Confira as 8 melhores receitas de Natal e surpreenda na ceia!
As festas de fim de ano são o momento para celebrar com amigos e familiares, e que tal apostar nas melhores receitas de Natal para deixar a celebração ainda mais incrível? Neste post, elencamos oito preparos para você soltar o seu lado chef de cozinha!
E, é claro, também incluímos dicas sobre como criar boas harmonizações com cada uma das sugestões de receitas de Natal. Boa leitura!
1. Salada de Natal
Na hora de fazer a salada para as festas de fim de ano, a criatividade é que manda! Nesta versão, o prato leva peito de peru, abacaxi, maionese, palmito e, é claro, uva passa! E se você quiser preparar uma receita de Natal vegetariana, basta retirar a carne.
Confira essa receita de salada para o Natal no vídeo do canal Receitas do Pai:
2. Peru com Champagne, figos e tâmaras
É claro que não poderia faltar uma receita de peru de Natal. Esse é um dos pratos mais tradicionais na ceia natalina, o que não significa que ele não possa ser preparado de formas diferentes.
Nessa receita, as frutas dão um toque agridoce à receita, e a marinada no Champagne traz uma explosão de sabor e sofisticação. Confira o preparo!
Ingredientes
- 1 peru inteiro de 6 kg
- 12 figos frescos
- 200 g de tâmaras inteiras
- 50 g de uva passa branca
- 100 g de tâmaras picadas
- 1 colher (sopa) de alecrim
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
Para o recheio
- 1 cebola picada
- 5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 100 g de bacon em cubinhos
- 500 g de farinha de mandioca crua
- 500 g de farinha de milho flocada
- 2 colheres (sopa) de salsinha
- 100 g de azeitonas verdes picadas
Para a marinada
- 2 folhas de louro
- 600 ml de Champanhe (ou espumante)
- 1 cebola picada
- 5 dentes de alho amassados
- Sal grosso a gosto
- Pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Antes de tudo, descongele a ave conforme as instruções da embalagem. Para preparar o recheio, doure a cebola na manteiga e adicione o bacon. Frite bem. Em seguida, coloque as farinhas de mandioca e de milho na frigideira. Torre por 5 minutos e adicione o restante dos ingredientes até finalizar o refogado. Quando a farofa estiver pronta, retire do fogo e reserve.
Para preparar a carne, junte todos os ingredientes da marinada em uma tigela grande e deixe o peru imerso por 12 horas. Depois deste período, retire a ave do recipiente e recheie-a com farofa.
Em seguida, coloque o peru em uma travessa com a marinada, cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 130°C por 1 hora. Passado esse tempo, retire o papel-alumínio, aumente a temperatura do forno para 180°C e deixe assar até dourar.
Ao longo do cozimento, abra o forno de tempos em tempos para regar a ave com o caldo da marinada. Quando estiver quase dourada, cerca de 10 minutos antes de finalizar o assado, coloque os figos frescos cortados ao meio na assadeira. Retire do forno e decore com os figos assados e as tâmaras inteiras para servir.
Após tirar o peru do forno, não se esqueça de deixá-lo descansar por alguns minutos para que seu líquido interno possa se recompor. A receita rende de 10 a 12 porções.
Sugestão de harmonização
É a receita ideal para harmonizar com um vinho branco rico, como um chardonnay ou semillon. Os tintos leves, como pinot noir e gamay, também têm intensidade similar e são bastante aromáticos, formando ótimas combinações.
3. Lombo suíno com curry recheado com ricota e castanhas
Que tal acrescentar um toque oriental à sua ceia? O curry traz essa característica, além de garantir ardência e uma coloração amarelada incrível ao prato. Para que o lombo não fique seco, a panceta tem o papel de irrigar a carne, trazendo sabor e suculência, enquanto o manjericão confere as notas herbáceas e frescas. Veja a seguir o preparo!
Ingredientes
- 100 g de ricota
- 3 colheres (sopa) de manjericão picado
- ½ xíc. (chá) de castanha-de-caju picada
- 1 maçã ralada
- Suco de 1 limão
- Raspas da casca do limão
- 1 peça de lombo suíno (cerca de 800 g)
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 200 g de panceta em fatias finas
- Cravos-da-Índia
Para o molho
- 1 cebola roxa picada
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco
- 150 ml de leite de coco
- 1 xíc. (chá) de extrato de tomate
- 1 xíc. (chá) de caldo de galinha
- 1 col. (sopa) de açúcar mascavo
- 3 col. (sopa) de curry em pó
- Sal a gosto
Modo de preparo
Comece pelo molho: junte todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Reserve para colocar na assadeira na hora de assar. Em outro recipiente, misture a ricota esfarelada, o manjericão, a castanha-de-caju, a maçã ralada, o suco de limão e as raspas.
- Leia também: Aprenda como preparar um jantar italiano
Corte a peça de lombo ao meio, sem separar as metades, abrindo como uma manta. Recheie o lombo com a mistura de ricota e feche, enrolando. Tempere com pimenta-do-reino e cubra com as fatias de panceta, prendendo-as com os cravos-da-Índia.
Embrulhe em filme plástico e deixe por 15 minutos no congelador. Retire o plástico e doure em uma panela de ferro que possa ir ao forno. Despeje o molho curry e asse (forno preaquecido a 180°C). Mantenha a carne coberta com papel-alumínio por cerca de uma hora. Após esse tempo, retire o alumínio e asse por mais 20 minutos para finalizar. A receita rende cerca de seis porções.
Sugestão de harmonização
Apesar do lombo não ser uma carne tão gordurosa e com paladar sutil, o curry é algo para se tomar cuidado na harmonização. Seu sabor é construído de especiarias que podem acentuar os taninos e gerar uma sensação ruim em boca quando malfeitas.
Caso você queira evidenciar a ardência e a potência do tempero, recomenda-se um chardonnay aromático. Se você prefere um vinho que limpe o paladar, escolha um riesling ou gewürztraminer.
4. Chester com castanhas portuguesas
Esse prato tem notas cítricas de tangerina e, ao mesmo tempo, tons herbáceos do tomilho e do alecrim, e terrosos das castanhas portuguesas. Tudo isso aliado ao sabor leve e untuoso da carne, que vai tornar sua ceia de Natal diferente e deliciosa.
Confira o preparo completo a seguir!
Ingredientes
- 1 chester de 4 kg
- Suco de 4 tangerinas
- Pimenta branca moída a gosto
- 2 ramos de tomilho
- 2 ramos de alecrim
- Mel para pincelar
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 500 g de castanhas portuguesas
Modo de preparo
Descongele a ave como nas instruções da embalagem e deixe marinando na mistura de suco de tangerina, pimenta, um ramo de tomilho e um ramo de alecrim por, no mínimo, 4 horas. Dica: para facilitar e para que a carne absorva os sabores, realize esse processo de um dia para o outro.
Cozinhe as castanhas em água e sal, descasque-as e reserve-as. Retire o chester da marinada, pincele a ave com mel e coloque em uma forma com a marinada coberta com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 2 horas.
Enquanto isso, prepare os acompanhamentos: em uma frigideira, derreta a manteiga e salteie as castanhas com os ramos de tomilho e alecrim. Reserve. Retire o papel-alumínio da ave e deixe dourar por aproximadamente 30 minutos. O rendimento é de 8 a 10 porções.
Sugestão de harmonização
Como esse prato tem uma grande combinação de sabores, é recomendado que você procure por rótulos que tenham uma intensidade aromática capaz de equilibrá-los. A primeira sugestão são os gewürztraminer com aromas florais e frutados.
Se preferir os tintos, escolha um rótulo como Alabastro Alentejano Reserva. Feito de um blend entre as uvas alicante bouschet, aragonez e trincadeira, traz aroma de frutas vermelhas, notas de baunilha e madeira tostada. No paladar, é bem estruturado e tem taninos macios.
