skip to Main Content
Conheça Vinhos Da África Do Sul E A Tradição Vinícola Do País

Conheça vinhos da África do Sul e a tradição vinícola do país

Os vinhos do Velho Mundo, oriundos do continente europeu, são amplamente reconhecidos pela qualidade que entregam em taça. Entretanto, com o passar do tempo, outros países do Novo Mundo desenvolveram técnicas e ganharam notoriedade. É o caso dos vinhos da África do Sul, que apesar de não ser um país com tradição milenar no setor, tem se destacado positivamente.   

Neste post, vamos nos aprofundar no assunto, abordando a história, uvas mais cultivadas, características dos vinhos sul-africanos e rótulos disponíveis no divvino.com.br. Boa leitura! 

História da viticultura sul-africana 

A vinicultura da África do Sul começou em meados do século 17. Na época, o navegador Jan van Riebeeck foi designado para administrar as plantações de uvas da região. Acreditava-se que o consumo de vinho poderia diminuir o escorbuto (doença causada pela falta de vitamina C no organismo) das tripulações de navegantes que aportavam no país. 

No entanto, não se estava acostumado com o terroir da região, e após a morte de Jan van Riebeeck, muitos produtores foram desistindo e se dedicando a outros tipos de culturas. 

Foi apenas no ano de 1925, já no século 20, que a vinificação foi retomada no país. Na ocasião, o pesquisador Abraham Izak Perold, da Universidade de Stellenbosch, realizou o cruzamento entre as uvas pinot noir e cinsault (ou hermitage) e criou a pinotage, uma casta autóctone sul-africana. 

A partir de 1941, a uva pinotage começou a se difundir pela região, sendo utilizada como matéria-prima por muitos produtores e agradando os paladares dos enófilos locais. 

vinhos da áfrica do sul

A pinotage foi criada na África do Sul e se tornou um símbolo dos vinhos da região.

Apesar de todo o trabalho, os vinhos ainda ficavam reclusos apenas à África do Sul. Por conta do regime do Apartheid, havia uma retaliação internacional que impedia que os produtos chegassem a outros países, permanecendo encobertos até a década de 1990. 

Após a abertura do mercado, foi questão de tempo para que os vinhos da África do Sul começassem a receber reconhecimento, em especial os produzidos a partir de castas como cabernet sauvignon, chardonnay e syrah, além, é claro, da pinotage. 

Uvas mais cultivadas 

A África do Sul é conhecida por sua diversidade de uvas cultivadas, o que permite a oferta de vinhos com diferentes perfis de sabor. Entre as mais cultivadas, destacam-se a pinotage, a chenin blanc, a sauvignon blanc e a cabernet sauvignon. 

Pinotage 

Originária da África do Sul, como mencionado, a pinotage nasceu a partir do cruzamento entre pinot noir e hermitage (cinsault). Gera vinhos mais encorpados, com notas de frutas escuras, especiarias e toques defumados. 

Chenin blanc 

Na África do Sul, a chenin blanc é chamada de “steen”. Trata-se da casta branca mais emblemática do país. Os vinhos produzidos a partir dela são frescos, aromáticos e revelam notas de frutas tropicais, maçã-verde e mel. 

uva branca proveniente da África do Sul

Chamada de steen na África do Sul, a chenin blanc é a uva branca emblemática do país.

Sauvignon blanc 

A sauvignon blanc é a uva branca Vitis vinífera mais cultivada no mundo e seus vinhos estão entre os mais apreciados e adquiridos. Porém, em cada terroir onde é plantada, a espécie desenvolve características específicas.  

No caso dos vinhos brancos produzidos na África do Sul, os rótulos têm acidez refrescante e aromas intensos de maracujá, limão e ervas frescas. 

Cabernet sauvignon 

A cabernet sauvignon foi uma casta que prosperou nos solos sul-africanos. Os exemplares produzidos no país são tintos encorpados, com taninos firmes, notas de cassis, pimenta e leve toque de tabaco. 

Características dos vinhos sul-africanos 

Os vinhos da África do Sul têm o perfil característico do Novo Mundo: são bebidas encorpadas, com sensações gustativas mais presentes e notas marcadamente frutadas. 

Uma característica determinante para o terroir do país é a localização das vinícolas, em regiões de altitude próximas do litoral. O encontro dos oceanos Atlântico e Índico proporciona uma brisa agradável, que ajuda a amenizar o clima intenso e desenvolver a acidez das uvas. 

As temperaturas quentes dessas áreas em que as vinícolas se encontram dão características mais frutadas e desenvolvem mais açúcares nas uvas, tornando as bebidas, em geral, mais alcoólicas. 

Comprar vinhos da África do Sul 

Agora que você já conhece as informações por trás dos vinhos da África do Sul, que tal experimentar rótulos do país do Novo Mundo e descobrir todo o potencial da região?  A seguir, apresentamos opções disponíveis no divvino.com.br. 

Vinho Rhebokskloof Vineyard Selection Pinotage 

Para começar, um vinho pinotage da África do Sul para conhecer a verdadeira expressão da tradição sul-africana. Visualmente, tem coloração rubi intensa; no nariz, revela aromas de frutas vermelhas maduras, especiarias e leve toque defumado. Em boca, espere por taninos e acidez bem equilibrados. 

Para harmonizá-lo, sugerimos carnes vermelhas, tórtei ao molho de queijo, risoto fungui e queijos brie e camembert. 

 vinho rhebokskloof vineyard selection pinotage

Vinho Branco Sul-Africano Juno Chenin Blanc 

Blend das uvas viognier e chenin blanc, este vinho branco é fresco e frutado, com aromas de damascos suculentos, goiabas verdes e peras secas. Em boca, tem acidez fresca e boa persistência. Para a harmonização, sugerimos camarão empanado, pizza margherita, carpaccio de salmão e sashimis. 

vinho branco sul africano juno chenin blanc

Vinho Linton Park Cabernet Sauvignon 

Varietal da casta cabernet sauvignon, este exemplar é produzido pela Linton Park, vinícola especializada na elaboração de bebidas a partir de práticas sustentáveis. É um vinho com notas de frutas pretas, café e chocolate. No paladar, é equilibrado e tem taninos suaves. 

Como acompanhamento, opte por carnes grelhadas ou assadas com molhos condimentados. 

vinho linton park cabernet sauvignon

Para conferir outros dentre os melhores vinhos da África do Sul, além de mais rótulos nacionais e importados, acesse o divvino.com.br clicando aqui. 

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo