Vinha das Romãs: vinho elegante, saboroso e premiado!
Robusto em uvas negras e com um terroir único dos vinhos de Alentejo, em Portugal, a Vinha das Romãs é uma das potências da vinícola Monte da Ravasqueira. A bebida é, acima de tudo, um grande sucesso mundial, com diversos prêmios e um sabor surpreendente!
Se você quer saber um pouco mais sobre esse típico vinho português, continue a leitura deste post!
Origem
Seu nome surgiu por um fato curioso. Em 2002, no local onde começou a se plantar a vinha, foi descoberto que a bebida tinha um sabor muito particular. Isso fez com que o solo fosse estudado minuciosamente, para entender a origem de tanto e sabor e personalidade.
O resultado desse estudo foi surpreendente! Descobriu-se que as raízes da plantação da vinha estavam entrelaçadas com as raízes de uma antiga plantação de romãs, uma das únicas que restaram após o início do plantio das uvas.
Essa combinação trouxe muita autenticidade para o vinho. O perfume, principalmente, traz a lembrança da fruta, misturada aos sabores intensos e saborosos da vinha.
Características
A Vinha das Romãs tem alguns atributos únicos, como perfume fino e camadas de especiarias. Além disso, tem acidez refrescante e apresenta levemente o álcool, o que a torna uma boa bebida para desfrutar em jantares e ocasiões formais entre amigos, familiares e colegas de trabalho.
As uvas que estão presentes na vinha são a Syrah e Touriga Franca, que transmitem muita estrutura e evidenciam os taninos. Confira as características gerais do rótulo:
- Uvas: Syrah e Touriga Franca
- Denominação: Alentejano (Portugal)
- Vinícola: Monte da Ravasqueira
- Tipo: Tinto
- Teor Alcoólico: 14,00%
- Classificação: Seco
- Passagem por barril: 20 meses
- Tipo de Barril: Carvalho Francês
- Tempo de guarda: 10 anos
- Solo: Argilo-calcários, com influência rochosa de granito e xisto
Prêmios
A Vinha das Romãs é, oficialmente, um dos 100 melhores vinhos do mundo de 2019. Pelo menos, foi o que considerou a Wine Enthusiast, um dos maiores canais de avaliação de vinhos e bebidas. O rótulo ficou com a 40ª posição, em 2015. Ainda pela WE, a bebida ganhou a pontuação de 95.
Veja quais prêmios mais a Vinha das Romãs, da Monte da Ravasqueira, ganhou:
Wine Enthusiast – Cellar Selection
93 pontos
Wine Enthusiast TOP100 de 2015
#40
Wine Enthusiast TOP100 de 2017
#24
Decanter Wine Reviews
95 pontos
Mundus Vini Summer Tasting 2018
Medalha de ouro
Vinícola
A vinícola Monte da Ravasqueira fica em Arraiolos, Portugal. Criada em 1943, por D. Manuel de Mello, passou por muitas transformações tecnológicas durantes as décadas.
Ao longo dos anos, aconteceu desde a plantação das primeiras vinhas (1998), a primeira vindima (2001) e o primeiro vinho lançado (2003) a alteração no perfil dos vinhos (2012), criação de rótulos exclusivos (2016) e um reposicionamento comercial, feito em 2017.
Responsável pela Vinha das Romãs, a vinícola é hoje, um polo da vitivinicultura, enoturismo e inovação tecnológica no plantio de uvas, sendo reconhecida mundialmente pela qualidade nos rótulos.
Harmonização
A possibilidade de harmonização da Vinha das Romãs é bastante rica, passando de carnes vermelhas e brancas a massas e risotos. Conheça mais sobre as combinações de pratos com o vinho:
Carnes
- Costelão
- Costelinha suína com batatas assadas
Massas
- Tagliatelli ao molho de nata e provolone.
Risotos
- Funghi
Queijos
- Provolone
- Tábua de queijos duros e presunto parma
Uma bebida reconhecida internacionalmente, saborosa e com personalidade: um “prato cheio” para qualquer amante de vinhos. E para conferir todas as opções de vinhos da Monte da Ravasqueira disponíveis no divvino.com.br, clique aqui!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!