5. Bacalhau à Gomes de Sá
Para quem busca receitas de bacalhau para o Natal, a versão à Gomes de Sá é uma ótima pedida. Original de Porto, em Portugal, o preparo consiste em separar o peixe nobre em lascas e colocá-lo em uma infusão de leite quente.
Para quem não é tão fã de peru no Natal, essa pode ser uma excelente alternativa para complementar a ceia. Confira como fazê-lo no vídeo do canal Chef Zeca:
Sugestão de harmonização
Nada melhor do que uma harmonização regional para acompanhar esse bacalhau! Por isso, aposte no clássico português, o Vinho Verde.
6. Farofa de castanhas
Os acompanhamentos também são receitas essenciais para a ceia de Natal. A farofa com castanhas é o complemento perfeito para o peru ou chester, além de ser nutritiva. Confira como preparar a seguir.
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de castanhas picadas (castanha-do-Pará, castanha de caju e amêndoas);
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca;
- 1 cebola pequena
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Em uma frigideira, derreta a manteiga e refogue a cebola até dourar. Adicione as castanhas picadas e mexa por alguns minutos, até que elas fiquem levemente torradas. Depois, inclua a farinha de mandioca. Continue mexendo para incorporar todos os ingredientes.
Tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture mais um pouco. Para finalizar, retire do fogo e deixe esfriar por um tempo. Sirva como acompanhamento em sua ceia de Natal.
7. Pavê
O pavê é uma opção muito democrática quando o assunto é receita de sobremesa de Natal. Lembre-se apenas de prepará-lo com antecedência, já que o doce precisa ficar na geladeira por algumas horas. Confira como fazer:
Ingredientes
- 1 pacote de biscoito tipo maisena
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 2 xícaras (chá) de leite
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo
Em uma panela, dissolva o amido de milho no leite. Acrescente o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó. Misture bem. Depois, leve ao fogo médio, inclua a manteiga e mexa sem parar até o creme engrossar e soltar do fundo.
Em um refratário, comece cobrindo o fundo do recipiente com o creme. Em seguida, molhe os biscoitos no leite e coloque-os sob o creme, e cubra o fundo também. Repita esse processo até preencher a vasilha. Leve à geladeira por pelo menos quatro horas antes de servir.
8. Torta de nozes
Outra ótima sugestão de sobremesa para o Natal é a torta de nozes. Crocante e doce na medida certa, também é uma alternativa democrática e muito saborosa. A seguir, você confere o preparo!
Ingredientes
- 200 g de nozes trituradas
- 200 g de biscoitos maisena triturados
- 150 g de manteiga derretida
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- Nozes inteiras para decorar
Modo de preparo
Comece triturando as nozes e os biscoitos. Em seguida, em uma tigela com manteiga derretida, misture tudo com as mãos até formar uma massa homogênea. Forre o fundo de uma forma de aro removível e acrescente a massa, pressionando para cobrir o fundo todo e ficar compacta.
Em uma panela, adicione o creme de leite, o leite condensado, o amido de milho e a essência de baunilha. Misture bem. Depois, leve ao fogo médio. Mexa sem parar até o creme engrossar e começar a soltar do fundo.
Despeje o creme na forma, sobre a massa. Decore a sobremesa com nozes inteiras e leve à geladeira por pelo menos duas horas, ou até que esteja bem firme.
Sugestão de harmonização para sobremesas
A sobremesa é parte essencial da ceia de Natal e você pode tornar esse momento ainda mais saboroso! Para acompanhar os doces, os vinhos de sobremesa são perfeitos e complementam o dulçor dos pratos.Você pode optar por um Vinho do Porto Tawny, um espumante demi-sec ou um late harvest (colheita tardia).
Inovar na ceia pode ser uma experiência muito agradável para a sua família e amigos. Seguindo as melhores receitas de Natal e as dicas de harmonização, você e sua família terão uma noite divertida, memorável e saborosa.
Se você gostou das dicas e vai experimentar nossas sugestões, aproveite para garantir seus vinhos no divvino.com.br. Basta clicar no banner abaixo!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!