Aprenda a harmonizar lasanha com vinho
Quando falamos em comfort food, ou seja, comidas que provocam sensações de bem-estar e carinho, é muito comum lembrarmos da lasanha, um prato quente, delicioso e que costuma despertar memórias agradáveis.
O que muitos não sabem é que, ao harmonizar lasanha com vinho, essa experiência fica ainda melhor. A bebida é capaz de realçar os sabores e aromas da massa, e proporcionar conforto ao paladar.
Por isso, elaboramos um conteúdo para ajudar você a escolher o rótulo ideal para cada tipo de lasanha. Leia até o fim para descobrir!
Lasanha de vegetais
Esse tipo de lasanha tem uma grande diferença com relação às demais: ao invés de utilizar massa para separar as camadas, é comum que se use algum tipo de vegetal, como abobrinha ou berinjela. Além da consistência firme, que pode dar estrutura ao prato, esses ingredientes trazem mais sabor e aroma.
Os diferentes recheios também influenciam diretamente no tipo de vinho para acompanhar. Uma lasanha com cogumelos e molho branco acompanha um pinot noir; já quando o prato leva abóboras ou nozes, escolha um rótulo da uva sauvignon blanc, que terá características mais rústicas e amadeiradas.
Lasanha à bolonhesa
A lasanha à bolonhesa é um clássico italiano! Os principais ingredientes do molho são o tomate e a carne moída, mas você pode incrementar a receita com os temperos que preferir e deixá-la a sua cara!
Por conta da acidez considerável do tomate e o sabor intenso da carne, a receita pede por um tinto estruturado, como os vinhos italianos da Toscana e da Sicília.
Lasanha ao funghi
Para os amantes de cogumelos, nada melhor do que a lasanha ao funghi! Embora o preparo exija alguns cuidados, para manter a textura e sabor do ingrediente principal, o resultado vale muito a pena! O molho mais utilizado em lasanhas ao funghi é o bechamel.
Vinhos carménère ou chardonnay com passagem por barrica, e até mesmo um bardolino complementam a receita perfeitamente! Na hora de harmonizar, opte por brancos jovens ou rosés pouco tânicos.
Lasanha de camarão
Para quem não abre mão de pratos à base de frutos do mar, a lasanha de camarão é a escolha certa! A combinação do ingrediente com o molho bechamel entrega cremosidade e um sabor incomparável! Para a harmonização, vale apena apostar em brancos aromáticos e com acidez presente, como um riesling alemão.
Lasanha de palmito
O palmito é um ingrediente leve e ótimo quando servido como aperitivo, mas que tal utilizá-lo na preparação de uma lasanha caseira? Quando bem temperado, o resultado fica incrível, além de ser uma boa receita para harmonizar com chardonnays frutados, sem passagem por barrica.
Lasanha de frango
Vinhos brancos e tintos leves são ideais para harmonizar com pratos que levam o frango como base, em vista dos sabores e untuosidade leves dessas receitas.
Esses rótulos são boas escolhas especialmente para a harmonização com lasanha de frango ao molho branco, pois têm intensidade similar à da carne branca e, ao mesmo tempo, são capazes de limpar o paladar entre um pedaço e outro da massa.
Dica: utilize temperos específicos para gerar similaridade aromática com o rótulo escolhido para a harmonização.
Lasanha de queijo
Queijos e vinhos já são uma das principais combinações da enogastronomia, e uma ótima forma de combiná-los é fazendo uma boa lasanha.
A escolha dos queijos é muito importante para ter uma boa harmonização. Os queijos de pasta mole, como mascarpone, brie e camembert, são a melhor escolha para apreciar uma taça de vinho.
Para finalizar a lasanha, você também pode utilizar variações de pasta dura, como pecorino romano e parmesão. Eles trarão notas mais pungentes e salgadas, além de dar um acabamento dourado e gratinado.
Lasanha à parisiense
Esta receita é inspirada no talharim à parisiense, um prato muito comum no Brasil durante o século 20. O modo de preparo tradicional leva molho branco, presunto, queijo, ervilha fresca ,e algumas vezes, champignon.
Para este prato, escolha um Chardonnay de intensidade média e sem passagem por barrica. Um espumante brut feito com a mesma uva também é uma ótima alternativa.
Extra: Dicas de harmonização
Além da escolha do rótulo, há uma série de dicas de harmonização de lasanha com vinho que podem ajudar, especialmente com relação ao preparo da massa. Confira, a seguir, alguns fatores que contribuem para uma boa degustação!
Escolha o molho certo
O molho de tomate é muito utilizado para fazer lasanhas, e dá à massa uma característica saborosa e acolhedora. Entretanto, quando estamos fazendo harmonização com os vinhos Chardonnay, esse condimento pode atrapalhar sua degustação.
Ao mesmo tempo que o tomate tem um alto nível de acidez, que combina bem com esse tipo de bebida, os vinhos dessa uva não têm intensidade suficiente para se equilibrar, fazendo com que o molho se sobressaia ao sabor da Chardonnay, tornando a harmonização desequilibrada
Se optar por utilizá-lo, lembre-se de colocar pequenas quantidades. Além disso, equilibre com molho branco ou à base de queijo.
Utilize os temperos como similaridade aromática
Sempre que for harmonizar lasanha com vinho, utilize temperos como forma de gerar similaridade aromática entre o prato e a bebida. Rótulos leves, por exemplo, podem apresentar tanto aromas de ervas quanto especiarias, e transmitir isso para a massa tornará a degustação mais completa.
Pronto para harmonizar lasanha com vinho? Seguindo as nossas dicas, você conseguirá fazer combinações deliciosas, além de entender melhor sobre as nuances de aromas e sabores de cada prato. E para encontrar os melhores exemplares, aproveite para conhecer o portfólio do Divvino, clicando no banner abaixo:
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!