skip to Main Content
Guia: O Que Você Precisa Saber Sobre A Uva Syrah/shiraz

Guia: o que você precisa saber sobre a uva syrah/shiraz

Se você é um enófilo, é provável que já tenha tomado um vinho da uva syrah. Trata-se da sétima casta mais cultivada no mundo, e mesmo tendo nascido na França, se adaptou bem em diversos países.

Continue a leitura para entender a história da casta, as características, se o termo certo é uva syrah ou shiraz, como harmonizar seus vinhos, onde ela é cultivada e recomendações de rótulos para você experimentar! 

banner conheça e assine o clubeD

Qual a diferença entre syrah e shiraz?  

Se você tem dúvidas se o nome correto da uva é syrah ou shiraz, não se preocupe, pois ambos estão certos! Mas por que existem duas nomenclaturas? 

  • Syrah (pronuncia-se “ci-rá”): trata-se da versão francesa e é muito utilizado na Europa. 
  • Shiraz (pronuncia-se “xi-rá”): termo criado pelos australianos e costuma ser usado em vinhos nas Américas. 

A origem provável da grafia syrah é uma referência à cidade de Siracusa, na região da Sicília. Foi fundada pelos antigos gregos, e por muito tempo acreditou-se que eles foram os primeiros a fazer vinhos com a casta. 

Seu outro nome é uma adaptação do primeiro. Quando foi levada à Austrália, ela era chamada pelo nome scyraz, adaptada para a linguagem local. Com o tempo, essa grafia tornou-se shiraz, graças ao sotaque australiano. 

A diferença no nome pode indicar as características que você encontrará no vinho. É comum que os vinhos grafados como syrah sejam mais tânicos e com aromas mais rústicos. Já nos rótulos em que a uva é chamada de shiraz, é comum que sejam mais aromáticos, frutados e menos encorpados. 

Origem e história da uva syrah    

A syrah é considerada uma das principais uvas cultivadas no Vale do Rhône, região vinícola muito conhecida da França. Entretanto, não se sabe ao certo qual a sua origem e a partir de quando começou a ser cultivada. 

Muitos historiadores acreditam que a uva tenha se originado na Grécia, no Egito, Chipre ou no Irã. Entretanto, pesquisas de DNA indicam que, de fato, a syrah se desenvolveu na França. 

vinho uva syrah

A origem da uva syrah é francesa.

De acordo com a geneticista Carole Meredith, da Universidade da Califórnia, a syrah surgiu a partir do cruzamento das uvas dureza e mondeuse blanch, castas que praticamente só são encontradas entre as vinhas francesas. 

Não se sabe ao certo quando sua vinificação começou dentro do próprio Vale do Rhône, porém há indícios que os vinhos syrah já eram produzidos desde o século 17. 

Um momento determinante para o desenvolvimento da casta foi sua exportação para a Austrália em meados de 1830. Hoje, os vinhos da uva syrah (conhecida como shiraz na região) estão entre os principais do país. 

Características da uva syrah e seus vinhos   

Os frutos syrah têm coloração roxo-azulada intensa. Quando comparadas a outras castas similares, como cabernet sauvignon e malbec, as uvas são ligeiramente maiores.  

Se você aprecia bebidas com bastante personalidade, corpo intenso, coloração escura, taninos bem presentes e acidez moderada, os vinhos da uva syrah são uma excelente opção. 

Podem oferecer em taça aromas e sabores de frutas negras, como mirtilo, jabuticaba e amora bem maduros, quase em estado de geleia. Os rótulos com passagem por barrica também apresentam notas de tabaco, chocolate, especiarias e ervas. 

A syrah também é uma casta muito utilizada em blends, especialmente quando os enólogos querem gerar um corpo mais intenso, porém sem abrir mão de características de outras uvas. 

Principais regiões produtoras da uva syrah  

Além de França e Austrália, outros países, como Espanha, Argentina, África do Sul, Estados Unidos e Chile, têm produzido rótulos de syrah de ótima qualidade. No Brasil, também tem se desenvolvido bem, principalmente em locais mais quentes, como Pernambuco e Minas Gerais. 

Conheça um pouco mais das principais regiões produtoras! 

Vale do Rhône, França 

No norte do Vale do Rhône, a syrah reina absoluta, sendo a única uva tinta permitida na produção de vinhos tintos na região. Os vinhos apresentam um perfil elegante e complexo, com notas de frutas pretas, pimenta preta, violeta e carne defumada. 

Em regiões como Côte-Rôtie, os vinhos podem ter uma pequena adição de viognier (uva branca), trazendo mais aromas florais e maciez. 

Vale mencionar que Languedoc-Roussillon também cultiva a casta, oferecendo um clima mediterrâneo. Assim, proporciona um sabor mais frutado e acessível. 

Austrália 

Na Austrália, a shiraz elabora vinhos mais frutados e, muitas vezes, com teor alcoólico mais elevado. Na região de Barossa Valley, o sabor é intenso e de frutas maduras; já no terroir do Hunter Valley, a casta se destaca por um perfil mais terroso. 

vinho uva syrah

Na Austrália, a syrah é chamada de shiraz.

Chile  

No Chile, a syrah apresenta um perfil mais fresco e elegante, especialmente nas regiões de altitude e próximas ao litoral. Os vinhos têm taninos macios, acidez equilibrada e notas de frutas escuras, pimenta e ervas.  

No Vale do Elqui, a influência do clima desértico cria vinhos com concentração de sabores e um toque mineral. 

Argentina 

Na Argentina, a syrah, muitas vezes, divide os holofotes com a malbec, mas ainda assim produz vinhos expressivos. A altitude dos vinhedos em algumas vinícolas em Mendoza proporciona boa maturação da uva, resultando em vinhos de taninos maduros, frutas negras e pimenta preta. 

África do Sul  

Os vinhos de syrah sul-africanos frequentemente combinam o frutado do Novo Mundo com a elegância do Velho Mundo. Apresentam notas de frutas pretas, pimenta e um leve toque defumado, com taninos estruturados e acidez equilibrada. 

Harmonização com vinhos syrah/shiraz  

Por ser um vinho com grande intensidade nos sabores e aromas, é necessário escolher pratos com potência equivalente. 

Se você deseja fazer uma boa harmonização com carnes, experimente beber uma taça de syrah acompanhada de cortes bovinos ou suínos que deve amaciar os taninos no paladar. Carnes de caça ou pernil de cordeiro também são uma ótima pedida, especialmente com vinhos mais rústicos. 

Para temperar, você pode utilizar desde especiarias a ervas frescas, pois isso trará uma similaridade aromática com o vinho. Os rótulos do Novo Mundo também vão muito bem com pratos levemente apimentados. 

Já na hora de escolher queijos, prefira os de massa semidura ou dura, como parmesão, grana padano e gouda. Uma harmonização da uva syrah muito comum é com o abbaye de belloc, um queijo francês feito de leite de ovelha com sabor potente e complexo. 

Por fim, massas com molho de carne, como barbecue, casam-se muito bem com a intensidade de sabor dos vinhos da uva syrah. 

Harmonização
Carnes carnes bovinas e suínas grelhadas; carnes de caça e pernil de cordeiro
Massas e risotos com ragu de carnes, pasta alla norma
Queijos parmesão, grana padano, gouda, abbaye de belloc

Vinhos syrah para conhecer 

A uva shiraz é uma das variedades tintas mais apreciadas no universo dos vinhos, reconhecida por seu perfil aromático intenso e seu sabor encorpado. 

Na sequência, conheça rótulos selecionados de diferentes terroirs, cada um evidenciando uma particularidade. 

De Bortoli The Accomplice Shiraz 

Produzido pela renomada vinícola australiana De Bortoli, conhecida por sua tradição e inovação na viticultura, este rótulo da região de Riverina destaca-se por seu caráter jovem e vibrante, fácil de beber. 

Visualmente, apresenta coloração rubi intensa. No nariz, revela aromas de frutas vermelhas maduras, com ataque doce. No paladar, a textura é macia, com taninos suaves e um final agradável.  

Harmoniza bem com frango à parmegiana, carnes vermelhas, legumes grelhados, hambúrguer com bacon, pimentão recheado e lasanha vegetariana de berinjela. 

De Bortoli The Accomplice Shiraz 

Casa Geraldo Shiraz 

Produzido na região da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, este shiraz reflete as características únicas do terroir local. Um dos detalhes é que as uvas são colhidas no inverno, devido à ocorrência de chuvas no verão. Além disso, possui um gato na embalagem em homenagem ao pet que anda o dia todo pela vinícola Casa Geraldo. 

Apresenta coloração rubi de média para alta intensidade. No nariz, destaca-se por aromas de frutas pretas e especiarias e pelo fato de passar por amadurecimento de 12 meses em barrica de carvalho francês. Em boca, possui ótima intensidade, ideal para acompanhar carnes vermelhas grelhadas, fondue de carne e risoto de alho-poró. 

Casa Geraldo Shiraz

Casale Del Giglio Shiraz 

Este shiraz italiano da vinícola Casale del Giglio destaca-se por sua expressão elegante da casta em solo europeu. Em seu processo de produção, é envelhecido em barricas de 8 a 12 meses, além de mais seis em garrafa. 

Visualmente, exibe uma cor rubi. No olfato, apresenta aromas complexos de frutas pretas maduras, como groselha, mirtilo e cereja, combinados com notas de especiarias, cardamomo e canela. No paladar, conta com sabor de média intensidade com boa textura e com retorno de notas picantes ao final. Harmoniza perfeitamente com atum grelhado, carnes vermelhas assadas, risotos e polenta mole com ragu. 

Casale Del Giglio Shiraz 

Bianchi Soñador Syrah 

O Soñador é um vinho argentino que captura a essência da shyraz em terras sul-americanas. É elaborado pela vinícola Bianchi, na prestigiada região de San Rafael, em Mendoza, com um blend de castas syrah de diversos vinhedos, sem passagem por madeira, expressando a máxima característica da casta. 

Possui coloração púrpura intensa. No nariz, revela aromas de frutas pretas, como cerejas e figos, acompanhados por notas florais de violetas. Em boca, é encorpado, com paradar jovial, taninos firmes e acidez vivaz, culminando em um final harmonioso e prolongado. 

Acompanha bem carnes grelhadas, especialmente cortes argentinos, ensopados condimentados e queijos de sabor pronunciado. 

vinho bianchi soñador syrah

Le Vins De Vienne Syrah

Originário da França, berço da casta syrah, o rótulo da vinícola Le Vins de Vienne se destaca pela tradição e expertise da vinícola na elaboração de vinhos desta variedade.  

Apresenta cor rubi intensa e profunda. No nariz, oferece um bouquet aromático complexo. No paladar, é elegante, bem equilibrado, frutado e picante. Ideal para harmonizar com pratos clássicos da culinária francesa, como cassoulet, charcutaria e queijos maturados. 

Le Vins De Vienne Syrah

A uva syrah  é verdadeiramente uma joia no mundo dos vinhos. Sua capacidade de expressar diferentes perfis aromáticos e gustativos, dependendo do terroir e do estilo de vinificação, torna essa variedade uma escolha versátil e encantadora para os mais diversos paladares.  

Agora que você conhece mais sobre essa uva tão especial, que tal explorar os rótulos apresentados ao longo deste guia? Clique na imagem abaixo e confira todos os vinhos syrah/shiraz do www.divvino.com.br! 

banner cta vinhos syrah shiraz divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo