12 receitas rápidas para fazer em casa tomando um bom vinho
Às vezes, tudo que a gente precisa é uma refeição fácil para saborear com a nossa bebida favorita. Seja depois de um dia longo e cansativo ou para ocasiões especiais, essas receitas rápidas para fazer em casa são perfeitas para serem apreciadas com diferentes tipos de vinho.
Para tornar a sua experiência ainda mais agradável, listamos 9 receitas rápidas com harmonizações para cada um, além de sugestões de rótulos. Continue a leitura para conferir.
1. Bruschetta
A bruschetta é uma entrada tradicional italiana que, além de muito saborosa, é superfácil de preparar! Nesta receita, o recheio é composto por muçarela de búfala, tomate cereja, sal, pimenta e manjericão.
Para a harmonização, sugerimos vinhos ácidos e refrescantes. Considere um rosé ou um branco da uva sauvignon blanc.
Confira a receita do canal Panelaterapia e prepare já a sua bruschetta caprese!
2. Queijo brie folhado
Uma forma rápida e muito gostosa de fazer o brie é assá-lo em combinação com uma massa folhada. O preparo deste queijo para petiscar com vinho é supersimples e é uma ótima pedida para saborear em dias corridos, nos quais você está sem muito tempo para preparar algo muito elaborado.
Como o brie é um queijo muito versátil, você pode harmonizá-lo com um chardonnay com passagem por madeira, espumantes brut e até mesmo vinhos tintos de corpo médio, como um gamay.
Confira a receita:
Ingredientes
- 1 queijo brie
- 100g de massa folhada
- 1 gema de ovo
- 20ml de mel
- 250g de manteiga sem sal
- Alecrim a gosto
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180ºC, enquanto prepara a receita. Desenrole a massa folhada, sem retirar o plástico da parte de baixo. Coloque o brie no centro da massa, fazendo cortes a partir do queijo até as extremidades.
Enrole a massa sobre o queijo, pincelando a gema batida em cada um dos cortes. Asse o brie durante 30 minutos ou até dourar. Para servir, misture o mel com o alecrim, aqueça a mistura e saboreie ainda quente.
3. Patê de tomate seco
O patê de tomate seco é uma receita super rápida para preparar e saborear com seus pães e torradas favoritas. Confira o vídeo do canal Koken e aprenda como fazer:
Na hora de harmonizar, prefira vinhos com acidez acentuada, como um riesling, exemplares da uva sauvignon blanc ou espumantes brut.
4. Guacamole
A guacamole é um clássico da culinária mexicana e, além de ser uma receita simples e salgada, combina com uma infinidade de alimentos: tortilhas, nachos, carnes e frango, massa de tapioca e muito mais. Por ser um prato mais apimentado e com sabor marcante, prefira vinhos da uva pinot grigio ou espumantes.
Confira a receita:
Ingredientes
- 1 abacate brasileiro ou 4 avocados
- 1 tomate maduro sem sementes
- 1 cebola pequena
- Caldo de 1 limão
- 2 dentes de alho
- 1 pimenta malagueta
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal a gosto
- Coentro a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Corte o abacate ao meio, retire o caroço e descasque. Em seguida, para facilitar o processo, corte-o em cubos e o coloque em uma tigela ou refratário. Acrescente o caldo de limão, o azeite, o alho bem amassado e com o auxílio de um garfo, amasse tudo até a mistura ficar com consistência de purê.
Pique a cebola, o tomate, o coentro e a pimenta. Acrescente tudo ao purê, tempere com sal e pimenta, misture bem e sirva da forma que preferir.
5. Torradas com molho pesto
Outro petisco simples para comer com vinho, o tradicional molho pesto italiano pode acompanhar desde carnes e massas, até uma boa torradinha, para uma entrada ou petisco. Na hora de harmonizar, prefira brancos não encorpados, com acidez acentuada e mineralidade.
- Sugestão de harmonização: Vinho Branco Chileno Montgras Aura Sauvignon Blanc
A seguir, a receita do molho pesto:
Ingredientes
- 1 xícara de chá de manjericão fresco
- 100g de queijo parmesão ralado
- 2 dentes de alho picados
- ½ xícara de chá de azeite
- 3 colheres de nozes sem casca
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Em um liquidificador, acrescente ½ xícara de azeite, os alhos picados, as nozes, o parmesão, o sal e a pimenta-do-reino. Bata tudo até a mistura ficar homogênea. Em seguida, acrescente as folhas de manjericão e bata novamente. Prontinho!
6. Ceviche peruano
Para quem procura receitas fáceis e rápidas para jantar, vale a pena experimentar a preparação do clássico ceviche peruano. Apesar de simples, conta com diversos ingredientes que conferem um sabor pronunciado ao prato, como a cebola roxa, o coentro e a pimenta dedo de moça. Além disso, o caldo de limão confere uma acidez acentuada. Pensando nisso, harmonize a receita com espumantes, Vinho Verde ou rosés leves e frescos.
- Sugestão de harmonização: Vinho Branco Chileno Montgras Aura Reserva Chardonnay
Confira a receita do ceviche peruano, preparada por Renato Carioni:
7. Burrata temperada
A burrata é um queijo fresco italiano, produzido à base de muçarela de búfala ou de leite de vaca (parte externa), e creme de leite misturado com coalhos de muçarela (pasta interna). Uma forma fácil de torná-la ainda mais saborosa é preparando um bom tempero, com alho, azeitonas, tomatinhos e manjericão.
Para harmonizar, experimente tintos de pouca acidez como os da uva gamay, em especial o gamay nouveau.
Confira a receita a seguir:
Ingredientes
- 1 queijo burrata fresco
- Folhas de manjericão fresco a gosto
- 1 dente de alho picado
- 100g de azeitona preta
- 10 tomates cereja cortados
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
Para o pré-preparo, pique as azeitonas, retirando o caroço, lave bem e seque as folhas de manjericão e corte os tomates. Em seguida, faça um corte em X no centro da burrata, acrescente os ingredientes nos entrecortes e por toda a superfície do queijo, tempere com sal e azeite. Sirva como aperitivo ou acompanhado com uma salada.
8. Presunto parma com figo e mel
Esta entrada é uma ótima forma de requintar o tão amado presunto parma de um jeito rápido e fácil. O preparo leva poucos minutos e o resultado é excelente. Experimente combinar a receita com um branco muscadet ou vinhos de colheita tardia.
9. Salada caprese no palito
Clássico aperitivo italiano, a salada caprese no palito leva apenas alguns minutos para ficar pronta, sendo uma ótima saída para quem marcou um jantar de última hora! Além disso, você pode montar quantas unidades preferir, conforme a quantidade de convidados envolvidos.
A receita pode ser harmonizada com exemplares mais leves e com boa acidez, como cabernet sauvignon ou rosés da uva tempranillo.
- Sugestão de harmonização: Vinho Rosé Italiano Valvirginio Toscana
Ingredientes
- Muçarela de búfala em bolas pequenas
- Tomate cereja
- Manjericão fresco
- Orégano
- Azeite de oliva
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Modo de preparo
Corte os tomatinhos e as bolas de muçarela ao meio. Em seguida, tempere-os com sal, azeite e pimenta. Monte o aperitivo, unindo o tomate, o queijo e, por fim, a folha de manjericão. Salpique o orégano e voilà! Receita finalizada.
10. Cenoura salteada com mel
A cenoura salteada com mel é uma ótima opção dentre as receitas rápidas para fazer em casa. Além de saborosa, ela é vegana e seu preparo é simples! Por conta dos sabores adocicados do prato, na hora de harmonizar, invista em rieslings alemães com pouco dulçor, chardonnays com passagem por madeira ou um sémillon.
Confira o preparo, com base no blog Mel e Pimenta:
Ingredientes
- 4 cenouras
- 1 cebola picada
- 1 colher de chá de mel
- 1 colher e meia de shoyu
- 1 xícara de água
- Alecrim a gosto
- Salsinha a gosto
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Aqueça uma frigideira e, assim que estiver quente, adicione um fio de azeite, a cebola picada e a cenoura. Refogue.
Uma vez refogado — quando a cebola estiver transparente —, adicione a água e o sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhar, com a tampa da panela fechada. Quando a cebola estiver al dente, acrescente o mel, o shoyu e folhas de alecrim. Desligue o fogo e acrescente a salsinha.
11. Tabule
O tabule é uma clássica receita árabe e pode ser preparada em questão de minutos. É uma ótima opção para os dias mais quentes por conta de seu frescor. Por ser uma receita temperada com ervas frescas, aposte em vinhos com aromas herbáceos, como brancos da uva Sauvignon Blanc ou Vinho Verde.
- Sugestão de harmonização: Vinho Branco Argentino Los Cardos Sauvignon Blanc
Confira como prepará-la a seguir:
Ingredientes
- 1 xícara de chá de trigo para kibe
- 2 tomates picados
- 1 pepino picado
- ½ cebola picada
- ½ xícara de salsinha fresca picada
- ¾ xícara de chá de folhas de hortelã fresca picada
- ¼ xícara de chá de azeite
- Caldo de 1 limão
- Sal a gosto
Modo de preparo
Com uma peneira, lave o trigo e coloque-o em um recipiente. Adicione água quente e deixe-o hidratar por 15 minutos. Evite realizar esse processo por muito mais tempo para que a receita não fique empapada.
Enquanto isso, corte os tomates em cubos pequenos, descartando as sementes. Em seguida, adicione a cebola em cubos, a salsinha e a hortelã picadas. Adicione o caldo de limão, o azeite e o sal. Misture bem. Para finalizar, escorra o excesso de água do trigo e adicione o ingrediente à mistura. Mexa delicadamente. O dura tabule até um dia na geladeira.
12. Chuchu Gratinado
O chuchu gratinado, além de ser uma receita fácil, é um prato vegetariano, muito saboroso e com preparo rápido. Você pode harmonizá-lo com um Chardonnay com passagem por barrica, ou um vinhos tintos leves, como pinot noir, gamay e sangiovese.
Ingredientes
- 3 chuchus descascados
- 1 colher e meia de sopa de sal
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola
- 2 xícaras de leite fervido
- 100g de queijo mussarela ralado
- Pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 fio de azeite
Modo de preparo
Corte os chuchus ao meio e cozinhe-os em água com sal por 20 minutos. Enquanto isso, em uma panela separada, aqueça a manteiga e acrescente a cebola. Deixe-a dourar e, em seguida, adicione a farinha de trigo. Para continuar o preparo do molho, adicione o leite aos poucos, mexendo a mistura até engrossar. Salpique o sal e a pimenta-do-reino. Reserve.
Unte outro recipiente com a manteiga e coloque o chuchu cozido por toda sua superfície. Adicione o queijo mussarela e o molho. Por fim, salpique mais queijo por cima e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 10 minutos, ou até gratinar.
Como vimos, receitas rápidas para fazer em casa são sinônimo de praticidade e podem ser apreciadas com uma grande variedade de vinhos. Na hora de harmonizar, leve as dicas citadas em consideração e crie a combinação perfeita para a sua refeição.
E se você tem interesse pelo universo da gastronomia e harmonização, confira nosso guia rápido de degustação e aprenda como saborear seus vinhos da melhor forma, clicando no banner abaixo!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!