Vinho e bicicleta: vinícolas com cicloturismo para visitar
Se você gosta de vinho e bicicleta, que tal combinar essas duas paixões em uma única experiência inesquecível? O cicloturismo oferece a oportunidade perfeita para explorar vinícolas deslumbrantes enquanto se mantém ativo e aprecia paisagens incríveis.
Continue a leitura e conheça vinícolas que oferecem rotas de cicloturismo, para que você possa desfrutar de deliciosos vinhos ao mesmo tempo em que aproveita a natureza e a cultura local!
Por que visitar vinícolas de bicicleta?
Se você está viajando e visitar vinícolas, que tal aproveitar aquelas que oferecem passeios de bicicleta? Essa é uma experiência enriquecedora e única que combina o melhor do enoturismo com os benefícios do ciclismo.
Pedalar nos vinhedos permite uma imersão total na paisagem: o contato com a natureza, o aroma das uvas e a brisa fresca tornam a experiência muito mais envolvente.
Outro motivo é optar por realizar atividades físicas durante sua viagem, proporcionando mais sensação de bem-estar. Além disso, explorar vinícolas de bicicleta é um ótimo programa para fazer em grupos, amigos e famílias, compartilhando momentos inesquecíveis pedalando ou degustando vinhos.
Principais destinos para aproveitar vinhos e bicicleta
Se você ficou interessado e deseja realizar o passeio de bicicleta em meio aos vinhedos, confira destinos para aproveitar!
Vinícola Góes, Brasil
A vinícola Góes está localizada em São Roque (SP) e conta com um tour de bicicleta em meio aos vinhedos. O passeio não tem muitas subidas e os turistas podem aproveitar um visual maravilhoso. Ao final, estão inclusos frutas, sanduíches, sucos e degustação dos vinhos da vinícola.
Villaggio Bassetti, Brasil
Outra vinícola brasileira em que é possível unir vinho e bicicleta é a Villaggio Bassetti. Localizada em São Joaquim, Santa Catarina. As bicicletas são disponibilizadas pelo responsável pelo tour e o passeio é realizado pelos vinhedos.
O percurso conta com um guia que explica sobre as tradições e culturas locais. Ao final, os turistas aproveitam a degustação de vinhos acompanhada de uma tábua de frios.
Mendoza, Argentina
Vai para Argentina e está em busca de passeio de bicicleta nas vinícolas de Mendoza? É possível aproveitar as paisagens pelas estradas de Chacras de Coria. A região conta com vinhedos, campos agrícolas, casarões antigos e vilas modernas.
O tour responsável seleciona três vinícolas para visita, com degustação e conhecimento do processo de produção dos vinhos. Na última parada, os turistas podem aproveitar um almoço harmonizado pelo sommelier com rótulos da casa.
Cousiño Macul, Chile
Agora, se seu destino é o Chile, vale a pena aproveitar a experiência do passeio de bicicleta da vinícola Cousiño Macul, aos arredores de Santiago. A vista é um espetáculo: as montanhas da Cordilheira dos Andes e as parreiras dos vinhedos, além de uma represa que colabora com o cultivo sustentável na região. Ao final, é possível degustar quatro rótulos elaborados no local.
Vale do Maipo, Chile
Outra pedalada muito interessante a se fazer é no Vale do Maipo, em Santiago, com a Cordilheira dos Andes ao fundo. O trajeto percorre a vinícola Carmen e chega à Santa Rita. O local é conhecido por redescobrir e perpetuar a tradição das uvas carménère na região. É possível degustar rótulos de ambos os locais, visitar o Museu Andino e aproveitar as belas paisagens.
Outdoorboom
Algo que se estabeleceu no pós-pandemia e tende a crescer em 2025 é o outdoorboom, ou seja, aproveitar mais o mundo ao ar livre. De acordo com a consultoria de tendências WGSN, a natureza tem se tornado cada vez mais um escape em meio ao estresse, com pessoas focadas em esportes e atividades, como piqueniques e ciclismo.
O cicloturismo em vinícolas surge como uma possibilidade de acompanhar esse movimento. Há, inclusive, um impacto no mercado de bebidas, com consumo de vinhos e outras bebidas com baixo teor alcoólico.
Gostou deste conteúdo e quer ler mais sobre outras vinícolas para conhecer? Clique na imagem abaixo e confira mais artigos no blog do Divvino!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!