Sistemas de Pontuação:
Robert Parker - The Wine Advocate:
A publicação “The Wine Advocate” nasceu em 1978, com o nome de The Baltimore-Washington Wine Advocate, quando Robert Parker resolveu que gostaria de falar e avaliar vinhos sob o ponto de vista do consumidor. No ano seguinte, mudou de nome para The Wine Advocate, e seu sucesso e cobertura de regiões produtoras de vinho vieram crescendo desde então.
Hoje, a revista que possui um time de 10 revisores e críticos de vinhos, tem assinantes de mais de 40 países, incluindo do Brasil. A pontuação de vinhos assinada por Robert Parker, utilizada no Wine Advocate, varia entre 50 e 100 pontos, dados para os vinhos na hora da degustação. De acordo com o site do especialista, a divisão é feita da seguinte forma:
● Notas entre 96–100: considerados vinhos extraordinários, profundos e complexos. Apresentam todos os atributos clássicos esperados para essa categoria de bebidas;
● Notas entre 90–95: vinhos excelentes, têm complexidade, caráter excepcional e são considerados bebidas de muita qualidade;
● Notas entre 80–89: vinhos “acima da média”, finos em diversos aspectos, como sabor e aromas. Por mais que não sejam bebidas de destaque, não apresentam nenhuma falha aparente;
● Notas entre 70–79: categoria de vinhos medianos e inócuos;
● Notas entre 60–69: vinhos abaixo da média, apresentam falhas evidentes, como presença alta de acidez e taninos, ausência de sabores e aromas;
● Notas entre 50–59: considerados vinhos inaceitáveis e inapropriados para consumo.
Decanter:
A revista foi fundada em 1975 em Londres, por Colin Parnell e Tony Lord. Hoje, contam com uma equipe de especialistas que cobrem as principais regiões vinicultoras do mundo. O processo de crítica da Decanter acontece com três degustadores experientes, que provam os vinhos individualmente para darem suas notas, mas que depois também as discutem em conjunto. Além disso, separam as bebidas por preço, para que possam avaliar produtos de diferentes padrões, reconhecendo e premiando qualidade e valor.
A pontuação da Decanter é dividida com notas de 70-100, e os guias entregam as notas e comentários individuais do três jurados que analisaram os vinhos pontuados de 95-100. Além das notas individuais e conjuntas, com uma média entre elas, dos vinhos pontuados de 86-94, e um comentário que reúna a opinião dos três degustadores.
Descorchados:
O guia de vinhos Descorchados, organizado e idealizado pelo jornalista chileno, Patricio Tapia, pontua os melhores vinhos brasileiros, chilenos, argentino e uruguaios. A pontuação mínima é de 80 pontos.
Gambero Rosso:
Gambero Rosso é um guia especializado em vinhos italianos. Seu sistema de avaliação é diferente dos demais — são concedidas de 0 a 3 bicchieri (taça, em tradução livre), de acordo com a qualidade da bebida.
Guía Peñin:
O Guía Peñin é uma publicação espanhola que avalia rótulos a partir das primeiras impressões das bebidas no nariz e na boca. As notas variam em uma escala de 50 a 100.
Jancis Robson:
O sistema de pontuação de vinho de Jancis Robinson varia entre 0 e 20 pontos.
James Suckling:
Com seu site e marca lançado em 2010, o crítico e jornalista norte-americano James Suckling começou sua carreira em 1981 como editor assistente na revista Wine Spectator, onde trabalhou por mais de 30 anos. O sistema de pontuação utilizado pela equipe de mais de 20 colaboradores do site, vai de 80 a 100 pontos, similar ao sistema de pontos das escolas dos Estados Unidos. No sistema James Suckling, rótulos com pontuação entre 90 e 95 são considerados excelentes, enquanto aqueles com notas acima de 95 são categorizados, nas palavras do crítico, como “deve-se comprar”.
Tim Atkin:
Com mais de 35 anos de experiência, o crítico e mestre do vinho, Tim Atkin, escreve para publicações como Decanter, Harpers, The World of Fine Wine, e outros, além do seu próprio site, onde publica suas resenhas de rótulos de regiões vinícolas de todo o mundo.
WS - Wine Spectator:
Uma das mais famosas revistas norte-americanas especializada em vinhos, com mais de 35 anos de história. Os editores da WS fazem mais de 15 mil resenhas às cegas por ano. Com classificações entre 90 e 100. Aqueles com notas até 95 são “de destaque”, enquanto os que têm pontuações acima de 95 são denominados “clássicos”.
WE – Wine Entusiastic:
A publicação Wine Enthusiast avalia os vinhos com o sistema de 50 a 100 pontos, além de classificar por faixas de preço, como a lista Best Buys.
Agora que você já conhece as classificações mais famosas desse universo, confira os vinhos pontuados vendidos por Divvino.