Vinhos selecionados para os sócios do ClubeD em janeiro!
Bem-vindos ao artigo com os vinhos selecionados de janeiro de 2025 do ClubeD! Começando o ano com grande estilo, preparamos uma seleção exclusiva de rótulos para os nossos sócios desfrutarem e celebrarem momentos inesquecíveis.
Em cada uma das categorias, dois vinhos perfeitos para degustação e acompanhamento de pratos deliciosos. Confira cada um!
ClubeD Classic
Os vinhos selecionados para a categoria Classic do CLubeD são o Amigo Perro Merlot, um tinto chileno, e o Incrível, um blend tinto português. Confira os detalhes!
Amigo Perro Merlot
O vinho Amigo Perro é um dos rótulos da vinícola La Junta, de origem chilena, especificamente no Vale do Curicó, localizado ao pé da Cordilheira dos Andes até a costa do Pacífico. O solo é aluvial e argiloso, enquanto o clima mediterrâneo e semiárido, combinado com a ótima altitude, favorece a ampla amplitude térmica
Esse fator proporciona tardes quentes e noites frescas, impactando diretamente no amadurecimento da uva e na obtenção de vinhos mais frescos.
O Amigo Perro Mertlot, elaborado com a casta merlot, apresenta coloração vermelho rubi brilhante e aroma com notas de frutas pretas e especiarias doces, pelo fato de ocorrer afinamento em barricas de carvalho francês. No paladar, possui ótimo volume em boca e taninos finos.
É ideal para harmonizar com aperitivos, como tábua de queijos e frios, ou junto com o prato de espaguete ao molho sugo.
Incrível Blend
O Incrível é um rótulo português, elaborado a partir de um blend de três uvas: tinta roriz, jaén e alfrocheiro. É produzido pela vinícola Silgueiros, no Dão, uma das primeiras regiões demarcadas em Portugal.
O vinho caracteriza-se pela cor vermelha com nuances púrpura. A curiosidade é que amadurece em cubas de cimento por oito meses, o que proporciona notas de frutas pretas sobremaduras, como ameixas e cerejas, além de toque mineral de sílex.
No paladar, é encorpado, intenso com ótima estrutura e conta com final de boca persistente. Se você for sócio do ClubeD na categoria Classic, experimente o rótulo com nhoque com cogumelos ou um t-bone, duas ótimas opções para harmonização.
ClubeD Fresh
Para a categoria Fresh, os dois vinhos selecionados são da vinícola chilena Cremaschi. Confira o rótulo branco e o rosé!
Brisas del Valle Pinot Grigio
Brisas de Valle é um rótulo produzido pela vinícola Cremaschi, localizada no Chile. As vinhas são cultivadas no Vale do Loncomilla, no Maule. O terroir está próximo ao mar, amenizando altas temperaturas e colaborando para que o vinho se torne mais fresco e aromático, ideal para degustar em dias quentes do verão.
Sua elaboração é feita com a uva pinot grigio, com notas de frutas cítricas e de caroço, assim como um toque mineral. Sua cor é um amarelo brilhante, com nuances douradas. No paladar, percebe-se uma textura sedosa e acidez equilibrada.
É o vinho perfeito para acompanhar risoto de camarões, sardinhas grelhadas, bolinho de bacalhau e outros pratos que envolvam peixes ou frutos do mar.
Brisas del Valle Carménère Rosé
O outro rótulo de janeiro da categoria Fresh do ClubeD é o Brisas del Valle Carménère Rosé.
Também da vinícola Cremaschi, vale contar sobre as raízes da empresa. De origem italiana, a família tem experiência vitivinícola há 130 anos. Duas pessoas são essenciais na história: Ángel Furlotti que fundou o primeiro vinhedo em Mendoza (Argentina) e Víctor Cremaschi, que patenteou o processo de fermentação contínua.
Essa história segue pelo Vale do Loncomilla, no Chile, demonstrando até hoje a qualidade em seus rótulos. Este, especificamente, conta com coloração rosa pálido brilhante, com reflexos sutis de salmão. O aroma é fresco e delicado de frutas vermelhas e cítricas, como morangos, framboesas, toranja e limão.
No paladar, apresenta acidez refrescante e textura leve, com o sabor vibrante das frutas vermelhas e um dulçor que equilibra na boca. O final é fresco e agradável. O rótulo vai muito bem com frangos assados e comidas tailandesas, conhecidas por sua picância.
ClubeD Premium
Para a categoria Premium, os sócios receberão em janeiro um rótulo especial da vinícola francesa Château Auzias e um mais democrático da Maison Le Star. Veja os vinhos selecionados!
Château Auzias Malbec
Chatêau Auzias é uma vinícola francesa que se localiza a poucos passos da cidade de Carcassone e do Canal de Midi, contando com 110 hectares de vinhedos que seguem as tradições de Languedoc. Os rótulos são elaborados com a Denominação de Origem Controlada (DOC) da cidade de Carcassone, com o poder e a riqueza do Languedoc.
O rótulo do mês do ClubeD Premium é o Chatêau Auzias Malbec, elaborado com a casta malbec que proporciona notas mais frutadas, como morangos e ameixas, além de notas de carne curada. No paladar, os taninos são firmes e contam com acidez envolvente. Harmoniza muito bem com carpaccio, em uma entrada, ou junto com as carnes vermelhas num churrasco.
Le Pont D’Amour Tempranillo
Le Pont D’Amour é um rótulo da Maison Le Star, vinícola com propósito de simplificar o acesso ao vinho, colocando a emoção ao centro da experiência de degustação. O vinho é elaborado em uma das mais belas e ensolaradas regiões da Espanha.
Apresenta aromas de frutas vermelhas e conta com um paladar delicado, muito bem-equilibrado entre os taninos finos e a acidez. Para acompanhá-lo, a recomendação são pratos vegetarianos, como ratatouille e pizza margherita.
ClubeD Selection
Dois rótulos bem escolhidos para a categoria Selection: Chianti Classico Riserva e Sito dei Fossili Roero. Cada um com suas particularidades, mas ambos com sabores deliciosos para você aproveitar. Conheça seus detalhes!
Checci Reserva di Famiglia Chianti Classico
O Chianti Classico Riserva é um rótulo da vinícola Cecchi que provém da safra de 2019, na Itália. Nesse ano, as condições climáticas foram típicas da região, com um inverno levemente mais fresco e de baixa precipitação, enquanto o verão foi quente, mas sem picos extremos de calor.
Essas características proporcionaram a elaboração do vinho a partir do blend de uvas sangiovese e cabernet sauvigon. Esse tinto apresenta coloração rubi, com aromas de frutas vermelhas e cerejas azedas, além de notas de toranja, cravo e baunilha.
No paladar, é complexo e possui acidez vibrante. Para acompanhar, prefira entradas, como bruschetta de presunto cru ou focaccia com antepastos.
Bric Cenciurio Sito dei Fossili Arneis Roero
Por fim, o outro vinho da categoria Selection é o Sito dei Fossili Roero. A curiosidade aqui se dá pelo nome da vinícola, que é uma homenagem a um vinhedo histórico localizado em Roero, na Itália.
Em 1990, Franco Pittatore e seu cunhado, Carlo Sacchetto, decidiram unir suas propriedades em Barolo e Roero, para dar vida ao seu sonho: produzir vinhos tradicionais de alta qualidade. Um sonho, mas também um projeto sólido, realizado hoje pelos filhos de Franco, Alessandro e Alberto, em seus vinhedos em Barolo, Novello, Castellinaldo e Magliano Alfieri.
Todos estão localizados dentro da comuna de Castellinaldo na área de “Bric Cenciurio”. Durante a quebra do solo, foram encontrados fósseis de folhas e peixes, originando o nome “Sito dei Fossili” (sítio fóssil, em português).
No local, são cultivadas as uvas da casta arneis, utilizadas para elaborar o rótulo, que conta com amadurecimento de seis meses em toneis de carvalho esloveno. Durante esse período, é realizada a técnica de battonage.
Sua coloração é amarelo pálido com detalhes em verde. No olfato, apresenta aromas complexos de frutas amarelas e fermento de pão, enquanto seu sabor possui boa estrutura e intensidade, além de ótima acidez. Para acompanhar o vinho, aposte em vegetais grelhados e iscas de peixe frito.
Esta foi a seleção de vinhos de janeiro de 2025 para o ClubeD, do Divvino. Você já conhecia alguns dos rótulos, suas curiosidades e características? Ainda não faz parte do clube de assinatura de vinho e quer aproveitar? Então, clique na imagem abaixo e conheça suas vantagens!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!