skip to Main Content
Entenda A Diferença Entre Vinho Reserva E Reservado

Entenda a diferença entre vinho reserva e reservado

Se você está começando no mundo dos vinhos, uma dúvida bastante comum, possivelmente, é a diferença entre vinho reserva e reservado.  

Como o assunto pode gerar muitos questionamentos, neste post, vamos explorar o significado de cada categoria, o que as diferem entre si, além de sugerir rótulos disponíveis no divvino.com.br para você experimentar. Boa leitura!  

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

O que é vinho Reserva? 

O termo “Reserva” aplicado a vinhos geralmente denota um nível superior de qualidade e cuidado durante a produção da bebida.  

No entanto, é importante ressaltar que o uso dessa denominação pode variar de acordo com a legislação de cada país. Na Espanha, por exemplo, utiliza-se “Crianza”. 

Na União Europeia, a designação de “Reserva” indica que o vinho passou por um período mais longo de envelhecimento antes de ser lançado no mercado, tanto em barris quanto engarrafado. 

Os Barolos, produzidos em Piemonte, na Itália, precisam envelhecer durante cinco  anos, estagiando por um período mínimo de 36 meses em barricas de carvalho. Na Espanha, vinhos reserva envelhecem por três anos, considerando o estágio em barril e a evolução em garrafa. 

Por conta disso, o termo Reserva é frequentemente associado a características de maior complexidade, estrutura e potencial de envelhecimento. 

Importante mencionar, ainda, que em países do Novo Mundo, no entanto, não há legislações específicas para que vinícolas rotulem seus vinhos como Reserva. Por conta disso, o termo costuma aparecer nos rótulos de exemplares que estagiam durante algum período em barris de carvalho. 

Diante do contexto, é possível encontrar um rótulo chileno Reserva, por exemplo, que envelheceu em carvalho durante um período bem menor do que os exemplares europeus. 

Barricas de carvalho para armazenamento de vinho

Vinhos reserva estagiam em barricas de carvalho para desenvolver complexidade aromática e de sabores.

O que é vinho Reservado? 

Embora o termo seja bastante parecido com reserva, ele significa, na verdade, algo completamente diferente no que diz respeito aos processos de produção. “Reservado” é um tipo de nomenclatura utilizada em vinhos. Normalmente, é utilizado em rótulos da América do Sul, mas exemplares de qualquer parte do mundo podem levar esse nome. 

De maneira geral, trata-se de bebidas frutadas, que não passam por estágio em barricas de carvalho. Por conta disso, são opções mais despretensiosas e fáceis de beber, indicadas para consumo no dia a dia. 

Assim como acontece com os vinhos Reserva do Novo Mundo, não há uma legislação específica para o uso do termo “Reservado”. Por isso, o mais comum é associá-lo aos rótulos mais simples das vinícolas e que, consequentemente, possuem um valor mais acessível. 

Qual a diferença entre vinho Reserva, Reservado e Gran Reserva 

A principal diferença entre as três categorias está ligada à complexidade dos vinhos. Enquanto “Reserva” e “Gran Reserva” frequentemente denotam um padrão específico de envelhecimento e qualidade, “Reservado” refere-se a bebidas mais simples e menos complexas. 

diferença entre vinho reserva e reservado

Vinho reserva ou reservado? Se desejar um rótulo de qualidade superior, escolha a primeira opção!

Vinhos Reserva e reservado para experimentar 

Como vimos, vinhos Reserva e reservado são bebidas muito diferentes entre si, mas a boa notícia é que ambas as categorias podem integrar a sua adega. 

Em momentos de descontração ou no dia a dia, os rótulos reservados podem ser boas opções. Já para uma ocasião especial, como um jantar, aposte em um vinho Reserva ou Gran Reserva e desfrute de uma degustação incrível.  

Abaixo, confira duas sugestões de rótulos disponíveis no divvino.com.br. 

1. Vinho tinto Tarapacá Reserva Cabernet Sauvignon  

Varietal da uva cabernet sauvignon, este vinho é produzido no Vale do Maipo, no Chile. O líquido passa por um período de oito meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês e americano. 

Como resultado, temos uma bebida de coloração rubi, aromas de tabaco, couro e frutas negras. No paladar, é rica em taninos, sendo uma ótima escolha para harmonizar com churrasco e filé de carne vermelha ao molho de pimentas.

Vinho tinto Tarapacá reserva cabernet sauvignon

2. Vinho tinto Cepas Nobles Reservado Cabernet Sauvignon 

Elaborado no Vale Central do Chile, este é outro varietal cabernet sauvignon meio-seco, mas sem passagem por barrica.  

Visualmente, tem coloração vermelho-rubi. No nariz, revela aromas de frutas pretas e vermelhas, como amora e cereja, além de notas de especiarias. No paladar, é bem estruturado, com acidez equilibrada e final persistente e elegante. Ideal para acompanhar carnes vermelhas grelhadas e queijos de pasta dura. 

Vinho Cepas Nobles Reservado

Agora que você sabe qual a diferença entre vinho Reserva e Reservado, fica muito mais fácil explorar o portfólio completo de exemplares do divvino.com.br escolher quais rótulos vão complementar a sua adega. Acesse o e-commerce clicando no banner abaixo, estamos te esperando por lá! Saúde! 

cta banner vinhos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo