Receitas picantes: 11 opções para harmonizar com vinhos
No Brasil e no mundo, a pimenta é um ingrediente amplamente utilizado na culinária. Inclusive, o aroma e sabor da especiaria podem ser encontrados no vinho pimenta. E como muitas pessoas não dispensam boas receitas picantes, elencamos 7 opções de pratos apimentados e deliciosos.
Como a harmonização entre vinho e pimenta é considerada difícil, já que, muitas vezes, o álcool ressalta a picância do prato, neste post, elencamos uma série de dicas de harmonização. Assim, você poderá saborear suas receitas picantes da melhor maneira possível. Boa leitura e ótima degustação!
1. Camarão ao curry com abacaxi (Caril de camarão)
O camarão ao curry com abacaxi é a receita perfeita se você quer impressionar na apresentação, porque você pode servi-la dentro do abacaxi! A picância fica por conta do curry utilizado no molho, em combinação com o leite de coco e requeijão para garantir cremosidade.
Confira o passo a passo da receita do canal Cansei de Miojo:
Apesar de gerarem algumas dúvidas, receitas com pimenta podem garantir uma experiência incrível, quando combinadas com a bebida certa. Para este preparo em específico, invista em um vinho que harmoniza com curry: um sauvignon blanc sem passagem por madeira, ou rótulos da uva pinot grigio.
2. Pad thai
O pad thai é um prato tailandês que, apesar de utilizar vários ingredientes, possui um preparo relativamente fácil. Como estamos falando de uma receita complexa em sabores, experimente harmonizá-la com um vinho com notas picantes, como o shiraz, que irá balancear a picância do prato.
Confira como preparar o pad thai, receita com base na matéria do jornal Estadão:
Ingredientes
- 120g de macarrão de arroz amolecido
- 1 colher de café de óleo vegetal
- ¼ xícara de amendoim
- ¼ xícara de pasta de tamarindo
- ¼ xícara de molho de peixe
- ⅓ xícara de mel
- 2 colheres de sopa de vinagre
- Pimenta vermelha a gosto
- ¼ xícara de cebolinha picada
- 1 dente de alho picado
- 2 ovos
- 1 repolho picado
- 1 xícara de broto de feijão
- 40g de camarões médios
- 50g de tofu frito em óleo
- ½ xícara de amendoim torrado
- ¼ xícara de coentro fresco picado
- 2 limões
Modo de preparo
Para amolecer o macarrão de arroz, coloque-o em uma tigela e cubra-o com água fervente. Deixa descansar por alguns minutos, checando de tempos em tempos para que ele não fique muito mole. Escorra e regue a massa com uma colher de óleo vegetal. Reserve.
Para o molho, adicione a pasta de tamarindo, o molho de peixe, o vinagre e o mel em uma panela e deixe ferver levemente em fogo baixo. Em seguida, adicione a pimenta e reserve.
Regue uma frigideira com 3 colheres de óleo vegetal e deixe aquecer em fogo médio. Adicione a cebolinha e o alho e refogue por um minuto. Acrescente os ovos e, uma vez mais consistentes, mexa-os até a mistura ficar homogênea. Inclua o repolho e o broto de feijão à mistura e deixe cozinhar até o repolho começar a murchar.
Acrescente os camarões e o tofu e, uma vez dourados e escurecidos, coloque o macarrão e o molho em uma panela. Misture tudo. Assim que a massa aquecer, sirva o prato, adicionando o coentro, as fatias de limão e o amendoim picado.
3. Acarajé
O acarajé é uma receita afro-brasileira, tipicamente baiana. Trata-se de um bolinho à base de feijão, com um sabor inconfundível! Ele pode ser servido com vatapá, camarões e, claro, molho de pimenta! Confira a receita do canal da marca Camil:
Na hora de escolher um vinho para acompanhar a comida baiana, o ideal é investir em bebidas leves, que não briguem com o sabor típico do prato. Ou seja, brancos ou rosés, ácidos, frescos, com mineralidade. Espumantes também funcionam bem.
4. Batatas Bravas
As batatas bravas possuem essa denominação justamente por conta de seu sabor picante. Elas são uma ótima opção de petisco, já que seu preparo é rápido e fácil. Para a harmonização, sugerimos vinhos como o pinotage ou um merlot tinto sem passagem por madeira.
Confira o preparo a seguir:
Ingredientes
- 500g de batatas
- 2 dentes de alho picados
- ½ colher de chá de alecrim fresco
- 2 colheres de sopa de azeite
- ½ colher de páprica
- Pimenta calabresa a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
Corte as batatas em formato de canoinha e as cozinhe até que fiquem macias. Cuidado para não deixá-las amolecer demais. Tempere com o alho, a páprica, as pimentas e o sal a gosto. Pré-aqueça o forno a 180º e, em seguida, asse por 15 minutos. Por fim, adicione o alecrim e sirva o petisco!
5. Frango Tandoori
O frango Tandoori é uma receita indiana, ou seja, seu preparo é recheado de especiarias, como gengibre, cominho, coentro, páprica e canela. Confira a receita do canal Petit Chef:
Ao pensar na harmonização de vinho com comida indiana, considere o fato de que são receitas picantes complexas em aromas e com sabores acentuados. Para o frango tandoori em específico, um tinto de corpo leve, como um pinot noir.
6. Atum selado com crosta picante
Para quem ama atum, essa receita é sucesso na certa! Um prato saboroso, requintado e visualmente lindo. Com este preparo, você garante uma crosta crocante e apimentada, além da parte interna macia e deliciosa. Para harmonizar, opte por um rosé de média intensidade e aromático à base de Pinot Noir, como o Finca Los Primos Rosé.
Confira o preparo, com base no blog Panelinha:
Ingredientes
- 1 tranche de atum
- 3 colheres de sopa de mix de pimentas
- 100g de manteiga
- 2 colheres de sopa de óleo
- 4 colheres de sopa de azeite
- 3 colhere de sopa de vinagre de sherry
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 caldo de limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres de sopa de óleo
Modo de preparo
Se estiver trabalhando com pimentas em grãos, cubra-as com um pano limpo e bata com um martelo para quebrá-las. No caso de misturas prontas, ignore este passo.
Para o molho, em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando ela começar a derreter, adicione o vinagre de sherry, o mel, o caldo de um limão, o sal e a pimenta-do-reino. Misture e reserve,
Pegue sua tranche de atum limpa, besunte com azeite e pressione-o contra o mix de pimentas. Aqueça muito bem uma frigideira antiaderente em fogo alto e, assim que estiver bastante quente, sele o atum por 30 segundos de cada lado, deixando a crosta dourada e o centro cru.
Retire o peixe da frigideira e coloque-o em uma tábua. Corte-o em fatias de 0,5 cm de largura. Para esse processo, utilize uma faca bem afiada. Regue com molho e sirva.
7. Bolinho de bacalhau picante
O bolinho de bacalhau picante é uma receita de origem portuguesa muito apreciada no Brasil. Seu preparo é bastante simples, e a adição da picância confere um sabor ainda mais envolvente ao petisco.
Para a harmonização, aposte em espumantes do tipo brut e Vinho Verde.
Confira a receita com base no blog Cyber Cook:
Ingredientes
- ¼ de xícara (chá) de cebolinha verde (25 g)
- ½ kg de bacalhau
- ½ cebola
- 1 kg de batata
- 3 dentes de alho
- Azeite de oliva a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Molho de pimenta vermelha a gosto
Modo de preparo
Para começar, coloque o bacalhau para cozinhar por cinco minutos em uma panela com água fervendo. Escorra, retire os espinhos e reserve. Depois disso, cozinhe as batatas até ficarem moles, para fazer a massa do seu bolinho. Escorra novamente e amasse com o auxílio de um espremedor de batatas. Reserve.
Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola no azeite, adicione o bacalhau e a cebolinha. Mexa até o bacalhau cozinhar bem. Depois disso, transfira o peixe para um refratário e vá desfiando com as mãos.
Misture bem a batata amassada com o bacalhau desfiado e, durante esse processo, acrescente o molho de pimenta vermelha. E não se esqueça de provar a massa para verificar se ela está de acordo com as suas preferências.
Adicione sal, pimenta-do-reino e incorpore mais um pouco. Depois, faça bolinhas com a mistura e frite em uma panela com óleo quente. Quando estiver dourado, retire e deixe escorrer em um prato com papel toalha.
8. Steak au poivre
O steak au poivre é uma receita tradicional francesa. Em tradução direta, o prato nada mais é do que um corte nobre com pimenta. Normalmente, é preparado com filé mignon, como na receita abaixo do canal Tô Bem na Cozinha:
Na hora de harmonizar, aposte em um tinto jovem, estruturado e com boa acidez, como um carménère ou um merlot.
9. Tulipas picantes
As tulipas de frango são uma boa opção para quem não quer ter muito trabalho na hora de preparar uma receita picante. Isso porque, nesta receita, as estrelas do show são os temperos!
Para a harmonização, prefira um chardonnay ou um pinot noir sem passagem por madeira.
Confira o preparo a seguir:
Ingredientes
- ½ kg de tulipa
- 1 cebola
- 1 limão
- 2 colheres (sopa) de colorau
- 2 dentes de alho amassados
- Azeite de oliva a gosto
- Sal a gosto
- Páprica picante a gosto
Modo de preparo
Antes de mais nada, pré-aqueça o forno a 200ºC por 40 minutos, se estiver planejando preparar a receita no forno. Caso for prepará-la na grelha, desconsidere essa etapa.
Em um refratário, prato ou assadeira, disponha as tulipas de forma espaçada. Tempere com sal, colorau, páprica picante e misture até o frango ficar bem vermelho.
Cubra com filme plástico e reserve por meia hora, para a incorporação dos sabores. Depois disso, pique a cebola em cubos pequenos e esprema o suco de um limão. Adicione ambos os ingredientes, juntamente com o azeite de oliva.
Se você estiver fazendo esta receita picante na churrasqueira, coloque as tulipas no espeto e asse por 30 minutos. Se for assar no forno, aumente esse tempo para 40 minutos. Não se esqueça de virar a carne após 20 minutos, para dourar em ambos os lados. Após esse período, é só servir!
10. Penne ao molho vermelho apimentado
Para os fãs de comidas apimentadas simples, nada melhor do que um bom penne ao molho vermelho e, nesse caso, bem condimentado! A receita foi inspirada no vídeo de Paola Carosella e leva pimenta calabresa. Para quem gosta de se aventurar, uma pimenta dedo de moça.
A seguir, você confere a receita com pimenta dedo de moça completa:
Na hora de harmonizar, opte por um merlot de médio corpo e tempranillos, para equilibrar com a acidez do tomate.
Ingredientes
- ¼ de barra de manteiga
- ½ pimenta dedo de moça
- 1 pacote de macarrão tipo penne
- 1 lata de tomate pelati
- 3 colheres (sopa) de pimenta calabresa
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 6 dente de alho
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Cheiro verde a gosto
Modo de preparo
Para começar, faça o molho com o tomate pelati, batendo-o no liquidificador. Em seguida, pique meia pimenta dedo de moça e transfira para uma frigideira com azeite. Acrescente a pimenta calabresa e refogue em fogo baixo.
Pique três dentes de alho e refogue até dourar, mexendo delicadamente. Depois disso, acrescente o molho de tomate e continue misturando. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e mexa novamente. Experimente o molho e acrescente mais temperos, caso ache necessário.
Ferva água em uma panela média. Quando estiver borbulhando, acrescente o penne e cozinhe-o até ficar al dente. Nesse meio tempo, aproveite para verificar se o ponto do molho está correto e também para picar o cheiro verde.
Escorra o macarrão, adicione o molho de tomate apimentado e misture bem. Finalize com o cheiro verde e aproveite!
Harmonizar pratos apimentados com vinho pode ser um desafio, mas quando feito da maneira certa, resulta em ótimas combinações. Por isso, ao preparar suas receitas picantes, considere nossas sugestões de harmonização para aproveitar as refeições ao máximo!
Aproveite também e confira nossa seleção de vinhos, clicando no banner abaixo:
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!