de, no mínimo, 1.400 horas de sol por ano para produzir frutos maduros — a Provence tem entre 2.700 e 3.000 horas de sol anualmente.
A Provence possui, ainda, nove A.O.C’s (Denominações de Origem Controlada), e a mais conhecida é a Côtes de Provence, responsável por 75% da produção de vinhos rosés da região.
- Veja também: O que é a Denominação de Origem Controlada?
A.O.C. é uma área delimitada para o cultivo de uvas, definida por fatores que conferem a ela um caráter singular, como o tipo de solo, o clima e a geografia. Estar em uma A.O.C., portanto, implica seguir regras específicas.
Os produtores, por exemplo, são limitados quanto às variedades de uvas que podem plantar, os métodos de cultivo e a quantidade que pode ser colhida. Os vinhos devem ser elaborados com proporções específicas de misturas, respeitando níveis regulados de álcool e açúcar residual. Além disso, é necessário seguir diretrizes rigorosas de rotulagem.
Vinho Rosé Réserve Des Bertrands Côtes de Provence
Um exemplar da Côtes de Provence, disponível no divvino.com.br, é o Vinho Rosé Réserve Des Bertrands Côtes de Provence. Na taça, a coloração é de um rosa-pálido e radiante, com aromas de frutas brancas, como pêssego e pera, e exóticas. É um vinho rosé da Provence delicado e elegante no paladar, com final mineral, longo e rico.
É a escolha ideal para acompanhar refeições com salmão.
Região do Rhône
O Rhône é uma das regiões de vinhos da França recheada de belezas naturais. Uma parada certa para se deslumbrar com a paisagem, é o Vale do Rio Rhône, um lugar esplêndido e de águas puras, azuis e frescas, e um canal que nutre, irriga e beneficia os vinhedos locais.
É composto por encostas rochosas, fundamentais para fixar as características do terroir sul nos vinhos produzidos por lá. Toda essa geografia contribui para rótulos frutados, herbáceos e com notas de couro.
A região do Rhône é dividida em duas partes: Rhône Norte e Rhône Sul. No Norte, predominam invernos frios e verões quentes, contribuindo para bebidas mais estruturadas. No Sul, o clima é mais mediterrâneo, marcado por verões quentes e invernos amenos. Como resultado, os vinhos tendem a ser mais ricos e de maior teor alcoólico.
Os solos também variam significativamente. No Norte, é comum encontrar solos graníticos, enquanto no Sul prevalece calcário e argila.
Atualmente, o Rhône é o segundo maior produtor francês de vinho, e a maioria das garrafas é um blend das uvas grenache, syrah e mourvèdre. Boa parte dessas bebidas é elaborada com acidez e taninos ideais, resultando em rótulos elegantes, frutados, macios e delicados.
Vinho Jean Bouchard Côtes du Rhône
O Vinho Jean Bouchard Côtes du Rhône é elaborado a partir de um blend das castas grenache e syrah na região de Côtes du Rhône. Trata-se de um tinto intenso e encorpado, com notas de frutas pretas sobremaduras, como amoras e cassis, além de notas de defumado e violetas. No paladar, entrega taninos envolventes e ótima acidez.
Curiosidades sobre a região
São 27 variedades de uvas cultivadas na área. Na produção de tintos, a grenache é a casta majoritária; syrah e mourvèdre são secundárias. Tintos e rosés devem ser produzidos com pelo menos duas dessas cepas e complementados com até 40% de outras castas.
Para os vinhos brancos, as principais são bourboulenc, clairette, grenache blanc, marsanne, roussanne e viognier.
A denominação Côtes du Rhône foi introduzida em novembro de 1937. O objetivo era fornecer um título abrangente para vinhos de boa qualidade do Rhône, provenientes de áreas vitícolas menos conhecidas e menos prestigiadas do vale.
Explorar as regiões vinícolas de Provence e Rhône é um deleite para turistas e apreciadores de vinhos. Cada uma apresenta características climáticas e de solo distintas, que se refletem na diversidade e na qualidade de seus vinhos.
Os vinhos de Provence são, na maioria, rosés refrescantes e elegantes, enquanto o Rhône surpreende com a complexidade e a profundidade dos tintos e brancos. Ao apreciar os rótulos dessas duas localidades estamos saboreando também uma parte rica da história e da cultura francesas.
No divvino.com.br, temos uma seleção incrível de vinhos da França. Clique na imagem abaixo, escolha o seu exemplar e aprecie o que há de melhor na vinicultura francesa!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!