O que são vinhos encorpados?
Um rótulo encorpado nada mais é do que uma bebida cujas junções de alguns fatores, como teor alcoólico, tanino e adstringência, resultam em um vinho mais “pesado” ao paladar, por assim dizer.
Recomendado para você: Entenda o que são taninos no vinho
Para ficar ainda mais didático, imagine-se tomando um copo d’água e, na sequência, um suco de manga. Enquanto a água é límpida e pode ser consumida com facilidade aos goles, o suco provoca essa sensação de preenchimento na boca, pois é mais denso.
O mesmo vale para quando experimentamos uma pilsen, um tipo de cerveja mais leve, e uma weiss, que, por conta da forte presença do trigo, tende a ser mais sólida. Assim é com um vinho encorpado!
Diferença entre vinho leve e vinho encorpado
A facilidade de beber é uma das principais diferenças entre vinhos leves e vinhos intensos, encorpados. Um exemplar de corpo leve pode agradar paladares diferentes, especialmente iniciantes na degustação da bebida. Sendo assim, pode-se ir da primeira para a segunda taça em um piscar de olhos. Diferentemente dos rótulos encorpados, que geram um “peso” na boca.
Por ser potente, ele tem uma concentração de compostos e sabores que permanecem por mais tempo na boca. O teor alcoólico também é maior, a coloração é intensa, por conta da intensidade de açúcar na uva. E a presença de taninos é acentuada.
As uvas utilizadas em vinhos leves, por outro lado, costumam apresentar pouco açúcar residual, o que resulta em um baixo índice alcoólico, mais acidez e poucos ou nenhum tanino.