Drinks com vinho: 20 opções para preparar em casa!
O vinho é muito versátil e pode dar origem a drinks deliciosos. Ao ser misturado a outros ingredientes e consumido em temperaturas diferentes, essas receitas podem ressaltar características diferentes na bebida.
A seguir, você confere 20 deliciosas receitas de drinks com vinho, sugeridas com exclusividade pelo nosso blog. Boa leitura!
1. Sangria
De origem espanhola, a sangria é uma bebida feita à base de vinho tinto e frutas. É servida gelada, sendo uma ótima opção para dias quentes de verão. Para essa receita, escolha um título jovem e com aromas frutados, como os tintos da Espanha.
Ingredientes
- ½ garrafa de vinho tinto
- ½ xícara de suco de laranja
- 1 maçã verde picada em cubos
- 1 pêssego picado em cubos
- 1 limão siciliano cortado em rodelas
- 1 laranja cortada em rodelas
- 2 latas ou 700 ml de água tônica
- 2 colheres de açúcar
- 1 dose de gin (opcional)
Modo de preparo
Em uma jarra, coloque as frutas já cortadas. Em seguida, despeje o suco de laranja, o vinho tinto e a água tônica. Adicione as colheres de açúcar e mexa até dissolver. Se preferir, acrescente uma dose de gin para finalizar.
Deixe a bebida na geladeira por alguns minutos para que absorva o sabor das frutas e fique na temperatura ideal. Sirva em copos estilo on the rocks com pedras de gelo.
2. Clericot
O Clericot é um drink elaborado com vinho frisante, espumante ou vinho branco. Teve sua origem na França, porém se popularizou na América do Sul, em países como Uruguai e Argentina. É uma opção refrescante e perfeita para os dias mais quentes!
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho branco ou espumante
- 1 kiwi picado em cubos
- 1 maçã cortada em cubos
- 1 laranja cortada em rodelas
- 5 morangos cortados em cubos
- 350 ml de água tônica ou água com gás
- 1 dose de licor de laranja
- 2 colheres de açúcar
Modo de preparo
Em uma jarra, adicione todas as frutas já cortadas. Em seguida, acrescente os líquidos: o vinho, a água tônica e o licor de laranja. Por fim, acrescente o açúcar e mexa.
Deixe a bebida na geladeira por alguns minutos para que a absorva o sabor das frutas. Sirva gelada, em copos on the rocks ou taças de conhaque com cubos de gelo.
Dica: Além da receita tradicional, o Clericot Verde é uma variante inusitada. Para preparar o drink com vinho verde, basta trocar a base e seguir o mesmo processo explicado acima.
3. Kir Royal
Este é um drink aperitivo criado em 1904, em homenagem a Félix Kir, herói da resistência francesa e então prefeito de Dijon, França. Para o preparo, recomendamos um bom espumante, que tenha a casta chardonnay como protagonista.
Ingredientes
- 50 ml de licor de cassis
- 90 ml de champagne
- fruta vermelha de sua preferência (morango, cereja, framboesa)
Modo de preparo
Basta misturar os ingredientes em uma taça flûte ou de espumante, enfeitando-a com a fruta vermelha na borda. Sirva antes das refeições para abrir o paladar.
Com um modo de preparo fácil e ingredientes simples, o vinho pode se transformar em um ótimo drink para você e seus convidados.
4. Buck’s Fizz e Mimosa
Esses são dois drinks muito similares que são servidos nos hotéis da Europa no brunch, uma refeição entre o café da manhã e o almoço. A primeira versão é inglesa, e a segunda, francesa. A única diferença entre ambas é a proporção dos ingredientes.
Tradicionalmente, utilizam-se os espumantes franceses da região de Champagne, porém, para adaptar a receita é possível utilizar outro rótulo brut.
Ingredientes
- Champagne ou espumante Brut
- Suco de laranja
Modo de preparo
Para preparar um Buck’s Fizz: em uma taça longa de espumante, misture 100 ml da bebida escolhida e 50 ml de suco de laranja.
Para preparar uma Mimosa: em uma taça longa de espumante, misture partes iguais de espumante e suco de laranja (cerca de 75 ml de cada).
5. Porto e tônica
Inspirado na versão com gim, esse drink com Vinho do Porto combina o dulçor da bebida com o amargor da água tônica. Você ainda pode personalizá-lo com uma casca de limão para torná-lo mais aromático.
Ingredientes
- 100 ml de Vinho do Porto tinto, branco ou rosé
- 1 lata de água tônica gelada
- 1 casca de limão (opcional)
- Cubos de gelo
Modo de preparo
Em uma taça de bojo grande, coloque o gelo e a casca de limão, e complete com as bebidas. Sirva imediatamente! Se preferir, utilize Vinho do Porto branco.
6. New York Sour
Finalizando a lista com um drink de vinho tinto diretamente de Nova Iorque. Acredita-se que ele tenha sido criado por volta da década de 1880, e leva suco de limão e whisky tipo Bourbon.
Ingredientes
½ dose de vinho tinto de sua preferência
2 doses de whisky Bourbon
½ dose de suco de limão siciliano
¾ de dose de xarope de açúcar
1 colher de chá de clara de ovo
Gelo
Modo de preparo
Em uma coqueteleira, despeje todos os líquidos, com exceção do vinho e bata bastante até que se incorporem bem. Em seguida, acrescente o gelo e bata por mais alguns segundos.
Caso não encontre xarope de açúcar, clique aqui e aprenda a fazer o seu. É uma receita muito fácil, que leva apenas açúcar e água.
Sirva o líquido da coqueteleira em um copo de whisky cheio de gelo e espere cerca de um minuto até que a espuma suba e se separe do restante do líquido. Finalize despejando uma dose de vinho tinto vagarosamente sobre as costas de uma colher, para que as cores se separem e a apresentação fique bonita.
7. Aperol Spritz
Um clássico italiano. É feito de Aperol, aperitivo à base de laranja-azeda e ervas, e prosecco, espumante famoso da região do Vêneto. Ideal para se refrescar durante o verão!
Ingredientes
- 2 doses (80 ml) de Aperol
- 3 doses (120 ml) de Prosecco
- 1 dose (40 ml) de água com gás
- 1 rodela de laranja
Modo de preparo
Em uma taça de bojo largo, despeje primeiro o Aperol, e em seguida, o Prosecco ea água com gás. Finalize com uma rodela de laranja.
8. Vinho quente
O vinho quente, ou quentão, é um clássico das receitas de festa junina. Incorporando o vinho tinto à ingredientes como canela e cravo, o resultado é uma bebida adocicada e perfeita para dias frios! Confira o preparo:
Ingredientes
- 1 vinho tinto demi-sec
- ½ xícara (chá) açúcar
- 2 maçãs
- 6 cravos-da-índia
- 1 canela em pau
Modo de preparo
Em uma panela aquecida em fogo baixo, acrescente o açúcar e o cravo-da-índia. Mexa sem parar e, quando começar a torrar, adicione a canela em pau e continue mexendo.
Quando a mistura estiver um pouco caramelizada, adicione o vinho 500ml de água quente. Pique as maçãs, acrescente e misture tudo até começar a ferver. Quando o vinho quente levantar fervura, aguarde mais 1 ou 2 minutos para que todos os sabores sejam incorporados.
9. Coquetel de pêssego
O coquetel de pêssego é preparado com espumante, conferindo à receita um frescor especial. Mais uma excelente opção para o verão! Confira a receita do drink a seguir:
Ingredientes
- 1 garrafa de espumante gelado
- 1 lata de pêssego em calda
- Açúcar e gelo a gosto
Modo de preparo
Em uma jarra, adicione o espumante, os pêssegos picados e a calda. Se preferir, coloque a quantidade de açúcar desejada. Acrescente o gelo, misture bem e sirva ainda gelado.
10. Caipirinha de vinho
Coquetel de vinho com limão, é preparado com uma mistura de cachaça e vinho suave. É, sem dúvidas, um drink doce, mas intenso. Confira o vídeo do canal Mundo dos Drinks e aprenda a prepará-la:
11. Tinto de verano
Muito apreciado em cidades espanholas, o tinto de verano é um excelente drink para quem não abre mão do vinho nem mesmo no verão! A seguir, o preparo da bebida refrescante:
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho tinto
- 750ml de água com gás ou água tônica
- Gelo
Modo de preparo
Basta misturar a garrafa de vinho com a água com gás ou água tônica. Acrescente o gelo e, se quiser, uma rodela de limão ou laranja para a apresentação. Você pode modular a intensidade do drink, colocando mais ou menos vinho à mistura.
12. Marsala Tonic
O marsala tonic consiste na mistura entre um vinho da região de Marsala, na Itália, água tônica e laranja. Para quem aprecia o sabor mais intenso desse tipo de rótulo, vale a pena experimentar o drink. Confira o preparo!
Ingredientes
- 100 ml de vinho Marsala
- 200ml de água tônica
- 1 rodela de laranja
- Gelo a gosto
Modo de preparo
Em um copo, acrescente o gelo, a água tônica, o vinho e a laranja, seguindo essa ordem, sem misturar. Agora é só servir!
13. Frozen Rosé
Combinando licor de cereja, suco de morango e limão siciliano, o drink com vinho rosé é ideal para apreciar com os amigos em uma tarde de verão. O preparo é fácil e rápido, confira a seguir:
14. Batida de vinho com leite condensado
Se você está à procura de drinks com vinho e leite condensado, experimente preparar uma batida. Para isso, basta acrescentar uma garrafa de vinho tinto de sua preferência, uma lata de leite condensado, gelo e bater até dobrar de volume.
15. Mateus Frosé
Receita sugerida pela própria marca de vinhos, o drink é uma excelente opção para o verão e utiliza como base, é claro, o Mateus Rosé. Confira a receita a seguir:
Ingredientes
- 250ml de Mateus Rosé
- 50ml de sumo de frutos silvestres ou suco da fruta que preferir
- 50ml de Vodka
- 30g de açúcar
- 3 morangos
- Gelo
- Raspas de limão ou casca de laranja (opcional)
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que a mistura atinja a consistência ideal de frozen. Se desejar, adicione raspas de limão ou para a casca de laranja apresentação.
16. Rossini
Se você ama drinks refrescantes, frutados e fáceis de preparar, precisa experimentar o rossini! O coquetel italiano é perfeito para ocasiões despretensiosas, como eventos ao ar livre ou um brunch. O preparo leva apenas prosecco e morangos. Confira!
Ingredientes
- 100 ml de prosecco ou champagne
- 4 morangos frescos
- Suco de um limão-siciliano
Modo de preparo
Em uma coqueteleira, macere os morangos, acrescente o suco de limão, o gelo e bata bem. Transfira para uma taça flûte resfriada e complete com prosecco ou champagne. Se quiser, decore com mais uma unidade da fruta e seu coquetel está pronto!
17. Bellini
Mais uma herança da coquetelaria italiana, especificamente de Veneza, o bellini é colorido, tropical e uma ótima pedida nos dias quentes do verão! O drink é feito com a combinação entre Prosecco e purê de pêssego. Confira o preparo completo, com base na sugestão do The Spruce Eats.
Ingredientes
- 100 ml de Prosecco
- 4 pêssegos sem caroço
- 3 cubos de gelo
- 1 colheres (sopa) de suco de limão
- ½ colher (chá) de açúcar
Modo de preparo
Comece a receita preparando o purê. Para isso, bata os pêssegos, o gelo, o suco de limão e o açúcar no liquidificador até atingir consistência homogênea. Se necessário, corrija até conseguir a doçura desejada.
Em uma taça flûte, despeje um pouco do purê e vá completando com o vinho frisante. Adicione aos poucos, para que a bebida seja bem incorporada. Decore com uma fatia de pêssego e seu coquetel estará pronto!
18. Gold velvet
O gold velvet, a princípio, pode parecer uma opção inusitada, mas quem experimenta não se decepciona! A bebida leva espumante, suco de abacaxi e cerveja. O preparo completo você confere a seguir!
Ingredientes
- 1 dose de suco de abacaxi fresco
- ½ copo de cerveja
- Espumante brut para completar
Modo de preparo
Em um copo alto, adicione a cerveja, o suco de abacaxi e complete com o champagne. Misture delicadamente para finalizar.
Dica: como o preparo não leva gelo, certifique-se de resfriar o copo, manter o abacaxi na geladeira e as bebidas alcoólicas em uma adega ou outro refrigerador.
- Leia também: Como gelar vinho? 6 dicas práticas
19. Negroni sbagliato
É verdade que a versão original do italiano negroni agrada muita gente, mas você já experimentou prepará-lo com a adição do espumante? O resultado é surpreendente!
Confira a receita, sugerida pelo Difford’s Guide:
Ingredientes
- 2 doses de espumante brut
- 1 dose de vermute doce
- 1 dose de Campari
- 1 rodela de laranja
- Gelo
Modo de preparo
Em um copo, acrescente todos os ingredientes e misture com o auxílio de uma colher. Decore com a rodela de laranja para finalizar.
20. Chardonnay sour
O Chardonnay sour é uma adaptação do Pisco sour, um coquetel tradicional do Chile e do Peru. Nesse caso, ao invés de usar o Pisco (aguardente produzida a partir da uva), utiliza-se um chardonnay. O preparo sugerido é com base no blog You catch Man.
Ingredientes
- 2 doses de vinho chardonnay
- 1 dose de suco de limão
- 1 dose de xarope de açúcar ou de canela
- ½ colher (chá) de clara de ovo
- Gelo
Modo de preparo
Em uma coqueteleira, acrescente todos os ingredientes e bata por 30 segundos. Sirva em uma taça flûte.
Os drinks com vinho, embora menos comuns que os feitos com destilados, também ficam deliciosos e são ótimos para se refrescar durante o verão. Ao prepará-los, certamente você vai impressionar seus amigos e familiares.
Clique no banner abaixo e confira os vinhos e destilados disponíveis no catálogo do divvino.com.br!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!