Vinhos Misiones de Rengo: conheça a grande vinícola do Chile
Os vinhos do Chile estão entre os mais consumidos em todo o mundo. O país se destaca tanto pela alta produção quanto pela exportação, já que os vinhos são reconhecidos e prestigiados em muitos países.
E não há como falar em exportação de rótulos chilenos sem citar os vinhos Misiones de Rengo. Com apenas 20 anos de existência, a vinícola já se tornou a marca número 1 do país sul-americano.
A seguir, explicamos a história da vinícola chilena, as qualidades de sua região e as características de seus principais vinhos. Confira!
Conhecendo a vinícola
A vinícola Misiones de Rengo é jovem, especialmente quando comparada a outros grandes produtores chilenos de igual prestígio. Foi fundada em 2001 e tinha como proposta oferecer vinhos de alta qualidade a valores mais acessíveis.
O nome é uma homenagem ao local em que se instalou, uma cidadezinha chamada Rengo. Próxima do Rio Claro, é conhecida como um dos locais que recebeu missionários católicos durante o século 18 – daí o nome Misiones de Rengo.
As primeiras linhas comercializadas, ainda em seu ano de fundação, foram a Varietal e a Reserva; já em 2003, foi a vez do lançamento do Gran Reserva Cuvée. Posteriormente, a vinícola ainda divulgaria os Black Gran Reserva e os Espumantes, fechando suas cinco linhas.
Em 2008, após receber notabilidade e alguns prêmios pela produção de excelentes bebidas, a Misiones de Rengo se consagrou como a marca de vinhos finos mais vendida do Chile, à frente de pelo menos 250 concorrentes diretos. De lá para cá, passados 13 anos, a vinícola continua sendo detentora desse título.
Entre as grandes prioridades dos produtores estão a preservação do meio ambiente e a menor intervenção nos vinhos, valorizando a qualidade dos frutos e dos processos. Por isso, apostam em manejos mais naturais e sem adição de químicos ao solo.
O Vale Central do Chile
Assim como outros grandes produtores chilenos, a Misiones de Rengo está localizada no Vale Central.
O local é privilegiado pelos ventos do Oceano Pacífico, que ajudam a refrescar os vinhedos e protegê-los de pragas. Com relação ao clima, a região possui duas estações bem definidas: verão quente e seco, e inverno ameno e chuvoso.
A Misiones de Rengo fica localizada quinhentos metros acima do nível do mar, o que proporciona às uvas uma excelente maturação, pois recebe melhor a radiação solar e, consequentemente, desenvolve seus taninos e polifenóis.
Além disso, a altitude também diminui a temperatura do ambiente, evitando que o calor excessivo prejudique as uvas e fazendo com que maturem no tempo correto.
Vinhos Misiones de Rengo
Agora que já conhecemos mais sobre a vinícola e seu terroir, que tal experimentar seus principais rótulos? Conheça alguns dos grandes vinhos da Misiones de Rengo e suas características!
Misiones de Rengo Cabernet Sauvignon
Começando pela uva mais cultivada no Chile, o vinho Misiones De Rengo Cabernet Sauvignon possui aroma intenso, persistente, fresco e frutado, com traços de frutas vermelhas e negras, chocolate, baunilha e caramelo.
No paladar, apresenta taninos suaves e redondos, com final de boca agradável e saboroso. Perfeito para acompanhar carnes vermelhas, massas com molho encorpado e risotos de charque, abóbora e linguiça.
Misiones De Rengo Merlot
Feito a partir da uva Merlot, é um vinho com aromas expressivos de frutas vermelhas (como cerejas e cassis), além de notas de baunilha e chocolate, graças ao período de 3 meses em que estagia em barrica.
Trata-se de uma bebida suave e saborosa, com taninos e acidez equilibrada. Sirva acompanhado de carnes como filé mignon e cordeiro, lasanha à bolonhesa ou risoto de tomate seco.
Misiones de Rengo Sauvignon Blanc
Para quem prefere um varietal branco, o vinho Misiones de Rengo Sauvignon Blanc tem uma linda coloração amarelo-palha com bordas esverdeadas. Apresenta frescor, acidez bem equilibrada e final de boca saboroso.
Entre os aromas, é possível encontrar frutas tropicais (como abacaxi e pêssego) e cítricas (como toranja e tangerina). Para harmonizar, prefira receitas com peixes e frutos do mar, queijos como gouda e brie ou risoto de shimeji.
Misiones de Rengo Reserva Carmenere
Para finalizar, recomendamos o vinho Misiones de Rengo Reserva Carmenere. Feito com a uva símbolo do Chile, a Carménère, passa por estágio em barrica de 12 meses em carvalho francês e americano.
É rico em aromas de flores silvestres, frutas vermelhas e especiarias, como páprica, pimenta branca e chocolate. Os taninos são delicados e redondos, e possui uma deliciosa persistência no paladar.
Para acompanhar, sirva queijos frescos como Brie, Gruyere e Manchego, ensopados de carne, aves de caça, lasanha a bolonhesa ou risoto de ervas finas.
Os vinhos Misiones de Rengo são uma ótima maneira de experimentar o melhor do terroir do Vale Central do Chile. Mesmo com pouco tempo de existência a vinícola tem grande reconhecimento e preza pela produção sustentável de bebidas de qualidade.
Para experimentar os vinhos que citamos acima e outros rótulos da Misiones de Rengo, clique no banner abaixo e confira as opções disponíveis no site do Divvino.
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!