Vinho sangiovese: 7 exemplares para experimentar!
Para quem aprecia rótulos italianos, experimentar um vinho sangiovese é sempre uma experiência e tanto. Por isso, neste post, fizemos uma seleção de sete opções produzidas a partir dessa casta que com certeza valem a pena estar na sua adega. Confira!
1. Vinho Tinto Italiano Castiglion Del Bosco Rosso Di Montalcino
Elaborado pela renomada vinícola Castiglion Del Bosco com a uva sangiovese, este vinho tem coloração granada. No nariz, revela aromas de frutas pretas em compota, especiarias picantes e leve toque de cogumelos.
No paladar, apresenta taninos e acidez bem equilibrados. Uma ótima pedida para acompanhar sorrentinos ao sugo e cogumelos recheados.
2. Vinho Italiano Avignonesi Rosso Di Montepulciano D.O.C.
Este vinho italiano é uma boa escolha para quem deseja degustar rótulos da região de Montepulciano. Elaborado pela vinícola Avignonesi, reconhecida por produzir exemplares biodinâmicos e veganos, em taça, tem coloração rubi média. Quanto aos aromas, revela notas primárias de frutas vermelhas frescas, secundárias e terciárias de cogumelos, caixa de charutos e frutas pretas sobremaduras.
Em boca, você vai notar taninos aveludados, redondos e persistentes, além de acidez bem marcada. Para a harmonização com este sangiovese, prepare penne ao sugo, pizza margherita e burrata com tomate confit.
3. Vinho Tinto Italiano Fuori Porta Sangiovese
Para quem deseja um rótulo jovem e despretensioso, o Fuori Porta Sangiovese é a escolha ideal. De coloração rubi, tem aromas de frutas pretas maduras e especiarias como pimenta-do-reino. Em boca, os taninos são médios e a acidez é alta. Na hora de harmonizar, vale a pena preparar lasanha ou uma clássica tábua de frios.
4. Vinho Italiano Gauggiole Brunello Di Montalcino D.O.C.G.
Este rótulo é produzido na região de Piemonte, a noroeste da Itália. Por ser um Brunello di Montalcino, possui grande prestígio e reconhecimento. Apresenta coloração granada, aromas de frutas pretas sobremaduras, toffee, cacau e caixa de charutos. Uma ótima escolha para harmonizar com carnes de caça.
5. Espumante Italiano Tavino Brut Rosé
Além dos tintos, que tal degustar um espumante italiano sangiovese? Este exemplar da região Emilia-Romagna tem perlage fina e persistente, notas de cereja e paladar equilibrado. Uma boa escolha para harmonizar com canapés, sushis, sashimis e iscas de peixe frito.
6. Vinho Tinto Italiano Castellani Sangiovese
Este exemplar é elaborado em Puglia, na Itália. Ideal para quem gosta de vinhos leves e despretensiosos, tem visual rubi de baixa intensidade, além de aromas de frutas vermelhas maduras e notas de folhas secas e especiarias. Em boca, percebemos taninos envolventes e acidez marcada.
Para a harmonização, prepare tortéi ao sugo, bruschetta com caponata de berinjela, lasanha à bolonhesa, pizza margherita ou ragu de ossobuco.
7. Vinho Castellani Sangiovese Camasella Toscana
Blend das uvas sangiovese e ciliegiolo (duas castas autóctones do país), este exemplar toscano tem aroma de cerejas, couro e cedro. Em boca, é frutado, redondo e maduro. Um vinho bastante versátil, que harmoniza com diversos pratos e agrada todos os paladares.
Para acompanhá-lo, sugerimos paleta de cordeiro, lasanha de berinjela, além de queijos provolone e gouda.
Se você gostou das nossas sugestões de vinho sangiovese e quer conferir mais opções, acesse o divvino.com.br para conhecer nosso portfólio completo de produtos. É só clicar no banner abaixo!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!