Vinícola Avignonesi: referência em sustentabilidade na Toscana
A Vinícola Avignonesi é uma empresa localizada no sudeste da Toscana, na Itália. Fundada em 1974, seus vinhedos estão espalhados pelas colinas e contabilizam uma área total de 175 hectares. Está localizada na região de Montepulciano, que é referência na produção de vinhos.
Continue a leitura para saber mais sobre a Vinícola Avignonesi, incluindo as impressões pessoais de quem já esteve na região e compartilhou cada detalhe em uma entrevista exclusiva com o
incluindo as impressões pessoais de Jonas Venturini, entrevistado com exclusividade pelo divvino.com.br, continue a leitura!
História da vinícola
A Vinícola Avignonesi, embora tenha sido fundada em 1974, passou por diversas mudanças em prol da sustentabilidade a partir da aquisição da empresa por Virginie Saverys, em 2009. Até então consumidora, a empreendedora decidiu embarcar no mercado de vinhos para implementar práticas éticas e sustentáveis em todo o processo de elaboração dos exemplares.
Dentre as ações adotadas pela vinícola estão a proibição de pesticidas que poluem o solo, a água e o ar; o uso de garrafas eco-friendly; além da adoção de técnicas para a elaboração de vinhos biodinâmicos, veganos e orgânicos.
Quanto às certificações, os vinhedos foram classificados como orgânicos em 2016; em 2019, a vinícola se tornou biodinâmica; já em 2022, conquistaram o certificado de B-Corporation. Atualmente, a Avignonesi é a maior vinícola biodinâmica da Itália.
Jonas Venturini, enófilo entrevistado pelo divvino.com.br, afirma que durante a visitação da vinícola, as práticas de sustentabilidade são destacadas tanto no manejo produtivo quanto nos produtos ofertados para a harmonização, que são feitos por empresas da região.
Particularidades do cultivo e dos vinhos Avignonesi
Como mencionado, os vinhedos da vinícola estão localizados no sudeste da Toscana. A região conta com solo argiloso, misturado com camadas de calcário e areia. Para aproveitar a diversidade do terroir, o plantio é dividido em micro-lotes.
Por esse motivo, a vinícola se autodenomina artesã de vinhos, uma vez que nem mesmo pequenos produtores trabalham com lotes tão reduzidos. Os 100 hectares de plantio de sangiovese, por exemplo, são divididos em lotes de 1,5 hectare e verificados separadamente.
Além disso, com o objetivo de preservar a biodiversidade local, a Vinícola Avignonesi produz vinhos biodinâmicos. Sob o comando do enólogo Matteo Giustiniani, os exemplares são elaborados com cada vez menos uso de carvalho. O resultado são bebidas frutadas, com acidez vibrante e excelente frescor.
Uma empresa B Corp
Em 2022, a Vinícola Avignonesi se tornou uma empresa B-Corp. A certificação faz parte de um movimento global e é concedida para organizações cujos valores e ações têm por missão a criação de uma economia inclusiva, igualitária e regenerativa.
Vinhos para conhecer
Após conhecer um pouco mais sobre a Vinícola Avignonesi, fica difícil não querer conhecer a região e experimentar os vinhos da empresa, não é mesmo? Citando o enófilo Jonas Venturini:
“A visitação é uma experiência única: a região é linda, a vinícola é linda, os vinhos são maravilhosos, a comida para a degustação também. Ou seja, um conjunto harmônico completo que proporciona uma experiência ímpar.”
Venturini destacou, ainda, que o vinho Nobile di Montepulciano, por ser a Denominação de Origem da região, possui um caráter único e inigualável. E se você também ficou curioso para degustar os exemplares da vinícola, acesse o site do divvino.com.br e desfrute de um pedacinho da Toscana no conforto da sua casa. Basta clicar no banner abaixo!
Imagem de capa: Reprodução/Site oficial Vinícola Avignonesi (link: https://www.avignonesi.it/)
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!