5 vinícolas na Itália para conhecer a tradição do país
As vinícolas na Itália são mundialmente admiradas pela tradição na produção de vinhos de qualidade. Conhecê-las é uma experiência que não pode faltar na lista de qualquer enófilo!
Para já ir planejando o roteiro, neste post, você confere uma rota com cinco vinícolas para descobrir os melhores vinhos italianos e desfrutar de tudo que o enoturismo do país da bota tem a oferecer. Boa leitura!
1. Vinícola Peter Zemmer
A vinícola Peter Zemmer é uma empresa familiar fundada em 1928, em Cortina sulla Strada del Vino (S.S.D.V.), uma comuna localizada na região do Alto Ádige, na Itália.
Essa região vinícola da Itália conta com exposição solar ideal para maturação dos frutos, precipitação bem distribuída e solo bem aerado, contendo calcário e depósitos glaciais de areia, argila e cascalho.
Esse clima alpino e o solo rico em minerais do local proporcionam condições ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade.
Além disso, a amplitude térmica garante a intensidade de sabores das uvas. As principais castas cultivadas pela vinícola são chardonnay, gewürztraminer, pinot grigio, sauvignon blanc, pinot noir e merlot.
A vinícola é conhecida principalmente por seus vinhos brancos, como o pinot grigio e gewürztraminer, que se destacam pela elegância e complexidade aromática. A empresa oferece visitas guiadas, onde os turistas podem explorar os vinhedos, aprender sobre o processo de vinificação e degustar os exemplares ali produzidos.
2. Casale del Giglio
A Casale del Giglio está situada no Vale do Agro Pontino, em Aprilia, ao sul de Roma. Fundada em 1967, a vinícola se destaca pela abordagem inovadora, que combina tradição com técnicas modernas de vinificação.
A especialidade da Casale del Giglio é a produção de vinhos italianos como cesanese, merlot e syrah, mas também na de brancos frescos e aromáticos a partir de uvas como chardonnay e viognier.
Durante o passeio, os visitantes podem desfrutar de degustações personalizadas, conhecer os vinhedos, além de participar de eventos especiais organizados pela vinícola.
3. Castellani
A Castellani é uma vinícola familiar localizada na Toscana, Itália. Foi fundada no final do século 19 e, atualmente, dispõe de mais de 1.000 hectares de vinhedos. É reconhecida pela elaboração de vinhos de alta qualidade, combinando tradição e inovação.
Outro destaque da vinícola é o investimento em sustentabilidade. Desde 2003, a empresa tem certificados orgânicos em seus vinhedos, prezando pela preservação do meio ambiente, assim como pela qualidade das uvas.
Dentre os rótulos produzidos estão grandes clássicos italianos como Brunello di Montalcino, Nobile di Montepulciano e Chianti, além de varietais das uvas pinot noir e chardonnay. Para quem está de passagem pela Toscana, essa é com certeza uma vinícola que vale a pena conhecer!
4. Normanno
Situada na Sicília, no sul da Itália, a Normanno produz vinhos autênticos e premiados. A vinícola elabora tintos intensos, como o Nero D’Avola, rótulo emblemático da região, mas também oferece brancos frescos e aromáticos, como o Grillo e o Catarratto.
Durante a visitação, os turistas podem passear pelos vinhedos, aprender sobre a história e o processo cuidadoso de produção dos rótulos, além de aproveitar uma degustação completa.
5. Avignonesi
Fundada em 1974, a Avignonesi também está situada na Toscana. O foco da empresa está na produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos, a partir de uma filosofia baseada no respeito à terra e à natureza.
Em 2016, tiveram seus vinhedos classificados como orgânicos e, em 2019, a empresa se tornou biodinâmica, sendo a maior da Itália atualmente. O plantio dividido em micro-lotes garante a elaboração de vinhos de alta qualidade, que expressam o terroir da região.
A Avignonesi é reconhecida principalmente por tintos como o Nobile de Montepulciano, mas também elabora vinhos brancos e de sobremesa.
Durante as visitações, é possível participar de passeios guiados, workshops de degustação, eventos temáticos, entre outros.
As vinícolas da Itália são uma oportunidade para amantes do vinho conhecerem o que há de mais tradicional e impressionante no Velho Mundo. Passeios por vinhedos, degustações e experiências inesquecíveis estão à sua espera, enófilo!
Se você gostou desse texto e quer conferir mais dicas sobre vinícolas e viagens, acesse a categoria, clicando no banner abaixo:
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!