skip to Main Content
Vinhos Da Espanha: 11 Rótulos Imperdíveis Para Degustar

Vinhos da Espanha: 11 rótulos imperdíveis para degustar

A Espanha é um dos países mais tradicionais e renomados na produção de vinhos, com uma história vinícola que remonta há muitos séculos. Devido à diversidade de solos e climas no país, os vinhos da Espanha apresentam uma ampla variedade de estilos e são reconhecidos por sua alta qualidade.  

Neste artigo, você confere as características tornam os vinhos espanhóis únicos e tem acesso a uma seleção de rótulos disponíveis no divvino.com.br 

Prepare-se para uma viagem que despertará seus sentidos e ampliará seus horizontes vinícolas! 

Características dos vinhos da Espanha 

A diversidade geográfica e climática da Espanha proporciona um terroir variado, permitindo a produção de uma vasta gama de vinhos, desde os encorpados e potentes até os leves e refrescantes. 

Técnicas de vinificação modernas se entrelaçam com métodos tradicionais, resultando em vinhos que mantêm a essência de suas raízes, ao mesmo tempo em que se adaptam às preferências contemporâneas. 

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Quais as uvas mais cultivadas na Espanha? 

A Espanha é o terceiro maior produtor de vinhos do mundo (atrás de França e Itália), segundo a OIV (International Organisation of Vine and Wine), e possui uma impressionante variedade de uvas autóctones e internacionais. Dentre as mais cultivadas, destacam-se a tempranillo, a garnacha (ou grenache) e a airén, cada uma contribuindo para a vinificação espanhola. 

Quais são as uvas tintas mais famosas da Espanha? 

A tempranillo é considerada a uva tinta mais emblemática da Espanha e é a base de muitos dos vinhos mais prestigiados do país, especialmente na região de Rioja. A cepa produz bebidas com aromas de frutas vermelhas, especiarias e um toque de tabaco. 

Popular em várias regiões, incluindo Priorat e Rioja, a garnacha é matéria-prima de vinhos intensos e frutados, com notas de frutas vermelhas maduras e um caráter levemente picante. 

A monastrell (ou mourvèdre), que predomina nas regiões de Jumilla e Yecla, produz vinhos encorpados, com taninos robustos e sabores de frutas escuras e especiarias. 

 

vinhos da espanha

Vinho tempranillo espanhol produzido na região de Rioja.

A mencía é uma uva encontrada, principalmente, na região de Bierzo, e dá origem a vinhos elegantes e aromáticos, com boa acidez e notas de frutas vermelhas e minerais.

Vinhos espanhóis no Divvino 

Depois de entender um pouco mais sobre as características e as uvas que compõem os vinhos da Espanha, confira 11 rótulos imperdíveis que representam o melhor da vinicultura do país europeu! 

1. Vinho Tinto Espanhol Vicente Gandia El Miracle N° 1 

A bobal é uma das castas autóctones da Espanha e está presente neste vinho espanhol. O corpo leve e os aromas de frutas pretas, como amora, chá preto e alcaçuz, fazem dele um vinho único. A coloração é rubi translúcida. Harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas magras. 

Vinho Tinto Espanhol Vicente Gandia El Miracle N° 1 

2. Vinho Branco Espanhol Vicente Gandia Cero Coma Sem Álcool 

Este é um vinho desalcoolizado, elaborado a partir de um blend de castas da Espanha. Como o processo de produção é o mesmo de um vinho branco tradicional, os aromas e os sabores são similares aos da bebida com álcool 

O rótulo é aromático, com notas florais e de frutas tropicais. No paladar, possui ótima acidez. É um vinho que segue a tendência dos rótulos desalcoolizados ou com baixo teor alcoólico, apreciados por quem busca um estilo de vida saudável. 

Combina muito bem com risotos de frutos do mar, bobó de camarão, peixe assado, sushi, sashimi, paella valenciana e queijos brancos.  

Vinho Branco Espanhol Vicente Gandia Cero Coma Sem Álcool 

3. Vinho Espanhol Proyecto Garnachas La Garnacha Salvaje De Moncayo 

A homenagem da vinícola Vintage à garnacha, uma das variedades típicas da Espanha, originou o Projeto Garnacha, uma jornada pela história da casta pelos olhos de Raúl Acha, diretor técnico da vinícola e defensor apaixonado pela uva, que foi criticada historicamente por conta da complicada viticultura. 

A história começou com o bisavô de Acha, que plantou vinhedos de garnacha em La Rioja há mais de um século. Para demonstrar a importância da casta, Acha iniciou uma busca por antigas vinhas de garnacha durante uma expedição pela bacia do Rio Ebro. No caminho, ele se deparou com algumas das vinhas que melhor refletem a essência dessa variedade.  

O projeto resultou em uma linha de vinhos tintos elaborados com vinhas velhas, que mostram a versatilidade da garnacha em cada terroir. 

Em Moncayo, temos o Vinho Tinto Espanhol La Garnacha Salvaje, que apresenta coloração rubi-intensa, com aromas de geleia de frutas pretas e especiarias. Já no paladar, é intenso e encorpado, ideal para harmonizar com t-bone grelhado ou hambúrguer com bacon.

Vinho Espanhol Proyecto Garnachas La Garnacha Salvaje De Moncayo

4. Vinho Espanhol Rioja D.O.Ca Arméntia Y Madrazo Viura 

A região de Rioja produz alguns vinhos brancos diferenciados, como este elaborado com a casta viura, uma das castas emblemáticas do país. Possui coloração amarelo-dourada e notas de pêssego e damasco maduro, além de acidez refrescante. Harmoniza perfeitamente com risotos e massas com molho branco. 

Vinho Espanhol Rioja D.O.Ca Arméntia Y Madrazo Viura

5. Vinho Tinto Espanhol Ceramic Monastrell 

Este vinho é produzido pela vinícola Vicente Gandia, na região de Valência, a partir da casta monastrell, proveniente de vinhas velhas.  

O nome Ceramic vem do grego “keremiká” (que significa “feito de argila”) pelo fato de o líquido ser envelhecido em grandes vasos de argila (tinajas, em espanhol) e em barricas de carvalho por 11 meses.  

É um premiado vinho monastrell com coloração rubi-intensa na taça, aromas de frutas pretas secas e notas de charcutaria. No paladar, entrega taninos bem representados e ótima acidez para equilibrar.  

Na hora de harmonizar, experimente com tagliatelle ao ragu de javali, stinco suíno com polenta, carré de cordeiro braseado, espaguete ao molho de funghi, tábua de charcutaria e queijos curados. 

Vinho Tinto Espanhol Ceramic Monastrell 

6. Cava El Miracle Brut 

A Espanha é reconhecida pelos seus cavas, que são vinhos espumantes produzidos a partir do método tradicional (ou Champenoise), em que as leveduras são adicionadas na garrafa para que ocorra a segunda fermentação, responsável pela formação das borbulhas. 

As garrafas são colocadas em caves subterrâneas e, após a fermentação, o Cava passa pelo processo de remuage, que consiste em rotacioná-las aos poucos, fazendo com que as leveduras cheguem até o gargalo, para retirada posterior. 

O Cava El Miracle Brut é produzido na região de Valência e consiste em uma bebida fresca e aromática com notas de frutas tropicais. Harmoniza com frutos do mar e pratos da culinária japonesa. 

Cava El Miracle Brut 

7. Vinho Fortificado Aurora Jerez Pedro Ximenez 

Este vinho jerez é a representação dos rótulos de grande personalidade, uma das marcas registradas da vinicultura da Espanha. É perfeito para um dia quente de verão, harmonizando com azeitonas e tapas.  

Possui coloração amarela-dourado e notas únicas de damasco seco, figo seco e mel. No paladar, espere alta acidez. 

Vinho Fortificado Aurora Jerez Pedro Ximenez 

8. Vinho Espanhol Medusa Albariño  

A região de Rías Baixas, na Galícia, ao norte da Espanha, é famosa pelos grandes vinhos da casta albariño. Com parreiras e método de condução latada, as uvas são protegidas do sol intenso para que possam se desenvolver bem.  

Como o clima na região é mediterrâneo, os vinhos albariño possuem alta salinidade e notas de damasco maduro. A acidez é marcante, com notas de frutas frescas, como abacaxi e pera. 

Harmoniza muito bem com frutos do mar e pratos com peixes.  

Vinho Espanhol Medusa Albariño 

9. Vinho Espanhol Mustiguillo La Garnacha 

Este é um rótulo especial da região de Valência. A classificação Vinos de Pago é conferida a grandes vinhos do país, e poucos produtores fazem parte dela.  

A Bodega Mustiguillo é uma vinícola premiada, com vinhos pontuados em Decanter, Guia Peñin e Robert Parker no portfólio, elaborados com uvas de vinhas velhas. 

O La Garnacha apresenta coloração rubi-intensa, com aromas de frutas pretas compotadas, como cereja e amora, além de toque apimentado. No paladar, espere taninos marcados e ótima acidez.  

Esse rótulo conta com passagem de seis meses a oito meses por barricas de carvalho francês e tinas. Harmoniza com pratos de carnes curadas ou charcutaria. 

Vinho Espanhol Mustiguillo La Garnacha 

10. Vinho Espanhol Eguren Ugarte Maturana 

A Eguren Ugarte é uma vinícola situada na Rioja Alavesa, região que apresenta um clima diferente e um pouco mais fresco. A bodega elabora alguns rótulos de castas autóctones como este. 

A maturana é uma uva autóctone da Espanha, raramente encontrada como varietal. Aqui, ela apresenta todo o perfil da casta com a coloração rubi. Seus aromas de especiarias prevalecem e entrega ótima intensidade em boca.  

Este vinho harmoniza com pratos típicos espanhóis e com carnes vermelhas magras grelhadas ou assadas. 

Vinho Espanhol Eguren Ugarte Maturana

11. Vinho Branco Bodega Mustiguilo Finca Calvestra Merseguera 

A merseguera é outra uva autóctone espanhola, pouco encontrada fora do país, e ainda mais rara como varietal. Ela foi encontrada em meio às vinhas de bobal, e a Bodegas Mustiguilo viu o potencial da casta na região. Ela também faz parte da classificação Vinos de Pago.  

O vinho Finca Calvestra é perfeito para o clima tropical brasileiro, porque possui acidez refrescante e notas de flores brancas e mel. Aprecie-o acompanhado de pizzas e massas! 

Vinho Branco Bodega Mustiguilo Finca Calvestra Merseguera

Os vinhos da Espanha celebram a diversidade das uvas e a tradição vinícola. Cada garrafa é uma viagem ao terroir e à cultura das regiões produtoras.  

Além dos vinhos espanhóis sugeridos neste conteúdo, no divvino.com.br, você encontra uma seleção de rótulos imperdíveis para degustar. Acesse a coleção e descubra novos sabores clicando na imagem abaixo! 

banner cta vinhos da espanha

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo