Home > Cabernet Sauvignon

A Rainha das uvas Tintas

Cabernet Sauvignon é uma cepa de uva originária da França, a história do vinho tinto Cabernet Sauvignon começa no século XVIII em Bordeaux, na França. Essa uva recebeu o título de “rainha das uvas” não foi à toa, a uva Cabernet Sauvignon é a variedade mais cultivada no mundo inteiro, além de se destacar no mercado de vinhos. Sendo esse o vinho tinto queridinho dos apreciadores e iniciantes no mundo dos vinhos. Sua alta adaptabilidade em terroirs diferentes, chamaram a atenção dos produtores, uma vez que as videiras se adequam aos mais variados solos e climas.

Intensa e corpulenta

Rica em taninos a casta pode ter vários perfis dependendo de seus métodos de vinificação, mas principalmente de seu terroir. Em países de clima, predominantemente quente como, Espanha, Itália, Austrália, África do Sul e na Carlifórnia, em Napa Valley, os rótulos possuem taninos macios, mais concentrados e tânicos. Já nas regiões de clima mais frio como o seu berço, a França, além do Chile e norte da Itália, o líquido costuma ser menos corpulento, com notas de frutas vermelhas mais presentes.

As uvas cabernet sauvignon têm maturação tardia. Seus frutos são pequenos, assim como sua polpa, o que colabora na concentração dos sabores. Tem coloração roxo-azulado profundo, casca grossa e, por conta disso, trata-se de uma variedade bastante rica em taninos.

Além disso, a espessura da casca protege os frutos contra intempéries, como chuvas intensas, clima muito seco ou frio. É por esse motivo que a casta se adapta bem em diferentes terroirs ao redor do mundo. Em termos de solo, prefere os pobres e de drenagem lenta, que forçam as raízes a se aprofundarem em busca de nutrientes.

Harmonize

Para harmonizar os vinhos da uva cabernet sauvignon são muito versáteis e conseguem harmonizar com diversos tipos de pratos com uma intensidade gustativa similar.

Uma das combinações mais comuns é com carnes vermelhas grelhadas, especialmente cortes bovinos, como T-bone, tomahawk, contrafilé, costela, cupim e filé-mignon, ou até carnes suínas, de cordeiro ou de caça.

E na hora de harmonizar vinhos da uva cabernet sauvignon com queijos, vale a pena investir em opções de pasta dura, como parmesão, gouda e cheddar inglês. Você também pode combiná-lo com cogumelos Portobello à provençal, ou prepará-los em massas, risotos de cogumelos e sopas.

Para aqueles que preferem massas, preparos ao molho vermelho são boas alternativas. Cabernets também são vinhos-chave para combinar com charcutaria e patês condimentados. Por esse motivo, são excelentes para acompanhar uma tábua de frios!

VINHOS CABERNET PARA VOCÊ APROVEITAR

CONFIRA TAMBÉM OS bLENDS