Vinho para bacalhau: saiba como harmonizar
Servido principalmente durante a semana santa, o bacalhau se popularizou graças à tradição cristã de evitar o consumo de carne bovina antes da Páscoa. É uma iguaria com sabor marcante e, ao mesmo tempo, delicado.
Escolher corretamente o vinho para bacalhau é muito importante para sua refeição. Será necessária uma bebida que respeite o tipo de preparo do peixe, além de harmonizar com seus condimentos e acompanhamentos sem se sobrepor às suas características.
Confira, a seguir, confira quatro receitas com bacalhau e sugestões de rótulos para acompanhar os preparos mencionados. Boa leitura!
1. Bolinho de bacalhau
O bolinho de bacalhau serve como um excelente aperitivo para vinho ou mesmo para acompanhar refeições. Na hora de prepará-lo, você pode optar por temperos simples, ou incrementar a receita e até mesmo adicionar um toque apimentado!
Para a harmonização, vinhos com alta acidez são a escolha certa! Experimente combinar o bolinho de bacalhau com Vinho Verde ou um Bordeaux.
Confira a receita do bolinho de bacalhau:
Ingredientes
- 400 gramas de bacalhau cozido e desfiado
- 4 batatas cozidas e descascadas
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de azeite
- ¼ xícara (chá) de farinha de rosca
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro verde a gosto
- Azeite, banha ou óleo para fritar
Modo de preparo
Para começar, amasse bem as batatas cozidas com o auxílio de um garfo. Em seguida, adicione o ingrediente em uma tigela, juntamente com um ovo batido, o bacalhau desfiado, a farinha de rosca, o azeite e os temperos.
Misture tudo até a massa ficar homogênea e consistente. Faça bolinhas com pequenas porções e frite em uma panela com óleo, banha ou azeite quente.
Em um prato ou refratário, coloque uma toalha de papel para escolher a gordura excedente. Assim que o bolinho dourar, transfira-o para este recipiente e pode servi-lo à vontade!
2. Bacalhau à Gomes de Sá
O Bacalhau à Gomes de Sá é uma receita portuguesa e leva em seu nome o criador do preparo, João Luís Gomes de Sá. O preparo original consiste, basicamente, em separar o peixe nobre em lascas e colocá-lo em uma infusão de leite quente.
Além disso, alguns acompanhamentos clássicos são as batatas, ovos cozidos e azeitonas pretas. Para a harmonização, aposte em um clássico português também, o Vinho Verde!
Confira a receita do bacalhau à Gomes de Sá no vídeo do canal Torrada Torrada:
3. Bacalhau com natas
Mais um prato típico português, o bacalhau com natas nada mais é do que o corte de peixe acompanhado de batatas e um molho branco à base de natas ou, aqui no Brasil, creme de leite fresco.
Embora a receita leve vários ingredientes, o preparo é fácil e o resultado, irresistível! E o bacalhau harmoniza com vinhos brancos ou tintos? Neste caso, por conta da característica untuosa do molho branco, invista em rótulos brancos e frescos das uvas sauvignon blanc, sémillon ou albariño.
Confira a receita com base no vídeo do canal Cook’n Enjoy:
Ingredientes
- 500g de bacalhau dessalgado
- 500g de batatas em cubos
- 100g de queijo parmesão ralado
- ⅓ xícara (chá) de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- 1 caixinha de creme de leite
- 2 xícaras (chá) de leite fresco
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 folhas de louro
- 3 dentes de alho
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Noz moscada
Modo de preparo
Para começar a receita, frite as batatas cortadas em cubos em uma imersão de óleo ou na airfryer. Escorra e reserve.
Coloque o bacalhau em uma panela e cubra com água. Em fogo baixo, deixe levantar fervura e, depois disso, cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo, escorra e separe os bacalhau em lascas. Reserve a água.
Em outra panela em fogo médio, derreta a manteiga e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Vá misturando sem parar de mexer até virar uma pasta. Cozinhe a farinha por 2 minutos e, em seguida, adicione aos poucos ½ xícara da água utilizada no cozimento do bacalhau.
Durante esse processo, o ideal é usar um batedor de claras e continuar misturando o tempo todo, para evitar a formação de pelotas no seu molho. Quando o creme estiver liso, adicione o leite, também aos poucos e sempre mexendo bem.
O próximo passo é adicionar a caixinha de creme de leite e misturar tudo. Tempere o molho com sal, pimenta-do-reino e noz moscada. Vá mexendo até levantar fervura e, depois disso, deixe cozinhar por mais três minutos. Desligue o fogo e reserve.
Regue uma outra panela ou frigideira grande com todo o azeite de oliva, acrescente as folhas de louro e refogue a cebola até ela ficar transparente. Adicione o alho e refogue mais um pouco.
Coloque as lascas de bacalhau na frigideira e ¼ xícara (chá) da água do cozimento. Misture bem e, depois disso, adicione as batatas e o molho. Mexa delicadamente e transfira para um refratário. Salpique o parmesão ralado por cima. Leve ao forno a 200ºC e deixe até o queijo derreter. Seu bacalhau com natas está pronto!
4. Risoto de bacalhau
Se você é fã de risoto, experimente preparar essa versão acompanhada de bacalhau. Como toda receita com arroz arbóreo, o preparo exige alguns cuidados e atenção durante todo o processo, mas o resultado é excelente e muito saboroso.
Uma dica importante na hora de preparar o risoto de bacalhau é dar atenção especial ao sal durante a receita, já que o fruto do mar já é, naturalmente, bastante salgado. Por isso, experimente de tempos em tempos e faça a correção de sal somente se necessário.
Para a harmonização, aposte em vinhos da uva sauvignon blanc, se preferir rótulos brancos, ou um pinot noir.
Confira o preparo da receita:
Ingredientes
- 1 litro de caldo de peixe
- 500g de bacalhau em lascas dessalgado
- 3 tomates italianos
- 3 dentes de alho amassados
- 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
- 1 cebola picada
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- 1 folha de louro
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- Sal a gosto
- Salsinha a gosto
Modo de preparo
Antes de mais nada, deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, para dessalgá-lo. Mantenha-o na geladeira e troque a água duas ou três vezes. Se estiver trabalhando com o produto já dessalgado, desconsidere.
Para começar a receita, cozinhe o bacalhau em uma panela com água. Deixe-o apenas até começar a levantar fervura. Em seguida, escorra e separe as lascas.
Em uma frigideira grande, refogue meia cebola e o alho até dourar. Acrescente a folha de louro, os tomates picados e deixe refogar mais um pouco. Adicione o bacalhau e um fio de azeite. Experimente a mistura e, caso necessário, corrija o sal. Reserve.
Para preparar o arroz arbóreo, aqueça o caldo de peixe. Em seguida, refogue a outra metade da cebola em uma panela untada com azeite, até dourar. Acrescente o arroz e mexa bem.
Acrescente uma concha do caldo de peixe e continue mexendo até começar a secar. Repita o processo até o arroz atingir o ponto al dente – em média, leva-se 4 ou 5 conchas para que o ponto seja atingido ou, aproximadamente, 20 minutos. E lembre-se! Jamais pare de mexer enquanto estiver preparando o arroz.
Depois disso, acrescente o bacalhau e misture delicadamente. Desligue o fogo e acrescente a manteiga, o parmesão e o cheiro verde. Mexa com cuidado novamente e seu risoto está pronto para ser servido!
Escolher um bom vinho para bacalhau é essencial para que você aproveite ainda mais os pratos preparados à base deste delicioso peixe. Por isso, aproveite nossas dicas e sugestões e dê o que falar no próximo jantar com amigos!
E para conhecer mais rótulos nacionais e importados de qualidade, aproveite para acessar o e-commerce do Divvino, clicando no banner abaixo:
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!