Conheça os principais tipos de Lambrusco e suas características
Os vinhos da uva Lambrusco são produzidos na região da Emília Romana, na Itália, e muito apreciados pelos brasileiros. Com sabor adocicado e aromas frutados, eles trazem leves borbulhas em seu corpo, que lhe conferem um paladar refrescante.
O que muitos não sabem é que há diversos tipos de Lambrusco. Para se ter ideia, a uva em si possui 13 subtipos e, dependendo do local em que são vinificadas ou dos processos de produção, resultam em diferentes denominações de origem para a bebida.
Prossiga com a leitura para saber mais sobre cada um desses tipos de Lambrusco e suas principais características!
Variedades da uva Lambrusco
Acredita-se que a uva Lambrusco é uma das mais antigas utilizadas para se fazer vinhos, sendo vinificada pela civilização etrusca, durante o primeiro milênio antes de Cristo e, posteriormente, pelos romanos.
Hoje, há 13 variedades conhecidas da uva Lambrusco, conforme o Registro Nacional de Variedades de Videira da Itália, país de origem do fruto. Apesar de serem muito similares, trazem algumas variações com relação à coloração, tipo da folha ou outras características. São elas:
- Lambrusca de Alessandria
- Lambrusco Barghi
- Lambrusco Benetti
- Lambrusco del Pellegrino
- Lambrusco di Sorbara
- Lambrusco Enantio
- Lambrusco Grasparossa
- Lambrusco Maestri
- Lambrusco Marani
- Lambrusco Montericcio
- Lambrusco Oliva
- Lambrusco Salamino
- Lambrusco Viadanese
Denominações de origem do Lambrusco
Além dos tipos das uvas, os vinhos Lambrusco podem variar conforme a denominação de origem, ou seja, uma combinação entre o local em que são produzidos e as técnicas empregadas para isso.
Há quatro principais denominações de origem do Lambrusco, que compreendem a grande maioria dos rótulos disponíveis no mercado. A seguir, explicamos as especificidades de cada uma.
Lambrusco di Sorbara DOC
São produzidos na região central da província de Modena, na Emília Romana, e pelo menos 60% de sua composição deve ser da uva Lambrusco di Sorbara, sendo que o restante pode ser de Lambrusco Salamino.
Tem aparência vermelho rubi intenso, com bordas violáceas e borbulhas de comprimento médio. Entre os aromas, é possível perceber notas de violetas, frutas vermelhas e cítricas, ervas aromáticas e, algumas vezes, mel e castanhas.
No paladar, pode variar entre seco (secco), meio seco (semisecco) e doce (amabile, dolce), sempre com bastante acidez e taninos macios. Harmoniza bem com carnes cozidas, massas à bolonhesa, queijos e embutidos.
Lambrusco Grasparossa di Castelvetro
Também produzidos na região central da província de Modena. Devem ser feitos com pelo menos 85% da Lambrusco Grasparossa, e o restante da composição pode ser dividido entre outros tipos da mesma uva.
Sua coloração também é vermelho rubi, porém as bordas são mais arroxeadas. Já as borbulhas são vivas e somem rapidamente. O aroma é de frutas vermelhas, o que se confirma no paladar.
Também pode variar seco (secco), meio seco (semisecco) e doce (amabile, dolce). É servido com pratos típicos da Emilia Romana, como embutidos e charcutaria, ou tortellini.
Lambrusco Salamino di Santa Croce
É uma denominação de origem do norte da província de Modena. A porcentagem do blend deve ser pelo menos 85% Lambrusco Salamino, e o restante, de outras variações da uva.
Com relação às características, é possível perceber um vermelho rubi com espuma larga, porém que se esvaece rapidamente. O aroma é frutado e característico, com sabor fresco e harmonioso.
Para acompanhá-lo, sirva azeitonas, massas, como lasanha, tagliatelle e tortellini, ou embutidos.
Lambrusco Mantovano
Por fim, o Lambrusco Mantovano é a variedade mais leve. Produzido em diversas cidades da província de Mântua, é resultado de um blend entre as uvas Lambrusco Maestri, Lambrusco Marani, Lambrusco Salamino e Lambrusco Viadanese.
A coloração pode variar entre rosa e vermelho grená, com aroma frutado e sabor intenso. Harmoniza com carnes e queijos em geral, além de embutidos, ravióli de abóbora e risoto de linguiça.
Classificação do Lambrusco
Os tipos de Lambrusco podem variar de acordo com a quantidade de açúcar. Confira na tabela abaixo as principais classificações da bebida de acordo com essa característica:
Classificação do Lambrusco | Quantidade de açúcar por litro (g/L) |
Secco (seco) | até 9 g/L |
Abboccato (ligeiramente doce) | entre 10 e 18 g/L |
Amabile (semi-doce) | entre 18 e 45 g/L |
Dolce (doce) | acima de 45 g/L |
Agora você já conhece os principais tipos de Lambrusco! Esses frisantes italianos são refrescantes, ótimos para desfrutar em dias de calor e combinam com uma grande variedade de pratos.
No Divvino, você encontra grandes rótulos de vinho Lambrusco. Clique no banner abaixo e abasteça sua adega!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!