Preparação da carne:
Tempere o pernil com sal, pimenta, alho amassados, páprica doce e suco de limão. Massageie bem o tempero em toda a superfície da carne e deixe marinar por, no mínimo, 4 horas na geladeira (preferencialmente de um dia para o outro, para intensificar o sabor).
Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite e sele todos os lados do pernil até dourar bem. Após a selagem, adicione o líquido da marinada à panela e complete com 2 xícaras de água. Tampe a panela e cozinhe o pernil em fogo baixo por cerca de 2 a 3 horas, virando-o ocasionalmente. A carne deve ficar macia a ponto de desmanchar. Se necessário, adicione mais água durante o cozimento para manter a carne úmida.
Quando o pernil estiver cozido, retire-o da panela e deixe descansar por alguns minutos. Em seguida, desfie a carne utilizando dois garfos ou as mãos. Reserve.
Preparação da cebola caramelizada:
Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e adicione a cebola. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos, mexendo ocasionalmente, até que fique dourada e caramelizada.
Adicione uma pitada de sal e o açúcar mascavo para acentuar o sabor adocicado.
Montagem do sanduíche:
Corte os pães franceses ao meio e, se desejar, toste levemente no forno ou em uma chapa para dar crocância.
Em cada pão, adicione uma generosa porção do pernil desfiado. Por cima, coloque uma camada de cebola caramelizada e, para dar um toque especial, acrescente fatias de queijo derretido.
Adicione a maionese e, por fim, as folhas de alface.