skip to Main Content
Guia De Uvas: Cabernet Sauvignon, A Rainha Das Uvas Tintas

Guia de uvas: cabernet sauvignon, a rainha das uvas tintas

Se você gosta de vinhos, muito provavelmente já experimentou um exemplar da uva cabernet sauvignon. É uma bebida intensa, com personalidade e muito versátil para harmonizações. Conhecida como a rainha das uvas tintas, suas origens remontam ao século 17, na região de Bordeaux, na França. 

Neste conteúdo, vamos falar sobre a origem, as características da uva, além de apresentar dicas de harmonização e vinhos cabernet sauvignon para você experimentar. Boa leitura!

Origem da uva cabernet sauvignon

Em 1997, dois pesquisadores da Universidade de Davis, na Califórnia, chamados Carole Meredith e John Bowers, descobriram que a cabernet sauvignon se tratava de um cruzamento das uvas cabernet franc e sauvignon blanc.

Apesar da descoberta ser recente, estima-se que sua vinificação ocorra desde o século 17, porém com outros nomes, como petit cabernet, petit vidure e vidure. Os primeiros registros com o nome cabernet sauvignon datam de cerca de 1850, quando começou a ser misturada a outras cepas no famoso blend de Bordeaux, na França.

Durante o final do século 19, os vinhedos europeus foram dizimados pela praga filoxera, um tipo de pulgão amarelo que ataca as raízes das videiras. Isso obrigou muitos produtores a deixarem o Velho Mundo e se aventurarem nas Américas e na Oceania.

cabernet Sauvignon uva

A história da uva cabernet sauvignon remonta ao século 17, em Bordeaux, na França.

Cultivo ao redor do mundo

A fama da uva cabernet sauvignon se deve muito a certos fatores, como facilidade no cultivo, grande adaptabilidade e qualidade da bebida, o que contribuiu para a expansão do cultivo para diversas localidades do mundo.

Desde Bordeaux, onde a tradição e qualidade se preservam ao longo dos séculos, até países do Novo Mundo, a cabernet sauvignon está presente em localidades como França, Chile, Estados Unidos, Austrália, Espanha, China, Argentina, Itália, África do Sul e Brasil.

Inclusive, a uva cabernet sauvignon é uma das castas mais cultivadas no Brasil, especialmente em regiões como a Serra Catarinense, a Campanha Gaúcha e em São Roque, em São Paulo.

A cabernet sauvignon também é frequentemente usada em blends, figurando em alguns dos vinhos de corte mais famosos do mundo, como os Supertoscanos, que levam, além dela, as uvas sangiovese, merlot, cabernet franc e syrah.

Dia Mundial da Uva Cabernet Sauvignon

Você sabia que a rainha das uvas tintas tem um dia dedicado a ela? Isso mesmo! Todos os anos, comemora-se o Dia Mundial da Uva Cabernet Sauvignon, na quinta-feira antes do Labor Day, nos Estados Unidos. Portanto, nessa data, escolha sua melhor garrafa e celebre essa casta tão incrível e versátil.

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Características da uva cabernet sauvignon

As uvas cabernet sauvignon têm maturação tardia. Seus frutos são pequenos, assim como sua polpa, o que colabora na concentração dos sabores. Tem coloração roxo-azulado profundo, casca grossa e, por conta disso, trata-se de uma variedade bastante rica em taninos.

Além disso, a espessura da casca protege os frutos contra intempéries, como chuvas intensas, clima muito seco ou frio. É por esse motivo que a casta se adapta bem em diferentes terroirs ao redor do mundo. Em termos de solo, prefere os pobres e de drenagem lenta, que forçam as raízes a se aprofundarem em busca de nutrientes.

Quanto aos vinhos, suas características variam bastante, de acordo com a localidade onde são produzidos, justamente devido à adaptabilidade. Em regiões mais quentes, como Califórnia, Austrália, África do Sul e o sul da Itália, o resultado são bebidas encorpadas e alcoólicas, com taninos mais finos e aromas de frutas negras.

Ao serem cultivadas em lugares frios, resultam em vinhos com taninos estruturados e acidez presente. Além disso, costumam ter perfil com notas vegetais e apimentadas. Quando jovens, têm coloração rubi com bordas violáceas e, conforme envelhecem, vão ganhando tons granada.

De maneira geral, no nariz, é possível perceber notas de cereja, cassis e especiarias. O aroma de pimentão, muitas vezes, também aparece. Isso se dá graças a um composto aromático encontrado em grande quantidade na sua casca, que são as chamadas pirazinas.

Quando envelhecido em barrica, seus taninos são amaciados e o líquido pode desenvolver aromas de ameixa, baunilha, chocolate e tabaco. No paladar, traz corpo intenso, taninos firmes e acidez agradável. Pensando na evolução em garrafa, o vinho cabernet sauvignon tem ótimo potencial.

duas mulheres tomando vinho da uva cabernet sauvignon

Deguste um cabernet sauvignon e aprecie o que há de melhor no mundo dos vinhos!

Harmonização

Como acompanhamento, os vinhos da uva cabernet sauvignon são muito versáteis e conseguem harmonizar com diversos tipos de pratos com uma intensidade gustativa similar.

Uma das combinações mais comuns é com carnes vermelhas grelhadas, especialmente cortes bovinos, como T-bone, tomahawk, contrafilé, costela, cupim e filé-mignon, ou até carnes suínas, de cordeiro ou de caça. Apesar da cerveja ser a bebida tradicional em churrascos brasileiros, um bom cabernet sauvignon encorpado cria uma experiência de degustação e tanto!

E na hora de harmonizar vinhos da uva cabernet sauvignon com queijos, vale a pena investir em opções de pasta dura, como parmesão, gouda e cheddar inglês. Você também pode combiná-lo com cogumelos Portobello à provençal, ou prepará-los em massas, risotos de cogumelos e sopas.

Para aqueles que preferem massas, preparos ao molho vermelho são boas alternativas. Cabernets também são vinhos-chave para combinar com charcutaria e patês condimentados. Por esse motivo, são excelentes para acompanhar uma tábua de frios!

Tábua de carnes e vinho

Para acertar na harmonização com cabernet sauvignon, aposte em carnes gordurosas, queijos duros e massas ao molho vermelho.

Vinhos Cabernet Sauvignon

Não é à toa que a uva cabernet sauvignon é tão importante no mundo dos vinhos. Além de ser cultivada e vinificada em muitos lugares do globo, tem características que agradam diversos paladares.

No divvino.com.br, você encontra muitas opções de cabernet sauvignon dos mais diversos terroirs. Para conferir cada uma delas, clique no banner abaixo!

vinhos cabernet sauvignon no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo