skip to Main Content
3 Tipos De Doces Folhados E Como Harmonizá-los Com Vinho

3 tipos de doces folhados e como harmonizá-los com vinho

As massas folhadas servem de base para receitas doces e salgadas de diferentes países. Muito embora sejam constantemente relacionadas a pratos franceses, sua provável origem é egípcia, e data de séculos antes de Cristo.

Para a harmonização de vinhos e doces folhados, serão necessárias bebidas com dulçor equilibrado e acidez capaz de neutralizar a untuosidade presente na comida. Os sabores também devem influenciar nessa escolha.

Confira a seguir os rótulos, que estão todos disponíveis na loja virtual do Divvino, que separamos para a harmonização de doces folhados e vinhos!

1. Mil folhas

É um dos doces folhados mais famosos da culinária francesa. Tradicionalmente, consiste em três camadas de massa intercaladas com crème pâtissière e polvilhadas com açúcar de confeiteiro. Algumas vezes, também leva frutas vermelhas frescas em seu recheio.

doces folhados

Para harmonizar com esses sabores, o Espumante Casa Perini Moscatel é uma excelente sugestão. Seus aromas frescos de flores e frutas devem casar-se perfeitamente ao sabor de baunilha e textura amanteigada da sobremesa.

Esse é um espumante produzido no Brasil pela vinícola Casa Perini e premiado internacionalmente como o quinto melhor vinho do mundo em 2017, segundo a World Ranking of Wines & Spirits.

2. Pain au chocolat

Outra iguaria da cozinha francesa, seu nome significa simplesmente “pão de chocolate”. A massa é similar à do croissant, porém em formato diferente, e leva ovos, farinha, manteiga, açúcar, sal e fermento biológico.

Para aprender a preparar esse doce folhado, clique aqui e confira a receita!

Um pain au chocolat pode ser servido acompanhado de um cálice de Taylor’s Porto Ruby, um vinho português fortificado que traz no paladar doçura e acidez. Entre seus aromas, é possível encontrar traços de frutas negras em compota.

Os Vinhos do Porto Ruby têm por característica a harmonização fácil com chocolates. Seu alto teor alcoólico é capaz de limpar a untuosidade entre um pedaço e outro do doce, e seu dulçor é equilibrado e não atrapalha na degustação.

doces folhados

3. Pastel de nata

Conhecido mundialmente como a sobremesa típica de Portugal, o pastel de nata é a combinação de uma massa folhada crocante a um recheio à base de gemas polvilhados com açúcar e canela.

Muitas vezes é chamado de pastel de belém, porém de maneira equivocada. Esse título é resguardado aos docinhos preparados na Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa.

doces folhados

Para degustar uma iguaria portuguesa, nada melhor que um vinho também lusitano, como o Quinta Santa Eufêmia Porto Finest Reserva. Trata-se de uma bebida complexa com passagem por barricas de carvalho.

Seu paladar é elegante e com taninos macios, capazes de harmonizar com doces com recheios à base de ovos. Nos aromas, apresenta especiarias, causando similaridade com a os toques de canela.

doces folhados

Escolhendo o vinho certo, desfrutar de seu prato será uma experiência completamente diferente. Para conferir outras dicas como essa, acesse nossa categoria de harmonização no blog do Divvino!

dicas de harmonização

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo