5 receitas de caponata [+ sugestões de harmonização]
A caponata é uma receita italiana, originária da região da Sicília. Na culinária típica do país, é servida como aperitivo para degustar antes do prato principal, ou primo piatto.
As receitas de caponata são saudáveis e muito saborosas, levando ingredientes como berinjela, pimentão, abobrinha e temperos, de acordo com a preferência do chef. Neste post, indicamos 5 formas de preparar o aperitivo italiano, além de sugestões de harmonização para acompanhar o seu próximo jantar temático.
Também explicamos a diferença entre antepasto e caponata, além de dicas do que saborear com este aperitivo. Boa leitura!
Qual a diferença entre antepasto e caponata?
Enquanto a caponata italiana é um prato servido como entrada em jantares, antepasto é uma tradução de antipasti. O termo significa, justamente, aperitivo, aquilo que é servido antes do primo piatto, ou prato principal.
Ou seja, as receitas de caponata podem ser um antepasto, mas qualquer outro aperitivo também leva a mesma denominação.
O que comer com caponata?
Como as receitas de caponata são servidas em pasta ou cubos, o ideal é servi-las com pães diversos, torradinhas e saladas. Você pode, inclusive, preparar uma bruschetta de caponata.
Caso queira saborear a receita com o prato principal, sugerimos massas como espaguete ou carnes brancas, como peixe e frango.
1. Caponata de berinjela
A caponata de berinjela é a forma mais clássica de preparar o antepasto italiano. Ela acompanha ingredientes como pinoli, azeitonas pretas e alcaparras para incrementar seus sabores. Para a harmonização, aposte em um branco das uvas Sauvignon Blanc ou Chardonnay. Se você prefere rótulos tintos, um Merlot vai bem.
Confira a receita completa da caponata tradicional, com base no blog Panelinha:
Ingredientes
- 2 berinjelas cortadas em cubos
- 3 talos de salsão
- 1 cebola picada
- 1 lata de tomate pelado
- ½ xícara de azeitonas pretas picadas
- ½ xícara de vinagre de vinho tinto
- ¼ xícara de azeite
- 2 colheres de salsinha picada
- 1 e ½ colher (sopa) de alcaparras
- 1 colher (sopa) de pinoli
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Antes de mais nada, lave os talos de salsão em água corrente e reserve. Em seguida, lave a berinjela, descarte a tampa e pique o resto em rodelas finas.
Pique a cebola em pedaços pequenos e os tomates pelados em pedaços grosseiros. Aqueça uma panela grande em fogo baixo, acrescente o salsão e refogue por 10 minutos.
Depois, adicione a cebola e refogue por mais 10 minutos, mexendo sempre. Retire a mistura do fogo e reserve.
Na mesma panela, adicione os cubos de berinjela e refogue até dourar, mexendo sempre. Acrescente o salsão e a cebola novamente e misture bem.
Nesse momento, adicione o vinagre, os tomates, a azeitona e as alcaparras. Mexa bem e, logo depois, acrescente os temperos. Misture por mais 15 minutos, desligue o fogo e transfira para um refratário ou tigela.
Para finalizar, adicione o pinolis e a salsinha. Para servir, aguarde a receita esfriar e saboreie com pães de sua preferência.
2. Caponata de pimentão, berinjela e abobrinha
Para quem quer preparar uma caponata rica em sabores, vale a pena caprichar na adição de ingredientes como pimentão e abobrinha. Na hora harmonizar, aposte em um rótulo branco e cítrico das uvas Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio.
Confira a receita da caponata de legumes, com base no vídeo do canal Chef Cenoura:
Ingredientes
- 1 pimentão vermelho fatiado
- 1 pimentão amarelo fatiado
- 1 pimentão verde fatiado
- 1 berinjela fatiada
- 1 abobrinha fatiada
- 1 cebola
- Orégano a gosto
- Sal a gosto
- Azeite de oliva a gosto
- Pimenta a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, acrescente o azeite e a cebola, nessa ordem. Em seguida, coloque os pimentões, a berinjela e a abobrinha. Tempere a gosto e leve ao forno a 230ºC por uma hora. Sirva com pães, torradas, saladas ou o prato de sua preferência.
3. Caponata ao forno com uva passa
Para quem ama uva passa e não abre mão do ingrediente, esta receita é uma excelente pedida. Ademais, a versão é perfeita para as festividades de fim de ano.
É um antepasto simples e delicioso, ideal para saborear com tintos frutados da uva Merlot.
Confira a receita completa no vídeo do canal Cook’n Enjoy:
4. Caponata na panela
A caponata na panela é uma boa opção para quem prefere preparos mais rápidos e práticos. A receita inclui diversas etapas de refoga e, para finalizar, a adição de temperos.
Para acompanhar o aperitivo, invista em brancos leves e jovens da uva Sauvignon Blanc, ou um Shiraz de maceração carbônica.
Confira o preparo do antepasto a seguir:
Ingredientes
- ½ pimentão verde
- ½ pimentão vermelho
- ½ pimentão amarelo
- ½ xícara de azeitonas picadas
- 1 cebola picada
- 1 tomate maduro picado e sem semente
- 1 berinjela grande
- 3 dentes de alho picados grosseiramente
- Pimenta-do-reino moída a gosto
- Tomilho a gosto
- Orégano a gosto
- Azeite a gosto
Modo de preparo
Em uma panela com bastante azeite, refogue a cebola e o alho picados até que os ingredientes murchem e fiquem transparentes. Em seguida, adicione os pimentões verde, vermelho e amarelo e continue mexendo.
Logo depois, acrescente a berinjela e o tomate e refogue, mexendo de tempos em tempos. Caso a mistura fique muito seca, adicione água aos poucos. Normalmente, o líquido dos ingredientes é o suficiente para o preparo.
Por fim, inclua os temperos e a azeitona, mexa bem e sua caponata está pronta para ser servida!
5. Caponata de abobrinha
Uma outra opção de caponata, além da clássica receita que leva berinjela, é a de abobrinha. Após o preparo, o ideal é levar o refratário à geladeira e aguardar 24 horas para servir. Isso permite que os sabores do prato se desenvolvam ainda mais.
Na hora de saborear a caponata de abobrinha, aproveite para abrir uma garrafa de espumante brut, leve e com boa acidez.
Confira como preparar a receita com o vídeo do canal Sal de Flor:
As receitas de caponata são um clássico italiano! Saborosas e de preparo simples, são um daqueles pratos que servem como carta na manga em um jantar ou evento marcado em cima da hora. Ademais, grande parte dos preparos são veganos, tornando-a ainda mais versátil e inclusiva!
Além do cuidado com o preparo das receitas, outro ponto essencial para enriquecer seu evento é a escolha das bebidas que vão harmonizar com suas entradas, pratos principais e sobremesas. Afinal, a harmonização permite que sabores específicos sejam evidenciados, tanto dos vinhos quantos dos alimentos.
Portanto, para abrilhantar ainda mais seus jantares, pesquise e conheça sugestões de harmonização com pratos diversos, e claro, invista em rótulos de qualidade! No Divvino, você encontra uma seleção completa de exemplares nacionais e importados. Para conferi-los, clique no banner abaixo:
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!