6 opções de vinho chardonnay para conhecer
Se você é fã de exemplares brancos e está em busca de novas experiências gustativas, pelo menos um vinho chardonnay precisa estar na sua adega! A casta, de maneira geral, é capaz de gerar bebidas bastante distintas entre si, e o resultado depende das técnicas aplicadas pelo enólogo. Com ela, é possível produzir desde rótulos mais simples até mais envolventes, alcoólicos e aromáticos.
Neste post, você confere uma seleção de seis dos melhores vinhos chardonnay para incluir na sua próxima degustação. Boa leitura!
1. Vinho Branco Tarapacá Reserva Chardonnay
Para começar a lista, um rótulo chileno elegante e fresco! Tarapacá Reserva Chardonnay tem coloração amarelo-dourado, aromas de baunilha e frutas brancas. No paladar, é amanteigado e persistente, resultado da passagem por barrica, além de apresentar acidez equilibrada.
Um excelente vinho da uva chardonnay para harmonizar com peixes grelhados e saladas de folhas verdes e queijos de cabra.
2. Vinho Espanhol Bodegas Paniza Fábula Chardonnay
Para os apreciadores de exemplares espanhóis, Bodegas Paniza Fábula Chardonnay é o vinho certo! Elaborado na D.O.C. de Cariñena, é um exemplar de clima quente, de coloração amarelo-palha. No nariz, revela aromas de frutas amarelas sobremaduras como pêssegos e damascos.
No paladar, é mais alcoólico e tem acidez vibrante e envolvente, harmonizando bem com risotos de frutos do mar, bobó de camarão e pratos vegetarianos.
3. Vinho Branco Francês Jean Bouchard Petit Chablis
Se você procura uma experiência clássica, este exemplar é uma excelente opção. Produzido na Borgonha, na região de Petit Chablis, na França, é mais fresco e mineral. Tem coloração amarelo-brilhante e aromas cítricos.
Em boca, esse vinho branco chardonnay traz uma acidez vibrante, finalizando com uma agradável sensação de frescor.
Experimente harmonizá-lo com frutos do mar frescos, como ostras ou vieiras, além de massa ao molho de manteiga e sálvia.
4. Vinho Australiano Windy Peak Chardonnay
Que tal experimentar um chardonnay australiano produzido em uma região de clima mais fresco? Nossa sugestão para você é o Windy Peak Chardonnay!
Este rótulo traz coloração amarelo-claro, aromas de frutas brancas tropicais, além de toque mineral. No paladar, tem boa acidez e frescor, sendo ideal para acompanhar pratos à base de frutos do mar.
5. Vinho Chileno Santa Rita 120 Chardonnay
Produzido no Vale Central do Chile, este varietal chardonnay apresenta coloração amarela e aromas de frutas tropicais. No paladar, é bastante agradável, com final de boca frutado.
Um vinho fácil de beber, perfeito para harmonizar com frutos do mar e carnes brancas.
6. Vinho La Espera Reserva Carpe Diem Chardonnay
Para encerrar nossas sugestões, temos o La Espera Reserva Carpe Diem Reserva Chardonnay, um vinho chileno de coloração amarelo-brilhante, aromas de frutas brancas e toques defumados e minerais. No paladar, é estruturado, com final refrescante e persistente.
Para harmonizar, boas opções são frango recheado com batatas rústicas, risoto quatro queijos e tábua de frios.
Agora que você conhece algumas opções de vinhos chardonnay para comprar, aproveite para experimentar nossas sugestões e descobrir os sabores únicos que cada um desses exemplares tem a oferecer.
Para garantir os rótulos mencionados e comprar outros vinhos nacionais e importados, visite o divvino.com.br. Confira clicando no banner abaixo:
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!